Jurandir Malerba autografa obra na feira

A obra Lições de história: o caminho da ciência no longo século XIX ganhou autógrafos por seu autor, professor Jurandir Malerba, da PUCRS, neste domingo, 14, na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre. Distribuído pela editora EDIPUCRS, o livro é parte do conjunto Coleções de Histórias - uma compilação composta por 15 capítulos organizados pelo próprio escritor.

Com bom humor, Malerba mostrou ter uma relação próxima com os holofotes de quem se torna destaque. Posou para fotografias, conversou com os leitores, estava disposto a atender todos ao seu redor. Falou sobre o seu projeto conceitual que trabalha, sobretudo concepções de história. Tem como principal linha de tempo, o século XIX, esse é período em que a história se legitimou como uma ciência propriamente dita, garantindo sua credibilidade. Os personagens citados são grandes mestres que deixaram legado fundamental para o pensamento moderno.

Para Malerba, um dos objetivos da publicação é fazer com que o grande público atinja uma formação humanística. Outro ponto importante, salientado por ele, se refere aos critérios para escolha dos demais autores que participaram desta obra. “Os autores aqui coligidos são expressivos da trajetória da historiografia ocidental naquele longo século XIX, que reverbera nas primeiras décadas do século XX. Nosso intento foi reunir peças importantes do pensamento deste período", afirma.

O professor nasceu em Bela Vista do Paraíso, São Paulo, em 1964. É historiador e ensaísta. Bacharel em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestre pela Universidade Federal Fluminense e doutor pela Universidade de São Paulo. Malerba foi docente na Universidade Estadual de Maringá, Universidade Federal da Paraíba e UNESP, além de ter sido professor visitante na Universidade de Oxford.

Também participam da Coleções de História, os autores François Dosse, Daniela Kern, Lilia Moritz Schwarcz, Teresa Malatian, Julio Bentivoglio, Leandro Konder, Sérgio Campos Gonçalves, Marcos Antônio Lopes, Temístocles Cezar, Tereza Cristina Kirschner, Helenice Rodrigues da Silva, Raimundo Barroso Cordeiro Jr. José Carlos Reis e Sérgio da Mata.

Texto produzido por Luiz Gustavo Silveira, aluno da disciplina de Assessoria de Imprensa/Curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (Famecos)