E-BOOKS
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
Os discursos significantes do Midicom  Lançamento
Roberto Ramos
EDIPUCRS - 2014 ISBN: 978-85-397-0429-3

Acessar o livro

Redes Sociais Móveis: o fator da mobilidade nas redes sociais e tecnologias de comunicação  Lançamento
Sandra Mara Garcia Henriques
EDIPUCRS - 2013 ISBN: 978-85-397-0367-8

Acessar o livro






O que é o formato ePub?
Os arquivos em ePub são projetados para que o seu conteúdo seja fluido, o que significa que a tela de texto se adapta de acordo com o dispositivo usado para leitura.

Como eu leio arquivos em ePub?

I Econtro de Ubiquidade Tecnológica  Lançamento
Jandré Corrêa Batista e Sandra Mara Garcia Henriques (organizadores)
EDIPUCRS - 2013 ISBN: 978-85-397-0369-2

Acessar o livro






O que é o formato ePub?
Os arquivos em ePub são projetados para que o seu conteúdo seja fluido, o que significa que a tela de texto se adapta de acordo com o dispositivo usado para leitura.

Como eu leio arquivos em ePub?

Comunicação e Sociedade Tecnológica  Lançamento
Lúcia Loner Coutinho e Sandra Mara Garcia Henriques (organizadoras)
EDIPUCRS - 2013 ISBN: 978-85-397-0368-5

Acessar o livro






O que é o formato ePub?
Os arquivos em ePub são projetados para que o seu conteúdo seja fluido, o que significa que a tela de texto se adapta de acordo com o dispositivo usado para leitura.

Como eu leio arquivos em ePub?

Coleção Integridade na Pesquisa em Foco  Lançamento
EDIPUCRS - 2013 ISBN: aguardando

Acessar o livro

Por que o Pe. Landell de Moura foi Inovador: Conhecimento, fé e ciência. Luciano Klöckner e Manolo Silveiro Cachafeiro (Organizadores)
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0226-8

Acessar o livro

A gramática da frase em português: algumas reflexões para a formalização da estrutura frasal em português Gabriel de Ávila Othero
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-854-8

Neste livro é apresentado um estudo sobre a estrutura sintática da frase do português brasileiro em sua ordem canônica, Sujeito-Verbo-Objeto, formulando regras gramaticais para a descrição da sentença e dos agrupamentos que a formam. São propostas regras gramaticais que descrevem adequadamente a estrutura sintática da frase em PB e que são passíveis de implementação para a formalização de uma gramática do português em ambiente computacional.

Acessar o livro

A Limitação dos efeitos temporais da declaração de inconstitucionalidade no Brasil: uma análise da influência dos modelos norte-americano, austríaco e alemão Aline Lima de Oliveira
EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-802-9

A possibilidade de limitação dos efeitos da declaração de inconstitucionalidade, no Brasil, vem tomando o lugar da nulidade absoluta da lei inconstitucional. Se por um lado a supremacia da Constituição fundamenta a declaração de efeitos retroativos, por outro, razões de segurança jurídica e excepcional interesse social justificam uma restrição desses efeitos, tendo em vista que a declaração de nulidade da lei inconstitucional poderá, em determinadas situações, distanciar-se ainda mais da vontade da Constituição.
O presente trabalho tem por objetivo analisar a influência dos modelos norte-americano, austríaco e alemão de controle de constitucionalidade no Brasil quanto aos efeitos temporais da declaração de inconstitucionalidade, de forma que se possa entender, com base na evolução do sistema constitucional brasileiro, a origem e o sentido da norma prevista no art. 27 da Lei nº 9.868/99 e no art. 11 da Lei nº 9.882/99, por meio da qual se introduziu no Brasil a flexibilização dos efeitos ex tunc da declaração de inconstitucionalidade.

Acessar o livro

Anais do IX Seminário Internacional de História da Literatura Maria Eunice Moreira (org.)
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0198-8

Acessar o livro

A Noiva do Espírito: Natureza em Hegel Konrad Utz, Marly Carvalho Soares (Orgs.)
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-397-0061-5

Acessar o livro

A Violência na Sociedade Contemporânea Maria da Graça Blaya Almeida (Org.)
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-397-0030-1

Acessar o livro

Análise global de processos jornalísticos: uma proposta metodológica Aline Strelow
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-7430-987-3

Acessar o livro

Aprender e Ensinar: diferentes olhares e práticas Maria Beatriz Jacques Ramos e Elaine Turk Faria
EDIPUCRS - 2011 ISBN 978-85-397-0076-9

Acessar o livro

Autonomia e educação em Immanuel Kant e Paulo Freire Vicente Zatti
EDIPUCRS - 2007 ISBN 978-85-7430-656-8

O conceito iluminista de autonomia, que adquire centralidade em Kant, foi essencial para o desenvolvimento da sociedade e da educação desde a modernidade. Kant propôs uma educação a partir da metafísica da subjetividade como uma ética aplicada, formulou tal sentido por meio de uma fundamentação filosófica racionalizada de autodeterminação e autonomia. Para ele, o homem guiado pela sua razão universal, agindo por dever, segundo o imperativo categórico, é auto-responsável e autônomo, enquanto o homem sensível que recebe influências externas à razão, é o homem em condição de heteronomia. Em Paulo Freire a autonomia ganha um sentido sócio-político-pedagógico, cabe à educação formar o homem consciente e crítico, capaz de transformar as estruturas opressoras e alienantes, capaz de transformar as condições concretas de heteronomia. Essa obra tematiza, a partir de Kant e Freire, aspectos de uma educação que vise superar as heteronomias do nosso tempo e formar para a autonomia. Para tal, analisamos a concepção de autonomia de cada autor, as heteronomias contra as quais se voltam, as confluências e dissonâncias entre ambos os autores, bem como, as heranças kantianas indiretas presentes em Freire. Em oposição às correntes tecnicistas, abordamos a educação como formação da totalidade do humano, por isso também analisamos os aspectos políticos, éticos e estéticos envolvidos na proposta de educação para a autonomia dos autores. Ao tratarmos da formação estética abordamos Schiller, que é um continuador da obra de Kant e que, juntamente com Freire, mostra-nos a importância de, ao falarmos de autonomia, não pensarmos ética e estética como opostas.

Acessar o livro em PDF

Acessar o livro em HTML

Balzac e o sono dos patifes Ricardo Luiz de Souza
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-7292-264-7

A ces sa r o livro

< /di v>
5º Congres so Brasileiro de Extensão Universitária Sandra de Deus (Coordenadora Geral do 5º CEBEU)

EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0173-5

Acessar o livro

Ciência e Exper iência: um ensaio sobre a Feno menol ogia do espírito de Hegel Alexandre de Moura Barbosa< /span >
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-7430- 970-5

Acessar o livro

Comentários ao Projeto de Lei N. 8.046/2010: proposta de um novo código de processo civil Elaine Har zheim Macedo (Organizadora)
EDIPUCRS - 2013 ISBN 978-85-397-0300-5

Aces sar o livro

Comunicação e gênero: a aventura da pesquisa Ana Carolina D. Esc os tegu y ( Org.)
EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-771-8

A cess ar o livro

Comunicação midiática: matizes, representações e reconfigurações Dafne Pedroso, Lúcia Coutinho, Vilso Junior Santi (Orgs.)
EDIPUCRS - 2011 ISBN 978-85-397-0074-5

Acessar o livro

Conceito e história do Jornalismo brasileiro na “Revista de Comunicação” Antonio Hohlfeldt e Rafael Rosinato Valles
COLEÇÃO NUPECC – VOLUME 2 EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-746-6

   Antonio fala sobre as obras

Trata-se de uma obra que, analisando uma publicação específica encartada na "R evista de Comunicação", "História da Comunicação no Brasil", faz uma análise detalhada de alguns dos pr incipais veículos de imprensa brasileira, aos quais se somam algumas empresas de televisão e dois ou três artigos a respeito da própria evolução do jornalismo brasileiro propriamente dito. No caso do livro ora apresentado, os autores procuram ir mais longe: depois de contextualizar o surgimento da reflexão teórica sobre a comunicação e o jornalismo em nosso país, busca-se reunir, numa única publicação, alguns dados sobre as diferentes fases do jornalismo no Brasil, discutir os conceitos de "comunicação" e de "jornalismo", tais como trabalhados pela revista e, enfim, apresentar e discutir os dados trazidos pela mesma.
Com isso, a obra, mais do que uma análise, é também uma revisão crítica de praticamente todo o campo do jornalismo brasileiro, seu desenvolvimento e o dos estudos sobre ele, até o fim do século XX (tendo em conta que a revista encerrou suas atividades em 1998).

Acessar o livro

Condições de vida e de saúde dos idosos de Manaus e Porto Alegre Maria Heloisa Fialho Cauduro, Adroaldo Cauduro, Antônio Carlos Araújo de Souza, Ângelo José Gonçalves Bós, Newton Luiz Terra
EDIPUCRS - 2011 ISBN 978-85-397-0128-5

Acessar o livro

Condições de vida e de saúde dos idosos de Manaus e Porto Alegre Maria Heloisa Fialho Cauduro, Adroaldo Cauduro, Antônio Carlos Araújo de Souza, Ângelo José Gonçalves Bós, Newton Luiz Terra
EDIPUCRS - 2011 ISBN 978-85-397-0128-5

Acessar o livro

Criatividade, Interface, Linguagem e Cultura Científica Jorge Campos da Costa
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0272-5

Acessar o livro

Direito penal e política criminal no terceiro milênio: perspectivas e tendências Fabio Roberto D’Avila (Org.)
Atas do Congresso Internacional – Direito Penal e Política Criminal no Terceiro Milênio Humboldt-Kolleg in Strafrecht
VIII Congresso Transdisciplinar de Estudos Criminais, 8 e 9 de junho de 2009.
EDIPUCRS - 2011 ISBN 978-85-397-0099-8

Acessar o livro

Direitos humanos e globalização: fundamentos e possibilidades desde a teoria crítica David Sánchez Rúbio, Joaquín Herrera Flores, Salo de Carvalho (Orgs.)
Anuário Ibero-americano de Direitos Humanos (2003/2004) EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-7430-946-0

Acessar o livro

Discursos da nação: historicidade e identidade nacional no Brasil de fins do século XIX Carlos Henrique Armani
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-397-0027-1

Acessar o livro

Dois pioneiros da Comunicação no Rio Grande do Sul: Oswaldo Goidanich e Roberto Eduardo Xavier Antonio Hohlfeldt e Rafael Rosinato Valles
COLEÇÃO NUPECC – VOLUME 2 EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-754-1

   Antonio fala sobre as obras

Esse livro apresenta uma síntese da vida e da obra de dois pioneiros da área da Comunicação Social no Rio Grande do Sul: Oswaldo Goidanich e Roberto Eduardo Xavier. Ambos foram jornalistas, ambos participaram da organização das atividades de Turismo no Rio Grande do Sul e contribuíram fortemente para o campo da Comunicação Social no Estado.
A partir do material que constitui o acervo desses dois profissionais, doado pelas respectivas famílias ao NUPECC da Famecos, após identificado, catalogado e fichado, buscou-se construir uma narração primária de suas atividades e contribuições.
Este volume constitui o primeiro livro de uma série que se pretende editar na forma de e-book, dando conta do material que vem sendo arquivado no NUPECC, ao mesmo tempo em que permite divulgar e tornar acessível o material a respeito de profissionais, publicações e práticas da Comunicação Social, em especial do jornalismo.

Acessar o livro

E o rádio?: novos horizontes midiáticos Luiz Artur Ferraretto e Luciano Klöckner (Orgs.)
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-7430-959-0

Acessar o livro

 
Educação e ética: em busca de uma aproximação Jorge Renato Johann
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-858-6

O estudo que aqui é apresentado trata de educação e ética. O enfoque a partir do qual o tema será abordado é a busca de uma aproximação entre ambas. O ponto de partida é o pressuposto de que a realidade que constitui o contexto educacional reflete uma sociedade em crise de valores. Daí surge a questão central desta reflexão que tem como objetivo rastrear caminhos de aproximação entre a educação e a ética. O trabalho parte de uma conceituação básica que permita embasar a busca desta aproximação. Como fio condutor para dar seqüência ao trabalho, foram tomadas as idéias da filósofa alemã Hannah Arendt a respeito da condição humana. Para corroborar e reforçar a tese de que educação e ética haverão de se imbricar para que um processo educativo se plenifique, foram agregados, num plano menor, os pensamentos de outros autores que, cada um à sua maneira, apresentam caminhos que orientam a busca desta aproximação. Entre eles, destacam-se Paulo Freire, Paul Ricoeur, Emmanuel Levinas, Isabel Baptista, Francis Imbert, Fernando Bárcena e Joan-Carles Mèlich. O estudo se constitui numa hermenêutica reflexiva das experiências vividas por um educador que atua há trinta e cinco anos em sala de aula e das idéias dos autores que serviram para a fundamentação teórica da busca proposta. A conclusão aponta para a utopia de uma educação impregnada de ética como condição para que seus objetivos possam ser alcançados.

Acessar o livro

Ensino da leitura nos anos iniciais: navegando pela lingüística Vera Wannmacher Pereira (Org.)
EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-801-2

Livro científico-didático-acadêmico dirigido para estudantes, pesquisadores e professores sobre o ensino da leitura nos anos iniciais, tendo como apoio teórico os estudantes da linguagem. O livro é constituído de um texto teórico com respectiva bibliografia, de exemplificações, de encaminhamentos de ação integrada dos leitores com seus colegas e seus alunos, no caso dos professores, e de propostas de atividades que, além de ilustrar a teoria sobre o processamento e compreensão da leitura em ambiente virtual, através da realização da leitura no desktop, deve permitir, de forma interativa, a realização de exercícios práticos.

Acessar o livro

Ensino da leitura: orientações e sugestões para trabalho com textos de curiosidades científicas Vera Wannmacher Pereira (Org.)
EDIPUCRS - 2011 ISBN 978-85-397-0086-8

Acessar o livro

Espanha: Política e Cultura Janete Abrão (Org.)
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-7430-998-9

Acessar o livro

Estratégias de Compreensão: A-Book para alunos finais do ensino fundamental Vera Wannmacher Pereira (Org.)
EDIPUCRS - 2013 ISBN 978-85-397-0292-3

Acessar o livro

Estratégias de Compreensão: E-Book para alunos finais do ensino fundamental Vera Wannmacher Pereira (Org.)
EDIPUCRS - 2013 ISBN 978-85-397-0292-3

Acessar o livro

Estudos sobre leitura: psicolinguística e interfaces Vera Wannmacher Pereira, Ronei Guaresi (Orgs.)
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0133-9

Acessar o livro

Euclides da Cunha, intérprete do Brasil: O diário de um povo esquecido Maria Regina Barcelos Bettiol, Antonio Hohlfeldt (Orgs.)
EDIPUCRS - 2011 ISBN 978-85-397-0129-2

Acessar o livro

Fenômeno: uma teia complexa de relações Julieta Beatriz Ramos Desaulniers (Org.)
EDIPUCRS - 2000 ISBN 978-85-7430-659-9

Acessar o livro

Fotografia, história e Cultura Visual Charles Monteiro (Org.)
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0154-4

Acessar o livro

Frederico Augusto Ritter: de cervejeiro a doceiro Ana Cristina Pires Beiser
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-918-7

Acessar o livro

Gestão estratégica de competências: a “mão visível” na formação do cidadão Julieta Beatriz Ramos Desaulniers
EDIPUCRS - 2007 ISBN 978-85-7430-681-0

Esta obra é resultado de estudos e investigações que venho desenvolvendo há quase duas décadas, em que exponho fundamentos, características e modalidades de gestão voltada à formação de competências e respectivos meios de monitoramento e avaliação. Procuro demonstrar que é um processo que se constrói através de práticas realizadas pelo conjunto de agentes que atua em uma organização, cujo resultado está diretamente associado ao tipo de estratégia proposto pela gestão para orientar as relações entre tais agentes, pois são as múltiplas competências dos agentes devidamente utilizadas no processo de produção da organização que amplia sua sustentabilidade, no decorrer do tempo.
O aprofundamento dessas questões teve seu ápice com o desenvolvimento do Projeto Integrado Gestão Estratégica de Competências (PIGEC) - desenvolvido no âmbito do Plano Sul - CNPq/FAPERGS, com apoio da PUCRS, no período de 2001 a 2003 -, que esteve sob a minha coordenação. Nessa abordagem, formação é mediada por uma gestão como obra da mão visível, assim como na economia, a mão visível do gestor substitui a mão invisível do mercado. Gerenciar é, pois, "conceber, conduzir e controlar um processo de decisões que designa atores e respectivos papéis, assumindo um lugar de destaque na questão da performance" de organizações (GALAMBAUD, 1998, p. IX).
Movida por uma preocupação de utilidade, organizei este livro apresentando resultados que se traduzem em produtos finais transferíveis reforçando assim a sua pertinência. A sua publicação através de meio eletrônico amplia de forma considerável a disseminação de tais saberes. Espera-se, assim, contribuir para mudar a "nossa relação com o conhecimento e abrir possibilidades democráticas", capazes de fortalecer a inteligência coletiva - "a arte de suscitar coletivos inteligentes e valorizar ao máximo a diversidade das qualidades humanas [...]" (LÉVY, 1998, p. 16 e 32).

Acessar o livro em PDF

Acessar o livro em HTML

Graduações a Distância e o Desafio da Qualidade Carla Netto, Lucia Giraffa e Elaine Faria
EDIPUCRS - 201o ISBN 978-85-397-0013-4

Acessar o livro

História das Relações Públicas: fragmentos da memória de uma área Cláudia Peixoto de Moura (Org.)
EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-749-7

Essa obra é o resultado dos encontros do Grupo Temático História das Relações Públicas, da Rede de Pesquisadores de Memória da Imprensa e Construção da História da Mídia no Brasil - Rede Alfredo de Carvalho - REDE ALCAR ocorridos de 2004 a 2008. Os textos são resultados de Comunicações Científicas realizadas através de artigos escritos por docentes, pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Também há memória s de experiências ou depoimentos de especialistas, em textos produzidos pelos profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas da história da mídia ou das respectivas profissões.
A coletânea reúne material relevante a respeito da história da área, com os títulos dos trabalhos organizados em capítulos conforme o enfoque dos textos.

Acessar o livro

Horizontes identitários: a construção da narrativa nacional brasileira pela historiografia do século XIX Salah H. Khaled Jr.
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-7430-979-8

Acessar o livro

Igualdade nas Diferenças: Os Significados do "Ser Diferente" e suas Repercussões na Sociedade Soraya Bragança e Marcelo Parker (Orgs.)
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-911-8

Acessar o livro

Itinerários de l eitura para as séries iniciais – base de conhecimentos Vera Teixeira de Aguiar (Coord.), Renata Cavalcanti Eichenberg, Laiza Karine Gonçalves
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-7430-941-5

Acessar o livro

Justiça de Transição no Brasil: violência. justiça e segurança. José Carlos Moreira da Silva Filho (Org.)
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0225-1

Acessar o livro

Leitura e Cognição: teoria e prática nos anos finais do ensino fundamental Vera Wannmacher Pereira (Org.)
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-915-6

Acessar o livro

Leitura e Cognição: teoria e prática nos anos finais do ensino fundamental (Mapa Conceitual) Vera Wannmacher Pereira (Org.)
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-916-3

Acessar o livro

Ler e brincar: atividades de leitura literária através da sonoridade na poesia Vera Teixeira de Aguiar (Coord.)
EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-755-8

As atividades do livro eletrônico "Ler e brincar: atividades de leitura literária através da sonoridade na poesia" foram fundadas na concepção de arte de Roman Ingarden e na descrição das estruturas da mente do psicólogo cognitivista Howard Gardner. Assim, desenvolve-se sobre um modelo de abordagem do texto poético que contempla a estrutura da obra literária e a inteligência lingüística. Os estratos do texto possuem correspondência com os níveis de linguagem de que se vale o poeta como expressão maior dessa inteligência. O livro tira partido do fato de que, na leitura do texto literário mediado pelo computador, o leitor aciona essa interação, porque a tecnologia possibilita, através do hipertexto, a concretização dos sentidos na linguagem virtual.
No livro, o poema "A Boneca", de Olavo Bilac, é explorado através do som. As atividades propõem que seus usuários justaponham suas leituras do poema a diversas formas sonoras (diferentes ritmos e gêneros de música). Dessa forma, o jogo permite que os usuários tomem consciência dos significados e das qualidades do poema que permitem esses significados.

Acessar o livro

Ler e brincar: atividades de leitura literária com jogos de construção narrativa Vera Teixeira de Aguiar (Coord.)
EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-756-5

"Ler e brincar: atividades de leitura literária com jogos de construção narrativa" desenvolve-se através da metalinguagem, uma vez que conta uma história cujo tema é a arte de tecer histórias. Os exercícios enfatizam os elementos essenciais da narrativa - tempo, espaço, personagem -, bem como sua própria estrutura, de modo a permitir que a criança, após internalizar esse conteúdo, seja estimulada a criar suas histórias.
Em "Ler e brincar: atividades de leitura literária com jogos de construção narrativa", a narrativa é apresentada em forma de hipertexto, ou seja, com o objetivo de ser percebida de forma não linear pelo leitor. No livro em que foram baseadas as atividades, o narrador conta a história de Tecelina, que tece sua vida através de um emaranhado criado a partir da vida de seus parentes e amigos. Valendo-se dessa metáfora, o jogo permite que o leitor percorra um caminho diferente a cada leitura. Além da navegação por essa história, ainda são apresentadas atividades que trabalham conceitos fundamentais da narrativa, como o tempo, o espaço e a construção das ações das personagens e suas ações.

Acessar o livro

Ler e brincar: atividades leitoras diante do livro literário Vera Teixeira de Aguiar (Coord.)
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-7430-940-8

Acessar o livro

Liberdade e compromisso: “O Tempo e o Vento” de Erico Verissimo: uma interpretação filosófica Ademar Agostinho Sauthier
EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-753-4

O livro propicia, página por página, o agradável exercício do autoconhecimento e do modo de viver a liberdade. Analisando a liberdade, esquadrinha o próprio ser humano. A liberdade é examinada na sua sensação, na sua raiz, no seu fundamento, nos seus limites, nos seus conflitos, nas suas formas, nos seus medos, nas suas fugas, nos seus atos, no seu discernimento, nas suas dúvidas, nas suas angústias, nas suas decisões, nos seus frutos, nas suas relações, nas suas dores e nos seus valores.
A liberdade é percebida no íntimo da consciência e exerce a sua inegável influência na família e na sociedade. O livro esclarece que diversos momentos da história do Rio Grande do Sul e do Brasil se tornam ocasião de debate na busca das melhores atitudes para realizar o bem comum. Chega a apresentar, conforme o pensamento de Erico Verissimo, quais são os critérios para uma adequada ação social:
- agir sem esperar soluções extraterrenas;
- valorizar o passado sem se fixar no tempo;
- defender a liberdade;
- servir ao bem comum;
- respeitar e promover a dignidade da pessoa.
Nas considerações finais a liberdade transparece como a alegria de quem na vida cumpriu a sua missão.

Acessar o livro

Linguagem e Cognição: Relações Interdisciplinares Jorge Campos da Costa e Vera Wannmacher Pereira (Orgs.)
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-880-7

Neste livro, o tema “linguagem e cognição” é desenvolvido em perspectiva interdisciplinar, no que se refere aos conteúdos, aos campos de estudo da linguagem e aos modelos teóricos e metodológicos que constituem e fazem o avanço da Linguística. Cada artigo tem seu próprio recorte, construído no caminho investigativo do autor, e, em seu conjunto, os textos se entrelaçam, se amarram e se expandem interdisciplinarmente. Nesse entendimento, a publicação oferece resultados de estudos, pesquisas e reflexões sobre a linguagem, considerando o funcionamento do cérebro/mente, a consciência humana e o processamento cognitivo.
Os diversos campos da linguagem são focalizados, especialmente a leitura e a escrita, em seus aspectos semânticopragmáticos e morfossintáticos. Assim constituída a publicação, a Psicolinguística e a Pragmática, em recortes diferentes e conexões oportunas, fazem a iluminação teórica e propõem, com as neurociências, um feixe teórico-metodológico, para estudo das relações entre linguagem e cognição, assentado nos movimentos científicos da contemporaneidade.

Acessar o livro

Linguagens Especializadas em Corpora: modos de dizer e interfaces de pesquisa Cristina Lopes Perna, Heloísa Koch Delgado, Maria José Finatto (Orgs.)
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-397-0024-0

Acessar a apresentação

Acessar o livro

 
Literaturas Americanas Cícero Galeno Lopes
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0028-8

Acessar o livro

Memórias da Comunicação: encontros da ALCAR RS Cláudia Peixoto de Moura, Maria Berenice da Costa Machado (Orgs.)
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-7430-953-8

A publicação Memórias da Comunicação: Encontros da ALCAR RS tem como finalidade divulgar a produção acadêmica dos pesquisadores do Núcleo Gaúcho de História da Mídia - ALCAR RS, que desenvolvem pesquisas interdisciplinares no Estado, focadas na relação entre Comunicação, História e áreas afins. O e-book apresenta os resumos de estudos concluídos e em andamento, que foram selecionados em 2007 e 2008, respectivamente, no 1º e 2º Encontros do Núcleo Gaúcho de História da Mídia.

Acessar o livro

Memórias da Comunicação: encontros da ALCAR RS - VOLUME 2 Cláudia Peixoto de Moura, Maria Berenice da Costa Machado (Orgs.)
EDIPUCRS - 2011 ISBN 978-85-397-0079-0

O segundo volume da publicação Memórias da Comunicação: Encontros da ALCAR RS divulga a produção acadêmica dos pesquisadores do Núcleo Gaúcho de História da Mídia - ALCAR RS, que desenvolvem investigações interdisciplinares no Estado, focadas na relação entre Comunicação, História e áreas afins. O e-book apresenta os resumos expandidos de estudos concluídos e em andamento que foram selecionados para o 3º Encontro do Núcleo Gaúcho de História da Mídia, ocorrido em 2010.

Acessar o livro

Memórias da Comunicação: práticas persuasivas e institucionais - VOLUME 3 Cláudia Peixoto de Moura, Maria Berenice da Costa Machado (Orgs.)
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0262-6

Acessar o livro

Mídia Sonora em 4 dimensões : 1ª Ouvintes e Falantes, 2ª Memória Política, 3ª Programas de Rádio, 4ª Tecnologia e Futuro Luciano Klöckner, Nair Prata (Orgs.)
O Brasil e os outros: o poder das ideias Elizabeth Cancelli
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0105-6

Acessar o livro

O Duque de Caxias dia a dia Luiz Ernani Caminha Giorgis
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0211-4

Acessar o livro

O Egito Antigo Arnoldo Walter Doberstein
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-397-0021-9

Acessar o livro

O Enigma das Atitudes Proposicionais: Significados Estruturados x Sentencialismo Ana Maria Tramunt Ibaños
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-874-6

Do início do século 20 para cá, especialmente nos últimos 60 anos, o problema das Atitudes Proposicionais (AP) tem merecido a atenção de um sem-número de lógicos, filósofos e linguistas que, expandindo as ideias de Frege e Russell, ou tentando implodi-las, buscam resolvê-lo em toda a sua extensão. Carnap, Church, Quine, entre outros tantos ilustres decifradores de paradoxos, representam uma sequência de especulações especializadas sobre o assunto, que caracterizam um percurso notável de insights e argumentos sofisticados no acirrado debate sobre as AP. Mais recentemente, Cresswell (1985), com sua teoria dos significados estruturados, e Richard (1990), com seu modelo sentencialista, ilustram um combate bastante expressivo sobre as AP à medida que incorporam não só o espírito do confronto clássico frege-russelliano bem como um século de argumentação tortuosa desenvolvida pelos seus herdeiros, discípulos ou opositores.
É exatamente dentro desse contexto que se situa o presente trabalho. O tema é o das Atitudes Proposicionais, os problemas formulados são os construídos pelo longo do percurso teórico-histórico da referida argumentação, e o ponto específico é a descrição e a avaliação do debate entre as duas mencionadas teorias contemporâneas que concorrem.

Acessar o livro

O movimento ambientalista como fonte material do Direito Ambiental Laura Romeu Behrends
EDIPUCRS - 2011 ISBN 978-85-397-0117-9

Acessar o livro

O problema da unidade da razão em Kant: Uma Reconstrução Sistemática a partir de Três Momentos do Desenvolvimento do Período Crítico Adriano Perin
EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-715-2

Acessar o livro

Papel e película queimam depressa: como o cinema e o jornalismo impresso tentam escapar da fogueira midiáticado novo século ABeatriz Dornelles e Carlos Gerbase (Organizadores)
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0143-8

Acessar o livro

Pedro Geraldo Escosteguy: a poética que ultrapassa fronteiras Soraya Patrícia Rossi Bragança
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-925-5

Acessar o livro

Pesquisa em Letras Vera Teixeira de Aguiar, Vera Wannmacher Pereira (Orgs.)
EDIPUCRS - 2007 ISBN 978-85-7430-692-6

Este livro eletrônico resulta do Projeto "Processamento Cognitivo da Leitura de Livro Eletrônico" realizado no Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem - CELIN, integrando três segmentos da PUCRS - Faculdade de Letras, Faculdade de Informática e EDIPUCRS. O livro tem como objetivo subsidiar pesquisadores e estudantes no que se refere ao que é e como se faz a pesquisa em Letras, utilizando, para isso, um suporte eletrônico investigado. É constituído de 13 artigos produzidos por doutores e doutorandos da área de Letras, sendo um de natureza introdutória, seis voltados para a investigação em Lingüística Aplicada e sete direcionados para a pesquisa em Teoria da Literatura. Cada um dos textos está vinculado a uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Letras da FALE, o que garante abrangência na seleção dos tópicos desenvolvidos e amplitude no atendimento de interesses. Assim configurado, este livro tem forte potencial produtivo para os que desejam conhecer em que consiste cada linha de pesquisa e as pesquisas já desenvolvidas.

Acessar o livro em PDF

Acessar o livro em HTML

Acessar o livro em HTML (outra versão)

Planeta água morrendo de sede: uma visão analítica na metodologia do uso e abuso dos Recursos Hídricos Célia Jurema Aito Victorino
EDIPUCRS - 2007 ISBN 978-85-7430-661-2

Através da apresentação de um panorama mundial abrangendo um enfoque histórico sobre a qualidade, a disponibilidade e o uso das águas no Planeta, a autora alerta para as desigualdades sociais no uso das águas, principalmente as desigualdades na qualidade e na quantidade da disponibilização do recurso. A tomada de consciência com reflexos no comportamento individual e coletivo, portanto na criação de hábitos, é condição sine qua non para reverter tendências e desencadear processos de resgate da qualidade do ambiente, por extensão de vida, resgatando a esperança d e um futuro do qual o fantasma da falta de água e da sua degradação não façam parte.
E m Planeta Água Morrendo de Sede - uma visão analítica na metodologia do uso e abuso dos Recursos Hídricos, a autora apresenta de forma bastante didática os esforços que têm sido executados para reverter o quadro de escassez e degradação que se avizinham.

CLAUDIO DILDA

Acessar o livro em PDF

Acessar o livro em HTML

Português do sul do Brasil: variação fonológica Leda Bisol e Gisela Collischonn (Orgs.)
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-888-3

Acessar o livro

Proceedings of the 13th Annual Convention: One English - many approaches, needs and realities Vera Müller & Vivian Magalhães (Orgs.)
EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-785-5

The Proceedings of the 13th Convention, held by the Associação de Professores de Inglês do Rio Grande do Sul - APIRS - in 2007, aim to give teachers and learners of Languages an opportunity to learn what our ELT community is working on. As the title of the Convention itself reads, students have a variety of needs to learn English, depending on their interests and realities. To cater to these needs, teachers and materials designers constantly look for new ap proaches.
The Proceedings do not include all the top ics presented in the Convention; however, there is plenty of interesting reading for those looking for new insights and new ideas.
The mission of APIRS is to contribute to the professional development of English teachers; the publication of the Proceedings is certainly one more step towards the fulfillment of our mission.

Acessar o livro

Proceedings of the 14th Annual Convention: Teaching today, touching tomorrow Vera Müller & Vivian Magalhães (Orgs.)
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-879-1

Este trabalho reúne dez artigos referentes a trabalhos apresentados na 14ª Convenção da Associação dos Professores do Rio Grande do Sul (APIRS), realizada na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) nos dias 18, 19 e 20 de julho de 2008. O objetivo dos autores com esta publicação foi o de compartilhar com os demais professores o resultado de suas pesquisas, reflexões e práticas na área do ensino de inglês como língua estrangeira.

Acessar o livro

Psycholinguistics: Scientific and technological challenges Leonor Scliar-Cabral (ed.)
EDIPUCRS - 2010 ISSN 2177-8825

This book contains selected papers presented during the 8th International ISAPL Congress, the first one realized in South America, which was hosted by the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS), located in Porto Alegre. The topic of the 8th International ISAPL Congress was "Psycholinguistics: scientific and technological challenges". Key-note addresses include the contributions of Tatiana Slama-Cazacu and Leonor Scliar-Cabral. Plenary presentations include the contributions of Lise Menn, of José Morais and of Giuseppe Mininni.

Acessar o livro

PUCRS nos XX Jogos Florais de Porto Alegre: Concurso de Trovas Literárias 2009 Flávio Roberto Stefani (Org.)
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-908-8

Acessar o livro

Quando os Chineses olham o Brasil Valéria Pinheiro Raymundo (Coordenação Geral)
EDIPUCRS - 2011 ISBN 978-85-397-0091-2

Acessar o livro

Sentido e Alteridade: Dez ensaios sobre o pensamento de Emmanuel Levinas Ricardo Timm de Souza
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-890-6

Neste livro, o Prof. Ricardo Timm de Souza, PUCRS, apresenta um conjunto de dez ensaios sobre o pensamento de E. Levinas, que oscilam entre a interpretação de sua obra e a inspiração a partir dela.

Acessar o livro

Serviço Social, Residência Multiprofissional e Pós-Graduação: a excelência na formação do assistente social Maria Isabel Barros Bellini, Thaísa Teixeira Closs (Orgs.)
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0192-6

Acessar o livro

Teorias da Comunicação nos estudos de Relações Públicas Sandro Takeshi Munakata da Silva
EDIPUCRS - 2011 ISBN 978-85-397-0148-3

Acessar o livro

ABRAPCORP 2013 - Teorias e Métodos de Pesquisa em Comunicação Organizacional e Relações Públicas: entre a tradição e a inovação Ana Lúcia Novelli, Cláudia Peixoto de Moura e João José Azevedo Curvello (organizadoras)
EDIPUCRS - 2011 ISBN 978-85-397-0312

Acessar o livro

Seminário de Estudantes de Pós-Graduação - GDID. Eliane Meire Soares Raslan, Janie Kiszewski Pacheco e Tammie Caruse Faria Sandri (Organizadores)
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0349-4

Acessar o livro

 
Teorias da Comunicação: Trajetórias Investigativas Giovandro Marcus Ferreira, Antonio Hohlfeldt, Luiz C. Martino, Osvando J. de Morais (Orgs.)
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-397-0049-3

Acessar o livro

Teorias do discurso e ensino Carmem Luci da Costa Silva, Claudia Stumpf Toldo, Leci Borges Barbisan e Lia Lourdes Marquardt (Orgs.)
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-936-1

Acessar o livro

Tonalidades afetivas em El Astillero, de J. C. Onetti Máximo Daniel Lamela Adó
EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-814-2

A presente pesquisa tem como objetivo mostrar o tema da tonalidade afetiva heideggeriana na literatura do escritor uruguaio Juan Carlos Onetti, em especial no romance El Astillero. Parte do pressuposto heideggeriano de que a transcendência do Dasein só encontra sentido próprio em seus existenciais. Sendo um existencial constitutivo do Dasein, assim como a compreensão e o discurso, a disposição afetiva (Stimmung) não pode ser interpretada como um psicologismo, ou estado anímico do ente, mas, sim, implicada em seu agir como ser-no-mundo. Nisso, retoma-se a idéia heideggeriana de que a essência do Dasein reside em sua existência, e a tonalidade afetiva é um modo constitutivo desse existir.
Destarte recorre-se à filosofia heideggeriana para, através dessa noção, discorrer a respeito da atmosfera de El Astillero, enquanto Stimmung histórica do tédio profundo. E, também, a interpretação de algumas personagens afinadas, correlativamente, a essa atmosfera e a outras tonalidades afetivas de destaque na filosofia heideggeriana, assim como o temor e a angústia, enquanto Stimmung da decisão autêntica de viver na presença da morte.

Acessar o livro

Trabalho infantil na Terceira Revolução Industrial Honor de Almeida Neto
EDIPUCRS - 2007 ISBN 978-85-7430-662-9

As mediações desencadeadas a partir das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) complexificam-se e rompem as relações sociais tradicionais, instaurando um novo olhar sobre o trabalho infantil. Esse processo construído em rede desencadeia novas possibilidades que tendem tanto a favorecer formas mais sofisticadas de exploração social, quanto a desmantelar, de forma irreversível, tal dinâmica.
Toda a criança, não mais somente a criança pobre (baixa renda), vem sendo adultizada precocemente. O trabalho da criança abastada assume hoje outra dimensão, enquadrando-se igualmente no ponto nevrálgico da questão que é o roubo da infância.
Face ao dinamismo dos fenômenos na Terceira Revolução Industrial, estratégias de enfrentamento ao trabalho infantil passam necessariamente pela construção de redes, de vínculos, de planejamento frente aos inúmeros possíveis associados às novas mediações. Os exploradores de crianças lançam mão das novas mediações para realizarem o roubo da infância. Impõe-se a utilização das novas tecnologias por parte daqueles que querem garantir os direitos das crianças e erradicar o trabalho infantil. Daí se constituírem como estratégias urgentes ao enfrentamento desse problema secular, a instrumentação dos órgãos de defesa e o investimento na formação de seus agentes.

Acessar o livro em PDF

Acessar o livro em HTML

Trânsito em condições seguras: paradigmas e acepções jurídicas do artigo 1º do Código de Trânsito Brasileiro Juliano Viali dos Santos
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-927-9

Acessar o livro

Vendaval Tecnológico: Práticas de Formação de Competências Julieta Beatriz Ramos Desaulniers, Carolina Sudati, Cristiane Sander (Orgs.)
EDIPUCRS - 2007 ISBN 978-85-7430-657-5

A REDE de Pesquisa FTO (Formação, Trabalho, Organização) escolheu uma forma bastante desafiadora para desenvolver, em seus integrantes, habilidades relacionadas às novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), pois estas constituem demandas sociais emergentes indispensáveis ao processo de produção de pesquisa e de pesquisadores de reconhecida competência. Uma atividade semanal mobilizou esse grupo, durante todo o 2º semestre de 2001, com a dinâmica de Oficina, dando origem à 1ª versão deste trabalho. Nós mal sabíamos que aprender sobre NTIC com o Vendaval Tecnológico... ainda estava só começando! De 2002 a 2005, foram muitas horas de trabalho e de descobertas para preparar todo o material que se pretendia publicar em forma impressa. Mas devido à quantidade de links e de figuras coloridas, o custo inviabilizou a sua publicação mesmo se muito valorizado pelas editoras. A partir de 2006, decidiu-se encarar o dito Vendaval Tecnológico... de frente e, desde então, integrantes da REDE FTO vêm intensificando o seu aprendizado sobre tais questões. Agora é possível acessá-lo na rede virtual, onde assume a forma de um livro-site-jogo, disponibilizando jogos e simulações. Cada internauta, ao interagir com essa mediação, encontra várias opções e cada uma delas apresenta uma multiplicidade de caminhos, que variam de acordo com o jogo, o personagem, a ferramenta ou a energia que for escolhido(a) durante a navegação pelo dito 'livro'.

Acessar o livro

Publicações em 2012
<
Por que o Pe. Landell de Moura foi Inovador: Conhecimento, fé e ciência. Luciano Klöckner e Manolo Silveiro Cachafeiro (Organizadores)
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0226-8

Acessar o livro

A gramática da frase em português: algumas reflexões para a formalização da estrutura frasal em português Gabriel de Ávila Othero
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-854-8

Neste livro é apresentado um estudo sobre a estrutura sintática da frase do português brasileiro em sua ordem canônica, Sujeito-Verbo-Objeto, formulando regras gramaticais para a descrição da sentença e dos agrupamentos que a formam. São propostas regras gramaticais que descrevem adequadamente a estrutura sintática da frase em PB e que são passíveis de implementação para a formalização de uma gramática do português em ambiente computacional.

Acessar o livro

A Limitação dos efeitos temporais da declaração de inconstitucionalidade no Brasil: uma análise da influência dos modelos norte-americano, austríaco e alemão Aline Lima de Oliveira
EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-802-9

A possibilidade de limitação dos efeitos da declaração de inconstitucionalidade, no Brasil, vem tomando o lugar da nulidade absoluta da lei inconstitucional. Se por um lado a supremacia da Constituição fundamenta a declaração de efeitos retroativos, por outro, razões de segurança jurídica e excepcional interesse social justificam uma restrição desses efeitos, tendo em vista que a declaração de nulidade da lei inconstitucional poderá, em determinadas situações, distanciar-se ainda mais da vontade da Constituição.
O presente trabalho tem por objetivo analisar a influência dos modelos norte-americano, austríaco e alemão de controle de constitucionalidade no Brasil quanto aos efeitos temporais da declaração de inconstitucionalidade, de forma que se possa entender, com base na evolução do sistema constitucional brasileiro, a origem e o sentido da norma prevista no art. 27 da Lei nº 9.868/99 e no art. 11 da Lei nº 9.882/99, por meio da qual se introduziu no Brasil a flexibilização dos efeitos ex tunc da declaração de inconstitucionalidade.

Acessar o livro

Anais do IX Seminário Internacional de História da Literatura Maria Eunice Moreira (org.)
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0198-8

Acessar o livro

A Noiva do Espírito: Natureza em Hegel Konrad Utz, Marly Carvalho Soares (Orgs.)
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-397-0061-5

Acessar o livro

A Violência na Sociedade Contemporânea Maria da Graça Blaya Almeida (Org.)
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-397-0030-1

Acessar o livro

Análise global de processos jornalísticos: uma proposta metodológica Aline Strelow
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-7430-987-3

Acessar o livro

Aprender e Ensinar: diferentes olhares e práticas Maria Beatriz Jacques Ramos e Elaine Turk Faria
EDIPUCRS - 2011 ISBN 978-85-397-0076-9

Acessar o livro

Autonomia e educação em Immanuel Kant e Paulo Freire Vicente Zatti
EDIPUCRS - 2007 ISBN 978-85-7430-656-8

O conceito iluminista de autonomia, que adquire centralidade em Kant, foi essencial para o desenvolvimento da sociedade e da educação desde a modernidade. Kant propôs uma educação a partir da metafísica da subjetividade como uma ética aplicada, formulou tal sentido por meio de uma fundamentação filosófica racionalizada de autodeterminação e autonomia. Para ele, o homem guiado pela sua razão universal, agindo por dever, segundo o imperativo categórico, é auto-responsável e autônomo, enquanto o homem sensível que recebe influências externas à razão, é o homem em condição de heteronomia. Em Paulo Freire a autonomia ganha um sentido sócio-político-pedagógico, cabe à educação formar o homem consciente e crítico, capaz de transformar as estruturas opressoras e alienantes, capaz de transformar as condições concretas de heteronomia. Essa obra tematiza, a partir de Kant e Freire, aspectos de uma educação que vise superar as heteronomias do nosso tempo e formar para a autonomia. Para tal, analisamos a concepção de autonomia de cada autor, as heteronomias contra as quais se voltam, as confluências e dissonâncias entre ambos os autores, bem como, as heranças kantianas indiretas presentes em Freire. Em oposição às correntes tecnicistas, abordamos a educação como formação da totalidade do humano, por isso também analisamos os aspectos políticos, éticos e estéticos envolvidos na proposta de educação para a autonomia dos autores. Ao tratarmos da formação estética abordamos Schiller, que é um continuador da obra de Kant e que, juntamente com Freire, mostra-nos a importância de, ao falarmos de autonomia, não pensarmos ética e estética como opostas.

Acessar o livro em PDF

Acessar o livro em HTML

Balzac e o sono dos patifes Ricardo Luiz de Souza
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-7292-264-7

Acessar o livro

5º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária Sandra de Deus (Coordenadora Geral do 5º CEBEU)

EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0173-5

Acessar o livro

Ciência e Experiência: um ensaio sobre a Fenomenologia do espírito de Hegel Alexandre de Moura Barbosa
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-7430- 970-5

Acessar o livro

Comentários ao Projeto de Lei N. 8.046/2010: proposta de um novo código de processo civil  Lançamento Elaine Harzheim Macedo (Organizadora)
EDIPUCRS - 2013 ISBN 978-85-397-0300-5

Acessar o livro

Comunicação e gênero: a aventura da pesquisa Ana Carolina D. Esc os tegu y ( Org.)
EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-771-8

A cess ar o livro

Comunicação midiática: matizes, representações e reconfigurações Dafne Pedroso, Lúcia Coutinho, Vilso Junior Santi (Orgs.)
EDIPUCRS - 2011 ISBN 978-85-397-0074-5

Acessar o livro

Conceito e história do Jornalismo brasileiro na “Revista de Comunicação” Antonio Hohlfeldt e Rafael Rosinato Valles
COLEÇÃO NUPECC – VOLUME 2 EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-746-6

   Antonio fala sobre as obras

Trata-se de uma obra que, analisando uma publicação específica encartada na "R evista de Comunicação", "História da Comunicação no Brasil", faz uma análise detalhada de alguns dos pr incipais veículos de imprensa brasileira, aos quais se somam algumas empresas de televisão e dois ou três artigos a respeito da própria evolução do jornalismo brasileiro propriamente dito. No caso do livro ora apresentado, os autores procuram ir mais longe: depois de contextualizar o surgimento da reflexão teórica sobre a comunicação e o jornalismo em nosso país, busca-se reunir, numa única publicação, alguns dados sobre as diferentes fases do jornalismo no Brasil, discutir os conceitos de "comunicação" e de "jornalismo", tais como trabalhados pela revista e, enfim, apresentar e discutir os dados trazidos pela mesma.
Com isso, a obra, mais do que uma análise, é também uma revisão crítica de praticamente todo o campo do jornalismo brasileiro, seu desenvolvimento e o dos estudos sobre ele, até o fim do século XX (tendo em conta que a revista encerrou suas atividades em 1998).

Acessar o livro

Condições de vida e de saúde dos idosos de Manaus e Porto Alegre Maria Heloisa Fialho Cauduro, Adroaldo Cauduro, Antônio Carlos Araújo de Souza, Ângelo José Gonçalves Bós, Newton Luiz Terra
EDIPUCRS - 2011 ISBN 978-85-397-0128-5

Acessar o livro

Criatividade, Interface, Linguagem e Cultura Científica  Lançamento Jorge Campos da Costa
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0272-5

Acessar o livro

Direito penal e política criminal no terceiro milênio: perspectivas e tendências Fabio Roberto D’Avila (Org.)
Atas do Congresso Internacional – Direito Penal e Política Criminal no Terceiro Milênio Humboldt-Kolleg in Strafrecht
VIII Congresso Transdisciplinar de Estudos Criminais, 8 e 9 de junho de 2009.
EDIPUCRS - 2011 ISBN 978-85-397-0099-8

Acessar o livro

Direitos humanos e globalização: fundamentos e possibilidades desde a teoria crítica David Sánchez Rúbio, Joaquín Herrera Flores, Salo de Carvalho (Orgs.)
Anuário Ibero-americano de Direitos Humanos (2003/2004) EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-7430-946-0

Acessar o livro

Discursos da nação: historicidade e identidade nacional no Brasil de fins do século XIX Carlos Henrique Armani
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-397-0027-1

Acessar o livro

Dois pioneiros da Comunicação no Rio Grande do Sul: Oswaldo Goidanich e Roberto Eduardo Xavier Antonio Hohlfeldt e Rafael Rosinato Valles
COLEÇÃO NUPECC – VOLUME 2 EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-754-1

   Antonio fala sobre as obras

Esse livro apresenta uma síntese da vida e da obra de dois pioneiros da área da Comunicação Social no Rio Grande do Sul: Oswaldo Goidanich e Roberto Eduardo Xavier. Ambos foram jornalistas, ambos participaram da organização das atividades de Turismo no Rio Grande do Sul e contribuíram fortemente para o campo da Comunicação Social no Estado.
A partir do material que constitui o acervo desses dois profissionais, doado pelas respectivas famílias ao NUPECC da Famecos, após identificado, catalogado e fichado, buscou-se construir uma narração primária de suas atividades e contribuições.
Este volume constitui o primeiro livro de uma série que se pretende editar na forma de e-book, dando conta do material que vem sendo arquivado no NUPECC, ao mesmo tempo em que permite divulgar e tornar acessível o material a respeito de profissionais, publicações e práticas da Comunicação Social, em especial do jornalismo.

Acessar o livro

E o rádio?: novos horizontes midiáticos Luiz Artur Ferraretto e Luciano Klöckner (Orgs.)
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-7430-959-0

Acessar o livro

 
Educação e ética: em busca de uma aproximação Jorge Renato Johann
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-858-6

O estudo que aqui é apresentado trata de educação e ética. O enfoque a partir do qual o tema será abordado é a busca de uma aproximação entre ambas. O ponto de partida é o pressuposto de que a realidade que constitui o contexto educacional reflete uma sociedade em crise de valores. Daí surge a questão central desta reflexão que tem como objetivo rastrear caminhos de aproximação entre a educação e a ética. O trabalho parte de uma conceituação básica que permita embasar a busca desta aproximação. Como fio condutor para dar seqüência ao trabalho, foram tomadas as idéias da filósofa alemã Hannah Arendt a respeito da condição humana. Para corroborar e reforçar a tese de que educação e ética haverão de se imbricar para que um processo educativo se plenifique, foram agregados, num plano menor, os pensamentos de outros autores que, cada um à sua maneira, apresentam caminhos que orientam a busca desta aproximação. Entre eles, destacam-se Paulo Freire, Paul Ricoeur, Emmanuel Levinas, Isabel Baptista, Francis Imbert, Fernando Bárcena e Joan-Carles Mèlich. O estudo se constitui numa hermenêutica reflexiva das experiências vividas por um educador que atua há trinta e cinco anos em sala de aula e das idéias dos autores que serviram para a fundamentação teórica da busca proposta. A conclusão aponta para a utopia de uma educação impregnada de ética como condição para que seus objetivos possam ser alcançados.

Acessar o livro

Ensino da leitura nos anos iniciais: navegando pela lingüística Vera Wannmacher Pereira (Org.)
EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-801-2

Livro científico-didático-acadêmico dirigido para estudantes, pesquisadores e professores sobre o ensino da leitura nos anos iniciais, tendo como apoio teórico os estudantes da linguagem. O livro é constituído de um texto teórico com respectiva bibliografia, de exemplificações, de encaminhamentos de ação integrada dos leitores com seus colegas e seus alunos, no caso dos professores, e de propostas de atividades que, além de ilustrar a teoria sobre o processamento e compreensão da leitura em ambiente virtual, através da realização da leitura no desktop, deve permitir, de forma interativa, a realização de exercícios práticos.

Acessar o livro

Ensino da leitura: orientações e sugestões para trabalho com textos de curiosidades científicas Vera Wannmacher Pereira (Org.)
EDIPUCRS - 2011 ISBN 978-85-397-0086-8

Acessar o livro

Estratégias de Compreensão: A-Book para alunos finais do ensino fundamental  Lançamento Vera Wannmacher Pereira (Org.)
EDIPUCRS - 2013 ISBN 978-85-397-0292-3

Acessar o livro

Estratégias de Compreensão: E-Book para alunos finais do ensino fundamental  Lançamento Vera Wannmacher Pereira (Org.)
EDIPUCRS - 2013 ISBN 978-85-397-0292-3

Acessar o livro

Estudos sobre leitura: psicolinguística e interfaces Vera Wannmacher Pereira, Ronei Guaresi (Orgs.)
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0133-9

Acessar o livro

Euclides da Cunha, intérprete do Brasil: O diário de um povo esquecido Maria Regina Barcelos Bettiol, Antonio Hohlfeldt (Orgs.)
EDIPUCRS - 2011 ISBN 978-85-397-0129-2

Acessar o livro

Fenômeno: uma teia complexa de relações Julieta Beatriz Ramos Desaulniers (Org.)
EDIPUCRS - 2000 ISBN 978-85-7430-659-9

Acessar o livro

Frederico Augusto Ritter: de cervejeiro a doceiro Ana Cristina Pires Beiser
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-918-7

Acessar o livro

Gestão estratégica de competências: a “mão visível” na formação do cidadão Julieta Beatriz Ramos Desaulniers
EDIPUCRS - 2007 ISBN 978-85-7430-681-0

Esta obra é resultado de estudos e investigações que venho desenvolvendo há quase duas décadas, em que exponho fundamentos, características e modalidades de gestão voltada à formação de competências e respectivos meios de monitoramento e avaliação. Procuro demonstrar que é um processo que se constrói através de práticas realizadas pelo conjunto de agentes que atua em uma organização, cujo resultado está diretamente associado ao tipo de estratégia proposto pela gestão para orientar as relações entre tais agentes, pois são as múltiplas competências dos agentes devidamente utilizadas no processo de produção da organização que amplia sua sustentabilidade, no decorrer do tempo.
O aprofundamento dessas questões teve seu ápice com o desenvolvimento do Projeto Integrado Gestão Estratégica de Competências (PIGEC) - desenvolvido no âmbito do Plano Sul - CNPq/FAPERGS, com apoio da PUCRS, no período de 2001 a 2003 -, que esteve sob a minha coordenação. Nessa abordagem, formação é mediada por uma gestão como obra da mão visível, assim como na economia, a mão visível do gestor substitui a mão invisível do mercado. Gerenciar é, pois, "conceber, conduzir e controlar um processo de decisões que designa atores e respectivos papéis, assumindo um lugar de destaque na questão da performance" de organizações (GALAMBAUD, 1998, p. IX).
Movida por uma preocupação de utilidade, organizei este livro apresentando resultados que se traduzem em produtos finais transferíveis reforçando assim a sua pertinência. A sua publicação através de meio eletrônico amplia de forma considerável a disseminação de tais saberes. Espera-se, assim, contribuir para mudar a "nossa relação com o conhecimento e abrir possibilidades democráticas", capazes de fortalecer a inteligência coletiva - "a arte de suscitar coletivos inteligentes e valorizar ao máximo a diversidade das qualidades humanas [...]" (LÉVY, 1998, p. 16 e 32).

Acessar o livro em PDF

Acessar o livro em HTML

Graduações a Distância e o Desafio da Qualidade Carla Netto, Lucia Giraffa e Elaine Faria
EDIPUCRS - 201o ISBN 978-85-397-0013-4

Acessar o livro

História das Relações Públicas: fragmentos da memória de uma área Cláudia Peixoto de Moura (Org.)
EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-749-7

Essa obra é o resultado dos encontros do Grupo Temático História das Relações Públicas, da Rede de Pesquisadores de Memória da Imprensa e Construção da História da Mídia no Brasil - Rede Alfredo de Carvalho - REDE ALCAR ocorridos de 2004 a 2008. Os textos são resultados de Comunicações Científicas realizadas através de artigos escritos por docentes, pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Também há memória s de experiências ou depoimentos de especialistas, em textos produzidos pelos profissionais ou empresários que atuaram como testemunhas da história da mídia ou das respectivas profissões.
A coletânea reúne material relevante a respeito da história da área, com os títulos dos trabalhos organizados em capítulos conforme o enfoque dos textos.

Acessar o livro

Horizontes identitários: a construção da narrativa nacional brasileira pela historiografia do século XIX Salah H. Kha led J r.
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-7430-979-8

Acessar o livro

Igualdade nas Diferenças: Os Significados do "Ser Diferente" e suas Repercussões na Sociedade Soraya Bragança e Marcelo Parker (Orgs.)
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-911-8

Acessar o livro

Itinerários de l eitura para as séries iniciais – base de conhecimentos Vera Teixeira de Aguiar (Coord.), Renata Cavalcanti Eichenberg, Laiza Karine Gonçalves
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-7430-941-5

Acessar o livro

Justiça de Transição no Brasil: violência. justiça e segurança. José Carlos Moreira da Silva Filho (Org.)
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0225-1

Acessar o livro

Leitura e Cognição: teoria e prática nos anos finais do ensino fundamental Vera Wannmacher Pereira (Org.)
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-915-6

Acessar o livro

Leitura e Cognição: teoria e prática nos anos finais do ensino fundamental (Mapa Conceitual) Vera Wannmacher Pereira (Org.)
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-916-3

Acessar o livro

Ler e brincar: atividades de leitura literária através da sonoridade na poesia Vera Teixeira de Aguiar (Coord.)
EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-755-8

As atividades do livro eletrônico "Ler e brincar: atividades de leitura literária através da sonoridade na poesia" foram fundadas na concepção de arte de Roman Ingarden e na descrição das estruturas da mente do psicólogo cognitivista Howard Gardner. Assim, desenvolve-se sobre um modelo de abordagem do texto poético que contempla a estrutura da obra literária e a inteligência lingüística. Os estratos do texto possuem correspondência com os níveis de linguagem de que se vale o poeta como expressão maior dessa inteligência. O livro tira partido do fato de que, na leitura do texto literário mediado pelo computador, o leitor aciona essa interação, porque a tecnologia possibilita, através do hipertexto, a concretização dos sentidos na linguagem virtual.
No livro, o poema "A Boneca", de Olavo Bilac, é explorado através do som. As atividades propõem que seus usuários justaponham suas leituras do poema a diversas formas sonoras (diferentes ritmos e gêneros de música). Dessa forma, o jogo permite que os usuários tomem consciência dos significados e das qualidades do poema que permitem esses significados.

Acessar o livro

Ler e brincar: atividades de leitura literária com jogos de construção narrativa Vera Teixeira de Aguiar (Coord.)
EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-756-5

"Ler e brincar: atividades de leitura literária com jogos de construção narrativa" desenvolve-se através da metalinguagem, uma vez que conta uma história cujo tema é a arte de tecer histórias. Os exercícios enfatizam os elementos essenciais da narrativa - tempo, espaço, personagem -, bem como sua própria estrutura, de modo a permitir que a criança, após internalizar esse conteúdo, seja estimulada a criar suas histórias.
Em "Ler e brincar: atividades de leitura literária com jogos de construção narrativa", a narrativa é apresentada em forma de hipertexto, ou seja, com o objetivo de ser percebida de forma não linear pelo leitor. No livro em que foram baseadas as atividades, o narrador conta a história de Tecelina, que tece sua vida através de um emaranhado criado a partir da vida de seus parentes e amigos. Valendo-se dessa metáfora, o jogo permite que o leitor percorra um caminho diferente a cada leitura. Além da navegação por essa história, ainda são apresentadas atividades que trabalham conceitos fundamentais da narrativa, como o tempo, o espaço e a construção das ações das personagens e suas ações.

Acessar o livro

Ler e brincar: atividades leitoras diante do livro literário Vera Teixeira de Aguiar (Coord.)
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-7430-940-8

Acessar o livro

Liberdade e compromisso: “O Tempo e o Vento” de Erico Verissimo: uma interpretação filosófica Ademar Agostinho Sauthier
EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-753-4

O livro propicia, página por página, o agradável exercício do autoconhecimento e do modo de viver a liberdade. Analisando a liberdade, esquadrinha o próprio ser humano. A liberdade é examinada na sua sensação, na sua raiz, no seu fundamento, nos seus limites, nos seus conflitos, nas suas formas, nos seus medos, nas suas fugas, nos seus atos, no seu discernimento, nas suas dúvidas, nas suas angústias, nas suas decisões, nos seus frutos, nas suas relações, nas suas dores e nos seus valores.
A liberdade é percebida no íntimo da consciência e exerce a sua inegável influência na família e na sociedade. O livro esclarece que diversos momentos da história do Rio Grande do Sul e do Brasil se tornam ocasião de debate na busca das melhores atitudes para realizar o bem comum. Chega a apresentar, conforme o pensamento de Erico Verissimo, quais são os critérios para uma adequada ação social:
- agir sem esperar soluções extraterrenas;
- valorizar o passado sem se fixar no tempo;
- defender a liberdade;
- servir ao bem comum;
- respeitar e promover a dignidade da pessoa.
Nas considerações finais a liberdade transparece como a alegria de quem na vida cumpriu a sua missão.

Acessar o livro

Linguagem e Cognição: Relações Interdisciplinares Jorge Campos da Costa e Vera Wannmacher Pereira (Orgs.)
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-880-7

Neste livro, o tema “linguagem e cognição” é desenvolvido em perspectiva interdisciplinar, no que se refere aos conteúdos, aos campos de estudo da linguagem e aos modelos teóricos e metodológicos que constituem e fazem o avanço da Linguística. Cada artigo tem seu próprio recorte, construído no caminho investigativo do autor, e, em seu conjunto, os textos se entrelaçam, se amarram e se expandem interdisciplinarmente. Nesse entendimento, a publicação oferece resultados de estudos, pesquisas e reflexões sobre a linguagem, considerando o funcionamento do cérebro/mente, a consciência humana e o processamento cognitivo.
Os diversos campos da linguagem são focalizados, especialmente a leitura e a escrita, em seus aspectos semânticopragmáticos e morfossintáticos. Assim constituída a publicação, a Psicolinguística e a Pragmática, em recortes diferentes e conexões oportunas, fazem a iluminação teórica e propõem, com as neurociências, um feixe teórico-metodológico, para estudo das relações entre linguagem e cognição, assentado nos movimentos científicos da contemporaneidade.

Acessar o livro

Linguagens Especializadas em Corpora: modos de dizer e interfaces de pesquisa Cristina Lopes Perna, Heloísa Koch Delgado, Maria José Finatto (Orgs.)
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-397-0024-0

Acessar a apresentação

Acessar o livro

 
Literaturas Americanas Cícero Galeno Lopes
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0028-8

Acessar o livro

Memórias da Comunicação: encontros da ALCAR RS Cláudia Peixoto de Moura, Maria Berenice da Costa Machado (Orgs.)
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-7430-953-8

A publicação Memórias da Comunicação: Encontros da ALCAR RS tem como finalidade divulgar a produção acadêmica dos pesquisadores do Núcleo Gaúcho de História da Mídia - ALCAR RS, que desenvolvem pesquisas interdisciplinares no Estado, focadas na relação entre Comunicação, História e áreas afins. O e-book apresenta os resumos de estudos concluídos e em andamento, que foram selecionados em 2007 e 2008, respectivamente, no 1º e 2º Encontros do Núcleo Gaúcho de História da Mídia.

Acessar o livro

Memórias da Comunicação: encontros da ALCAR RS - VOLUME 2 Cláudia Peixoto de Moura, Maria Berenice da Costa Machado (Orgs.)
EDIPUCRS - 2011 ISBN 978-85-397-0079-0

O segundo volume da publicação Memórias da Comunicação: Encontros da ALCAR RS divulga a produção acadêmica dos pesquisadores do Núcleo Gaúcho de História da Mídia - ALCAR RS, que desenvolvem investigações interdisciplinares no Estado, focadas na relação entre Comunicação, História e áreas afins. O e-book apresenta os resumos expandidos de estudos concluídos e em andamento que foram selecionados para o 3º Encontro do Núcleo Gaúcho de História da Mídia, ocorrido em 2010.

Acessar o livro

Memórias da Comunicação: práticas persuasivas e institucionais - VOLUME 3 Cláudia Peixoto de Moura, Maria Berenice da Costa Machado (Orgs.)
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0262-6

Acessar o livro

Mídia Sonora em 4 dimensões : 1ª Ouvintes e Falantes, 2ª Memória Política, 3ª Programas de Rádio, 4ª Tecnologia e Futuro Luciano Klöckner, Nair Prata (Orgs.)
O Brasil e os outros: o poder das ideias Elizabeth Cancelli
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0105-6

Acessar o livro

O Duque de Caxias dia a dia Luiz Ernani Caminha Giorgis
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0211-4

Acessar o livro

O Egito Antigo Arnoldo Walter Doberstein
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-397-0021-9

Acessar o livro

O Enigma das Atitudes Proposicionais: Significados Estruturados x Sentencialismo Ana Maria Tramunt Ibaños
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-874-6

Do início do século 20 para cá, especialmente nos últimos 60 anos, o problema das Atitudes Proposicionais (AP) tem merecido a atenção de um sem-número de lógicos, filósofos e linguistas que, expandindo as ideias de Frege e Russell, ou tentando implodi-las, buscam resolvê-lo em toda a sua extensão. Carnap, Church, Quine, entre outros tantos ilustres decifradores de paradoxos, representam uma sequência de especulações especializadas sobre o assunto, que caracterizam um percurso notável de insights e argumentos sofisticados no acirrado debate sobre as AP. Mais recentemente, Cresswell (1985), com sua teoria dos significados estruturados, e Richard (1990), com seu modelo sentencialista, ilustram um combate bastante expressivo sobre as AP à medida que incorporam não só o espírito do confronto clássico frege-russelliano bem como um século de argumentação tortuosa desenvolvida pelos seus herdeiros, discípulos ou opositores.
É exatamente dentro desse contexto que se situa o presente trabalho. O tema é o das Atitudes Proposicionais, os problemas formulados são os construídos pelo longo do percurso teórico-histórico da referida argumentação, e o ponto específico é a descrição e a avaliação do debate entre as duas mencionadas teorias contemporâneas que concorrem.

Acessar o livro

O movimento ambientalista como fonte material do Direito Ambiental Laura Romeu Behrends
EDIPUCRS - 2011 ISBN 978-85-397-0117-9

Acessar o livro

O problema da unidade da razão em Kant: Uma Reconstrução Sistemática a partir de Três Momentos do Desenvolvimento do Período Crítico Adriano Perin
EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-715-2

Acessar o livro

Papel e película queimam depressa: como o cinema e o jornalismo impresso tentam escapar da fogueira midiáticado novo século ABeatriz Dornelles e Carlos Gerbase (Organizadores)
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0143-8

Acessar o livro

Pedro Geraldo Escosteguy: a poética que ultrapassa fronteiras Soraya Patrícia Rossi Bragança
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-925-5

Acessar o livro

Pesquisa em Letras Vera Teixeira de Aguiar, Vera Wannmacher Pereira (Orgs.)
EDIPUCRS - 2007 ISBN 978-85-7430-692-6

Este livro eletrônico resulta do Projeto "Processamento Cognitivo da Leitura de Livro Eletrônico" realizado no Centro de Referência para o Desenvolvimento da Linguagem - CELIN, integrando três segmentos da PUCRS - Faculdade de Letras, Faculdade de Informática e EDIPUCRS. O livro tem como objetivo subsidiar pesquisadores e estudantes no que se refere ao que é e como se faz a pesquisa em Letras, utilizando, para isso, um suporte eletrônico investigado. É constituído de 13 artigos produzidos por doutores e doutorandos da área de Letras, sendo um de natureza introdutória, seis voltados para a investigação em Lingüística Aplicada e sete direcionados para a pesquisa em Teoria da Literatura. Cada um dos textos está vinculado a uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Letras da FALE, o que garante abrangência na seleção dos tópicos desenvolvidos e amplitude no atendimento de interesses. Assim configurado, este livro tem forte potencial produtivo para os que desejam conhecer em que consiste cada linha de pesquisa e as pesquisas já desenvolvidas.

Acessar o livro em PDF

Acessar o livro em HTML

Acessar o livro em HTML (outra versão)

Planeta água morrendo de sede: uma visão analítica na metodologia do uso e abuso dos Recursos Hídricos Célia Jurema Aito Victorino
EDIPUCRS - 2007 ISBN 978-85-7430-661-2

Através da apresentação de um panorama mundial abrangendo um enfoque histórico sobre a qualidade, a disponibilidade e o uso das águas no Planeta, a autora alerta para as desigualdades sociais no uso das águas, principalmente as desigualdades na qualidade e na quantidade da disponibilização do recurso. A tomada de consciência com reflexos no comportamento individual e coletivo, portanto na criação de hábitos, é condição sine qua non para reverter tendências e desencadear processos de resgate da qualidade do ambiente, por extensão de vida, resgatando a esperança d e um futuro do qual o fantasma da falta de água e da sua degradação não façam parte.
E m Planeta Água Morrendo de Sede - uma visão analítica na metodologia do uso e abuso dos Recursos Hídricos, a autora apresenta de forma bastante didática os esforços que têm sido executados para reverter o quadro de escassez e degradação que se avizinham.

CLAUDIO DILDA

Acessar o livro em PDF

Acessar o livro em HTML

Português do sul do Brasil: variação fonológica Leda Bisol e Gisela Collischonn (Orgs.)
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-888-3

Acessar o livro

Proceedings of the 13th Annual Convention: One English - many approaches, needs and realities Vera Müller & Vivian Magalhães (Orgs.)
EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-785-5

The Proceedings of the 13th Convention, held by the Associação de Professores de Inglês do Rio Grande do Sul - APIRS - in 2007, aim to give teachers and learners of Languages an opportunity to learn what our ELT community is working on. As the title of the Convention itself reads, students have a variety of needs to learn English, depending on their interests and realities. To cater to these needs, teachers and materials designers constantly look for new ap proaches.
The Proceedings do not include all the top ics presented in the Convention; however, there is plenty of interesting reading for those looking for new insights and new ideas.
The mission of APIRS is to contribute to the professional development of English teachers; the publication of the Proceedings is certainly one more step towards the fulfillment of our mission.

Acessar o livro

Proceedings of the 14th Annual Convention: Teaching today, touching tomorrow Vera Müller & Vivian Magalhães (Orgs.)
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-879-1

Este trabalho reúne dez artigos referentes a trabalhos apresentados na 14ª Convenção da Associação dos Professores do Rio Grande do Sul (APIRS), realizada na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) nos dias 18, 19 e 20 de julho de 2008. O objetivo dos autores com esta publicação foi o de compartilhar com os demais professores o resultado de suas pesquisas, reflexões e práticas na área do ensino de inglês como língua estrangeira.

Acessar o livro

Psycholinguistics: Scientific and technological challenges Leonor Scliar-Cabral (ed.)
EDIPUCRS - 2010 ISSN 2177-8825

This book contains selected papers presented during the 8th International ISAPL Congress, the first one realized in South America, which was hosted by the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (PUCRS), located in Porto Alegre. The topic of the 8th International ISAPL Congress was "Psycholinguistics: scientific and technological challenges". Key-note addresses include the contributions of Tatiana Slama-Cazacu and Leonor Scliar-Cabral. Plenary presentations include the contributions of Lise Menn, of José Morais and of Giuseppe Mininni.

Acessar o livro

PUCRS nos XX Jogos Florais de Porto Alegre: Concurso de Trovas Literárias 2009 Flávio Roberto Stefani (Org.)
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-908-8

Acessar o livro

Quando os Chineses olham o Brasil Valéria Pinheiro Raymundo (Coordenação Geral)
EDIPUCRS - 2011 ISBN 978-85-397-0091-2

Acessar o livro

Sentido e Alteridade: Dez ensaios sobre o pensamento de Emmanuel Levinas Ricardo Timm de Souza
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-890-6

Neste livro, o Prof. Ricardo Timm de Souza, PUCRS, apresenta um conjunto de dez ensaios sobre o pensamento de E. Levinas, que oscilam entre a interpretação de sua obra e a inspiração a partir dela.

Acessar o livro

Serviço Social, Residência Multiprofissional e Pós-Graduação: a excelência na formação do assistente social Maria Isabel Barros Bellini, Thaísa Teixeira Closs (Orgs.)
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0192-6

Acessar o livro

Teorias da Comunicação nos estudos de Relações Públicas Sandro Takeshi Munakata da Silva
EDIPUCRS - 2011 ISBN 978-85-397-0148-3

Acessar o livro

ABRAPCORP 2013 - Teorias e Métodos de Pesquisa em Comunicação Organizacional e Relações Públicas: entre a tradição e a inovação  Lançamento Ana Lúcia Novelli, Cláudia Peixoto de Moura e João José Azevedo Curvello (organizadoras)
EDIPUCRS - 2011 ISBN 978-85-397-0312

Acessar o livro

Seminário de Estudantes de Pós-Graduação - GDID.  Lançamento Eliane Meire Soares Raslan, Janie Kiszewski Pacheco e Tammie Caruse Faria Sandri (Organizadores)
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0349-4

Acessar o livro

 
Teorias da Comunicação: Trajetórias Investigativas Giovandro Marcus Ferreira, Antonio Hohlfeldt, Luiz C. Martino, Osvando J. de Morais (Orgs.)
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-397-0049-3

Acessar o livro

Teorias do discurso e ensino Carmem Luci da Costa Silva, Claudia Stumpf Toldo, Leci Borges Barbisan e Lia Lourdes Marquardt (Orgs.)
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-936-1

Acessar o livro

Tonalidades afetivas em El Astillero, de J. C. Onetti Máximo Daniel Lamela Adó
EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-814-2

A presente pesquisa tem como objetivo mostrar o tema da tonalidade afetiva heideggeriana na literatura do escritor uruguaio Juan Carlos Onetti, em especial no romance El Astillero. Parte do pressuposto heideggeriano de que a transcendência do Dasein só encontra sentido próprio em seus existenciais. Sendo um existencial constitutivo do Dasein, assim como a compreensão e o discurso, a disposição afetiva (Stimmung) não pode ser interpretada como um psicologismo, ou estado anímico do ente, mas, sim, implicada em seu agir como ser-no-mundo. Nisso, retoma-se a idéia heideggeriana de que a essência do Dasein reside em sua existência, e a tonalidade afetiva é um modo constitutivo desse existir.
Destarte recorre-se à filosofia heideggeriana para, através dessa noção, discorrer a respeito da atmosfera de El Astillero, enquanto Stimmung histórica do tédio profundo. E, também, a interpretação de algumas personagens afinadas, correlativamente, a essa atmosfera e a outras tonalidades afetivas de destaque na filosofia heideggeriana, assim como o temor e a angústia, enquanto Stimmung da decisão autêntica de viver na presença da morte.

Acessar o livro

Trabalho infantil na Terceira Revolução Industrial Honor de Almeida Neto
EDIPUCRS - 2007 ISBN 978-85-7430-662-9

As mediações desencadeadas a partir das novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) complexificam-se e rompem as relações sociais tradicionais, instaurando um novo olhar sobre o trabalho infantil. Esse processo construído em rede desencadeia novas possibilidades que tendem tanto a favorecer formas mais sofisticadas de exploração social, quanto a desmantelar, de forma irreversível, tal dinâmica.
Toda a criança, não mais somente a criança pobre (baixa renda), vem sendo adultizada precocemente. O trabalho da criança abastada assume hoje outra dimensão, enquadrando-se igualmente no ponto nevrálgico da questão que é o roubo da infância.
Face ao dinamismo dos fenômenos na Terceira Revolução Industrial, estratégias de enfrentamento ao trabalho infantil passam necessariamente pela construção de redes, de vínculos, de planejamento frente aos inúmeros possíveis associados às novas mediações. Os exploradores de crianças lançam mão das novas mediações para realizarem o roubo da infância. Impõe-se a utilização das novas tecnologias por parte daqueles que querem garantir os direitos das crianças e erradicar o trabalho infantil. Daí se constituírem como estratégias urgentes ao enfrentamento desse problema secular, a instrumentação dos órgãos de defesa e o investimento na formação de seus agentes.

Acessar o livro em PDF

Acessar o livro em HTML

Trânsito em condições seguras: paradigmas e acepções jurídicas do artigo 1º do Código de Trânsito Brasileiro Juliano Viali dos Santos
EDIPUCRS - 2009 ISBN 978-85-7430-927-9

Acessar o livro

Vendaval Tecnológico: Práticas de Formação de Competências Julieta Beatriz Ramos Desaulniers, Carolina Sudati, Cristiane Sander (Orgs.)
EDIPUCRS - 2007 ISBN 978-85-7430-657-5

A REDE de Pesquisa FTO (Formação, Trabalho, Organização) escolheu uma forma bastante desafiadora para desenvolver, em seus integrantes, habilidades relacionadas às novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC), pois estas constituem demandas sociais emergentes indispensáveis ao processo de produção de pesquisa e de pesquisadores de reconhecida competência. Uma atividade semanal mobilizou esse grupo, durante todo o 2º semestre de 2001, com a dinâmica de Oficina, dando origem à 1ª versão deste trabalho. Nós mal sabíamos que aprender sobre NTIC com o Vendaval Tecnológico... ainda estava só começando! De 2002 a 2005, foram muitas horas de trabalho e de descobertas para preparar todo o material que se pretendia publicar em forma impressa. Mas devido à quantidade de links e de figuras coloridas, o custo inviabilizou a sua publicação mesmo se muito valorizado pelas editoras. A partir de 2006, decidiu-se encarar o dito Vendaval Tecnológico... de frente e, desde então, integrantes da REDE FTO vêm intensificando o seu aprendizado sobre tais questões. Agora é possível acessá-lo na rede virtual, onde assume a forma de um livro-site-jogo, disponibilizando jogos e simulações. Cada internauta, ao interagir com essa mediação, encontra várias opções e cada uma delas apresenta uma multiplicidade de caminhos, que variam de acordo com o jogo, o personagem, a ferramenta ou a energia que for escolhido(a) durante a navegação pelo dito 'livro'.

Acessar o livro

CIÊNCIAS EXATAS
Epi Info Sem Mistérios Ângelo José Gonçalves Bós (Org.)
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0157-5

Acessar o livro

Microscopia Eletrônica de Varredura: Aplicações e preparação de amostras Berenice Anina Dedavid, Carmem Isse Gomes, Giovanna Machado
EDIPUCRS - 2007 ISBN 978-85-7430-702-2

Entende-se que a Microscopia Eletrônica de Varredura é uma ferramenta tão importante e com tantas possibilidades, que pode abrigar, com folga, vários autores relatando suas experiências. Porém, o diferencial desta obra é a abordagem focada na experimentação, com o intuito de desmistificar os procedimentos na preparação de amostras para a microscopia eletrônica de varredura. Dos três capítulos que compõem este livro, o primeiro é dedicado aos aspectos básicos da microscopia eletrônica de varredura e microanálise que são interessantes também para outras áreas, como a biociência, medicina e odontologia. Os capítulos subseqüentes são dedicados à preparação de amostras de diversos tipos de materiais. É consenso entre os microscopistas que a condição inicial para a obtenção de imagens confiáveis está relacionada com a correta preparação da amostra, como será confirmado pelos exemplos apresentados neste livro.

Acessar o livro

Procesamiento de datos y análisis estadísticos utilizando SPSS: Un libro práctico para investigadores y administradores educativos Maria Belén Castañeda, Alberto F. Cabrera, Yadira Navarro, Wietse de Vries
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-7430-973-6

Acessar o livro

Rádio interferência proveniente de linhas de alta tensão Ricardo Micheletto Leão
EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-779-4

Com o desenvolvimento da eletrônica e das comunicações, houve um aumento significativo dos valores dos campos eletromagnéticos encontrados nos ambientes residenciais, comerciais e industriais. O efeito desses campos vem sendo estudado profundamente para que se tenha uma significativa diminuição da rádio interferência ocasionada pela poluição eletromagnética presente em edificações urbanas construídas nas proximidades das linhas de transmissão de alta tensão. Assim sendo, a proposta deste trabalho é desenvolver um modelo matemático adequado para o cálculo da rádio interferência. A metodologia empregada apresenta ferramentas essenciais para o projeto de implantação de linhas de transmissão de alta tensão de forma a garantir a compatibilidade eletromagnética dos sistemas elétricos e ao mesmo tempo preservar a qualidade do meio ambiente das zonas urbanas onde há necessidade de se estender uma linha de transmissão. Além disso, a fim de mostrar a utilização do modelo analítico escolhido, o presente trabalho expõe algumas aplicações de linhas de transmissão, onde aparecem tabelas e gráficos explicativos que confirmam os procedimentos matemáticos empregados. Como resultado desta pesquisa, são apresentadas conclusões e providências a serem adotadas pelos projetistas destes sistemas elétricos, considerando os efeitos da rádio interferência sobre os equipamentos eletroeletrônicos e de comunicação usados nas proximidades das linhas de transmissão.

Acessar o livro

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Normalización de productos naturales obtenidos de especies de la Flora Aromática Latinoamericana Eduardo Dellacassa (Org.)
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-397-0053-0

Acessar o livro

Anfíbios do Rio Grande do Sul: Catálogo, diagnoses, distribuição, iconografia Thales de Lema e Luciane Aldado Martins
EDIPUCRS - 2011 ISBN 978-85-397-0064-6

Acessar o livro

INSTITUCIONAIS
A gestão da aula universitária na PUCRS Marlene Correro Grillo, Ana Lúcia Souza de Freitas, Rosana Maria Gessinger, Valderez Marina do Rosário Lima (Org.)
EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-826-5

Esta publicação tem o intuito de orientar a gestão da aula universitária e contribuir para o desenvolvimento da identidade profissional docente no contexto do Projeto Pedagógico Institucional da PUCRS. Os capítulos são organizados a partir de questões mobilizadoras da reflexão docente que fundamentam os cursos de formação continuada realizados pela PROGRAD. Por que o professor faz o que faz na sala de aula? O que o professor precisa saber para ensinar? Como mobilizar o aluno para o aprender? Como a avaliação pode contribuir para a aprendizagem? Tais questionamentos orientam o aprofundamento da teoria pedagógica em diálogo com a experiência profissional docente. E na prática, o que fazer? é o questionamento que dá continuidade à reflexão sobre o saber fazer, apresentando diversos procedimentos didáticos. O último capítulo – E agora, como prosseguir? – expressa a autoconsciência acerca da incompletude do texto e convida os leitores à continuidade da escrita.

Acessar o livro

Capacitação Docente: um movimento que se faz compromisso Ana Lúcia Souza de Freitas, Marlene Correro Grillo, Rosana Maria Gessinger, Valderez Marina do Rosário Lima (Orgs.)
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-7430- 966-8

O compromisso com a qualidade da educação, com a formação continuada dos professores, bem como com a formação dos alunos, impulsiona de forma permanente a PUCRS, tornando-se forte razão de ser da Universidade. A Capacitação Docente é uma forma de apoiar a prática cotidiana nas respostas aos enfrentamentos inerentes à educação no cenário atual.
Constituída por ações educativas variadas, fundamenta-se na reflexão sobre a prática e operacionaliza-se por meio do Seminário de Capacitação Docente e do Programa Qualidade na Gestão da Aula Universitária. Contribui para a consolidação de uma cultura de estudo, de produção e de socialização de conhecimento.
Um empreendimento de tal natureza não é um ato solitário da Instituição, mas um movimento coletivo que se faz compromisso pela adesão crescente dos educadores.

Acessar o livro

Catálogo de Pesquisas - PUCRS 2008 PRPPG
EDIPUCRS - 2009

Acessar o catálogo

Catálogo de Pesquisas / Catalog of research - PUCRS 2010 PRPPG
EDIPUCRS - 2010

Acessar o catálogo

Catálogo de Pesquisas / Catalog of research - PUCRS 2013 PRPPG
EDIPUCRS - 2013

Acessar o catálogo

Ensinar e Aprender com TICs: praticas de capacitação docente na PUCRS Ana Lúcia Souza de Freitas, Letícia Lopes Leite, Valderez Marina do Rosário Lima (Orgs.)
EDIPUCRS - 2012 ISBN 978-85-397-0263-3

Acessar o livro

Objetos de Aprendizagem: Novos ambientes e novas formas de ensinar e de aprender  Lançamento Márcia Cristina Moraes, Valéria Pinheiro Raymundo, Letícia Lopes Leite, Valderez Marina do Rosário Lima (Orgs.)
EDIPUCRS - 2013 ISBN 978-85-397-0319-7

Acessar o livro

Obrigado, Ir. Norberto: Histórico e realizações do Ir. Norberto Rauch, decano dos Reitores no Brasil Eduardo de Carvalho Borba (Org.)
EDIPUCRS - 2011 ISBN 978-85-397-0142-1

Acessar o livro

Aplicativo para Android

Parque Científico e Tecnológico da PUCRS Roberto Spolidoro, Jorge Audy
EDIPUCRS - 2008 ISBN 978-85-7430-711-4

O Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (TECNOPUC), pelas suas características singulares e pelo seu porte, com dezenas de centros de pesquisa e empresas intensivas em conhecimento e mais de 2.400 empregos de nível superior, já é um dos parques científicos e tecnológicos vinculados à universidade (university research park) mais relevantes em âmbito mundial.
Essa conquista, a exemplo de todo empreendimento significativo, não é fruto do acaso. Constitui, com efeito, o resultado de uma seqüência de percepções, reflexões e decisões firmes, por parte dos dirigentes e demais integrantes da universidade, no âmbito de uma conjugação de diversos fatores.

Acessar o livro

Versão para download

Por que falar ainda em avaliação? Marlene Correro Grillo, Rosana Maria Gessinger (Orgs.)
EDIPUCRS - 2010 ISBN 978-85-7430- 982-8

O próprio título da publicação, Por que falar ainda em avaliação?, encaminha múltiplas respostas, sinalizando que os estudos empreendidos, longe de esgotar tema tão importante e até mesmo polêmico, abrem perspectivas para novas reflexões, que possam responder - talvez ainda que de modo provisório - às contínuas mudanças no cenário em que se concretizam as atividades de ensino e de aprendizagem.
Nessa medida, os temas abordados são uma possibilidade de compartilhamento de ideias que ensejam práticas avaliativas em consonância com os princípios de gestão da aula universitária da PUCRS.
É exatamente aí que reside o desafio deste livro: a partir das reflexões apresentadas, fica a esperança de que avancemos na direção de tornar a avaliação um processo mais aberto e coerente com as exigências dos novos tempos da formação profissional e humana.

Solange Medina Ketzer

Acessar o livro

Relatório Social 2009
EDIPUCRS - 2010

Acessar o livro

Relatório Social 2010
EDIPUCRS - 2011

Acessar o livro

Relatório Social 2011
EDIPUCRS - 2012

Acessar o livro