Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Ingresso - PUCRS

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Ingresso

Edital no 02/2015

MESTRADO 2015

Inscrição e seleção de candidatos ao Curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, nos termos regimentais

1. Torna-se público que, de 10 de agosto de 2015 a 23 de outubro de 2015, estão abertas as inscrições à seleção do Curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática, visando ao preenchimento de até 20 vagas da turma 2016.

2. O objetivo do curso é formar pesquisadores na área de Educação em Ciências e Matemática, em nível de mestrado, nas seguintes linhas de pesquisa:

- aprendizagem, ensino e formação de professores em Ciências e Matemática;

- tecnologias em educação em Ciências e Matemática;

- cultura, epistemologia e educação científica.

3. O público-alvo preferencial do Curso de Mestrado é formado por licenciados ou bacharéis em Matemática, Química, Física, Biologia, Ciências ou Pedagogia e por professores que atuam na área de Ciências e Matemática na Educação Básica.

4. O Processo de seleção compreende:

a) inscrição por meio de formulário on-line, na página http://webapp3.pucrs.br/sipos/inscricao.html, onde outras informações sobre o curso podem ser acessadas. A taxa de inscrição é de R$90,00 (noventa reais);
b) prova escrita de conhecimento (peso 6);
c) Curriculum Vitae comprovado (peso 3);
d) memorial descritivo e entrevista coletiva (peso 1)

5. Os candidatos inscritos serão submetidos ao processo de seleção, conforme indicações apresentadas a seguir:


Datas e Atividades

10/08/2015 a 23/10/2015 (Prazo para inscrição pelo site do PPGEDUCEM)

Envio de documentação:

- Cópia do diploma do curso de graduação frente e verso e do histórico escolar;

- Uma foto 3 x 4 recente;

- Cópia da carteira de identidade e do cadastro de pessoa física (CPF); cópia de passaporte, no caso de estrangeiro;

- Cópia do comprovante de pagamento da inscrição no valor de R$90,00 (Noventa reais).

- Curriculum Vitae comprovado, conforme planilha disponível no site do PPGEDUCEM, preenchida e assinada.

- Comprovante de tempo de magistério ou cópia da carteira de trabalho, para os docentes;


- cópia integral dos artigos em periódicos e em anais de eventos com identificação completa (revista ou evento, ano, páginas etc.);

- memorial descritivo impresso;

*Os documentos devem ser enviados até 23/10/2015. Esse é o prazo para entrega na secretaria do Programa. para postagem pelo correio (Sedex) o prazo será até 26/10/2015. O endereço para postagem é:

PUCRS - Faculdade de Física – PPGEDUCEM

Av. Ipiranga 6681, Prédio 10, sala 208 (Secretaria)

CEP 90619-900, Porto Alegre – RS.

09/11/2015 - Divulgação da homologação das Inscrições, do local da prova, bem como dos horários da entrevista no site www.pucrs.br/educem.

17/11/2015 - Prova escrita de conhecimento, de caráter eliminatório. NÃO será permitida consulta bibliográfica. Local: Prédio 10 - Faculdade de Física no Horário: das 8h30min às 12h.

17/11/2015 a 19/11/2015 - Entrevista com os candidatos, considerando e esclarecendo informações contidas no memorial descritivo. Horário: 17/11/2015 - das 14h às 17h30min; 18 e 19/11/2015 - das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h30min. Haverá prioridade aos alunos de outros países, estados e municípios mais afastados de Porto Alegre para a realização da entrevista no dia 17/11/2015, à tarde.

07/12/2015 - Divulgação do resultado final do processo de seleção no site www.pucrs.br/educem.

6. Os critérios de avaliação e de pontuação do desempenho dos candidatos são definidos pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.

7. A classificação dos candidatos é feita de acordo com o número de vagas disponibilizadas pelo curso.

8. Em caso de empate, considera-se o melhor desempenho nos instrumentos de avaliação, por ordem de valoração: 1º prova escrita; 2º Curriculum Vitae; 3º desempenho na entrevista.

9. Havendo recurso, por parte dos candidatos, este é examinado e decidido pela Comissão Coordenadora.

10. Os casos omissos neste Edital são resolvidos pela Comissão de Seleção, ouvida a Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática desta Universidade.

11. Os candidatos não selecionados podem retirar seus documentos na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, de 21 de março de 2016 a 29 de abril de 2016. Após essa data, o Programa está autorizado a descartar a documentação não retirada pelos candidatos.

12. Ao inscrever-se, o candidato estará ciente das normas estabelecidas para o concurso.

Porto Alegre, 27 de julho de 2015.

Prof. Dr. Maurivan Güntzel Ramos

COORDENADOR DO PPGEDUCEM

Baixe o edital completo em pdf - Mestrado


Informações sobre a prova escrita

1. A prova escrita é eliminatória. A prova abrange conhecimento e competências, avaliando também a capacidade de argumentação escrita dos candidatos. A nota mínima para aprovação na prova escrita é 6,0 (seis vírgula zero), considerando ser esta a nota mínima também para a aprovação das disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.

Essa prova constará de questões dissertativas, respondidas a partir da leitura de livros e artigos relacionados à Educação em Ciências e Matemática:

Livros:


DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. (Ou outras edições.)

PONTE, João Pedro. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. (Ou outras edições.)

Artigos:


D’AMBROSIO, Ubiratan. O Programa Etnomatemática: uma síntese. Acta Scientiae. jan.-jun.2008. Disponível em: www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/download/74/66.

BASSANEZI,Rodney C. Modelagem Matemática: uma disciplina emergente nos programas de formação de professores. Disponível em: http://www.ime.unicamp.br/~biomat/bio9art_1.pdf.

SASSERON, Lúcia Helena; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Investigações em Ensino de Ciências. V.16 n. 1, pp. 59-77, 2011. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID254/v16_n1_a2011.pdf.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação científica humanística em uma perspectiva freireana: resgatando a função do ensino de CTS. Alexandria, v.1, n.1, p. 109-131, mar. 2008. Disponível em: http://alexandria.paginas.ufsc.br/files/2012/03/WILDSON.pdf.

DEMO, Pedro. Aprendizagens e novas tecnologias. Roteiro, v. 36, n. 1, 2011. Disponível em: http://editora.unoesc.edu.br/index.php/roteiro/article/view/860.

NÃO SERÁ PERMITIDA A CONSULTA BIBLIOGRÁFICA DURANTE A PROVA.

2. Na avaliação da prova escrita serão considerados os seguintes critérios:

relação entre as ideias e as experiências profissionais do/a candidato/a com argumentos apresentados pelos autores das obras indicadas;

consistência da argumentação;

clareza e organização das ideias;

estrutura do texto;

conhecimento de redação em Língua Portuguesa.



Informações sobre o memorial descritivo e a entrevista

O Memorial é um texto em que o candidato apresenta uma reflexão sobre suas experiências de trabalho ou de estudo. A partir dessa reflexão, o candidato explicita as razões que o levam a buscar o Mestrado em Educação em Ciências e Matemática da PUCRS.

O Memorial NÃO é um Pré-Projeto de Pesquisa.

O texto do Memorial contém duas partes: na primeira parte, o candidato expõe os momentos mais relevantes de sua trajetória de estudos e trabalhos, analisando-os criticamente em relação ao significado para sua atuação profissional; a partir dessa análise, na segunda parte, o candidato apresenta a temática e as questões centrais que pretende investigar no Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. Essa segunda parte contém reflexões teóricas apoiadas em literatura da área, devidamente referenciada (conforme normas da ABNT) e revela de forma clara os interesses e propósitos do candidato.

O Memorial na sua forma impressa terá até 05 páginas de texto (folha tamanho A4, espaço 1,5, letra Times New Roman, tamanho 12) e folha de rosto com os dados de identificação.

A redação do memorial auxilia o candidato a preparar-se para a entrevista, realizada conforme informações a seguir.


A entrevista é uma prova relacionada ao memorial descritivo e tem por principal finalidade aprofundá-lo, bem como oportunizar um contato inicial entre os candidatos, possíveis futuros colegas no Mestrado. Não é eliminatória, apenas classificatória.

Os candidatos serão informados previamente sobre data e horário da entrevista por meio do site do programa. Devem ser pontuais, caso contrário perde a oportunidade de realizá-la. O atraso é considerado como desistência da entrevista. O candidato que se atrasar ou faltar não pontua nessa prova.

A entrevista é coletiva, em grupos de candidatos, realizada por banca de no mínimo dois docentes do Programa, segundo roteiro previamente estabelecido para esse fim e igual para todos os candidatos ao Mestrado.

O roteiro da entrevista envolve, assim como o memorial, a trajetória acadêmica e profissional de cada candidato, as leituras realizadas, temas preferenciais para pesquisa, experiência prévia em pesquisas e publicações.


Informações sobre o Currículo

CURRICULUM VITAE

A apresentação do Curriculum Vitae deve ser feita conforme esta planilha, também, disponível na capa do site do PPGEDUCEM.

Todos os itens relativos à formação profissional, exercício de magistério, bolsas ou estágios, monitoria, participação em eventos científicos, pesquisas e produções necessitam de documentos comprobatórios. O exercício profissional deve ser comprovado por meio de cópia da carteira profissional ou documento equivalente. Documentos sem a devida comprovação não serão pontuados.


Edital no 01 de 2015

Inscrição e seleção de candidatos ao Curso de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, nos termos regimentais

01. Torna-se público que, de 10 de agosto de 2015 a 09 de outubro de 2015, estão abertas as inscrições à seleção do Curso de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, visando ao preenchimento de até 10 vagas da turma 2016, nas seguintes linhas de pesquisa:

Linha de Pesquisa Vagas
Aprendizagem, ensino e formação de professores em Ciências e Matemática 06
Tecnologias em Educação em Ciências e Matemática 02
Cultura, epistemologia e educação científica 02

02. O público-alvo do Curso de Doutorado é formado, preferencialmente, por mestres em Educação ou em Educação em Ciências e Matemática, bem como nas áreas científicas específicas (Química, Física, Biologia e Matemática).

03. O Processo de seleção compreende:

a) inscrição por meio de formulário on-line, na página http://webapp3.pucrs.br/sipos/inscricao.html, onde outras informações sobre o curso podem ser obtidas. A taxa de inscrição é de R$ 90,00 (noventa reais);

b) pré-projeto de tese associado a uma das linhas de pesquisa (peso 1) (mínimo 5 laudas e máximo 10 laudas), (fonte Times New Roman 12, espaço entre linhas 1,5, justificado, margens superior e esquerda de 3 cm, direita e inferior de 2 cm);

c) prova escrita de conhecimento (peso 4);

d) Curriculum Vitae (Lattes) comprovado e resumido no quadro de atribuição de pontos (peso 3);

e) entrevista individual (peso 2);

04. Os candidatos inscritos serão submetidos ao processo de seleção, conforme indicações apresentadas a seguir:


10/08/2015 a 09/10/2015 (prazo para inscrição pelo site do PPGEDUCEM)

Envio da documentação:

a) cópia frente e verso autenticada do Diploma de Graduação com validade nacional;
b) cópia autenticada do comprovante de conclusão do Mestrado: diploma de Mestrado (frente e verso) reconhecido pela CAPES ou cópia da ata de defesa de dissertação ou documento equivalente; ou documento comprobatório de previsão de defesa de mestrado até a data da matrícula, em março de 2016;
c) cópia autenticada do Histórico Escolar do Curso de Mestrado;
d) cópia da Certidão de Nascimento ou de Casamento, conforme estado civil;
e) uma foto 3x4;
f) cópia da Carteira de Identidade (RG) ou cópia do Passaporte para candidatos estrangeiros;
g) cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
h) cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 90,00 (noventa reais);
i) Curriculum Vitae atualizado na Plataforma Lattes, Quadro de atribuição de pontos, disponível no site do PPGEDUCEM, preenchido e assinado, acompanhado de documentos comprobatórios;
j) comprovante de tempo de magistério ou cópia da carteira de trabalho, para os Docentes;
k) cópia integral dos artigos em periódicos e em anais de eventos com identificação completa (revista ou evento, ano, páginas etc.);
l) pré-projeto.

Os documentos devem ser enviados até 09/10/2015. Essa é a data limite para entrega na secretaria do Programa. Para postagem por correio (Sedex), o prazo é de 12/10/2015. O endereço para postagem é:

PUCRS - Faculdade de Física – PPGEDUCEM

Av. Ipiranga 6681, Prédio 10, sala 208

CEP 90619-900, Porto Alegre – RS.

20/10/2015 - Divulgação da homologação das Inscrições e do local da prova, bem como dos horários da entrevista no site www.pucrs.br/educem.

27/10/2015 - Prova escrita de conhecimento, de caráter eliminatório. NÃO será permitida consulta bibliográfica. Local: Prédio 10 - Faculdade de Física, Horário: das 8h30min às 12h.

27/10/2015 a 29/10/2015 - Entrevista com os candidatos com destaque para o pré-projeto. Horário: 27/10/2015 - das 14h às 18h; 28 e 29/10/2015): das 8h30min às 11h30min e das 14h às 18h. Haverá prioridade aos alunos de outros Estados e municípios mais afastados de Porto Alegre para a realização da entrevista no dia 27/10/2015, à tarde.

16/11/2015 - Divulgação do resultado final do processo de seleção no site www.pucrs.br/educem.

05. Os critérios de avaliação e de pontuação do desempenho dos candidatos são definidos pela Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.

6. A classificação dos candidatos é feita de acordo com o número de vagas oferecidas pela linha de pesquisa do curso.

7. Em caso de empate, considera-se o melhor desempenho nos instrumentos de avaliação, por ordem de valoração: 1º prova escrita; 2º Curriculum Vitae; 3º desempenho na entrevista; 4º Pré-projeto.

8. Havendo recurso, por parte dos candidatos, este é examinado e decidido pela Comissão Coordenadora.

9. Os casos omissos neste Edital são resolvidos pela Comissão de Seleção, ouvida a Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática desta Universidade.

10. Os candidatos não selecionados podem retirar seus documentos na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, de 21 de março de 2016 a 29 de abril de 2016. Após essa data, o Programa está autorizado a descartar a documentação não retirada pelos candidatos.

11. Ao inscrever-se, o candidato estará ciente das normas estabelecidas para o concurso.

Porto Alegre, 27 de julho de 2015.

Prof. Dr. Maurivan Güntzel Ramos

COORDENADOR DO PPGEDUCEM

Baixe o edital completo em pdf - Doutorado 2016

Informações sobre a prova escrita

1. A prova escrita abrange conhecimentos e competências, incluindo a avaliação da capacidade de argumentação escrita dos candidatos. A nota mínima para aprovação na prova escrita é 6,0 (seis vírgula zero), considerando ser esta a nota mínima também para a aprovação das disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. A prova constará de questões dissertativas, abordando temas referentes à Educação em Ciências e Matemática.

NÃO SERÁ PERMITIDA A CONSULTA BIBLIOGRÁFICA E USO DE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS DURANTE A PROVA.

2. Na avaliação da prova escrita serão considerados os seguintes critérios:
relação entre as ideias e as experiências profissionais do(a) candidato(a) com argumentos fundamentados em autores pertinentes;
associação entre o texto e a linha de pesquisa pretendida pelo(a) candidato(a); consistência da argumentação;
clareza e organização das ideias;
estrutura e correção do texto.

Informações sobre o pré-projeto de Tese

O pré-projeto de Tese é um texto em que o candidato apresenta sua proposta de pesquisa a ser desenvolvida durante o Curso.

O pré-projeto apresentará a seguinte estrutura básica: introdução, situando o tema, os objetivos e o problema; pressupostos teóricos da pesquisa, explicitando os principais autores que fundamentarão a proposta; procedimentos metodológicos, indicando abordagem de pesquisa, contexto, sujeitos e modos de coleta e análise de dados; previsão de cronograma; referências. O pré-projeto, na sua forma impressa terá de cinco a dez laudas, em folha tamanho A4, espaço 1,5, letra Times New Roman, tamanho 12 e folha de rosto com os dados de identificação do(a) candidato(a), título da proposta, linha de pesquisa e indicação de provável orientador. O pré-projeto deve obedecer às normas técnicas da ABNT.

Informações sobre a entrevista

A entrevista tem por finalidade obter esclarecimentos sobre o pré-projeto. Não é eliminatória, apenas classificatória. É individual, realizada por banca de no mínimo dois docentes do Programa, da linha de pesquisa pretendida pelo(a) candidato(a).

Serão considerados na entrevista: clareza na exposição das ideias e coerência do pré-projeto com a formação acadêmica, produção intelectual e linha de pesquisa.

Cada candidato deve consultar no site www.pucrs.br/educem a data e o horário da entrevista. É necessária a pontualidade para a entrevista, caso contrário perde a oportunidade de realizá-la. O atraso é considerado como desistência da entrevista. O candidato que se atrasar ou faltar não pontua nessa etapa.

Informações sobre o currículo

A apresentação do Curriculum Vitae deve ser feita conforme planilha disponibilizada aqui e na capa do site do PPGEDUCEM. Após preenchida, a planilha deve ser datada e assinada pelo candidato.

Todos os itens relativos à formação profissional, exercício de magistério, bolsas ou estágios, monitoria, participação em eventos científicos, pesquisas e produções necessitam de cópia de documentos comprobatórios. O exercício profissional deve ser comprovado por meio de cópia da carteira profissional ou documento equivalente. Documentos sem a devida comprovação não serão pontuados.

 

Bolsas

Capes, CNPq e outras, conforme disponibilidade.