Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social - Apresentação - PUCRS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Revistas

Revista Famecos

A Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia aceita artigos inéditos sobre comunicação, em língua portuguesa, inglesa, espanhola ou francesa, de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior com titulação mínima de Doutor   (mestres e doutorandos somente em co-autoria), considerando as diversas abordagens teórico-metodológicas ao campo.

A Revista FAMECOS: mídia cultura e tecnologia aceita resenhas de pesquisadores ou pós-graduandos que estejam cursando, no mínimo, o Mestrado.

Os textos devem seguir as seguintes recomendações para seu efetivo aproveitamento na publicação:

1 O artigo deverá ter a extensão de 30 a 42 mil caracteres (com espaço), formatado em página A4, espaçamento 1,5 e fonte Times New Roman, 12 pt.  

2 Cada proposta de artigo deve incluir impreterivelmente: título em português e inglês que expresse o conteúdo e a ideia geral do texto; resumo de até dez (10) linhas em português, com extensão de 500 a 1000 caracteres (com espaço); abstract de até dez (10) linhas em inglês, com extensão de 500 a 1000 caracteres (com espaço); três (03) palavras-chave em português; e três (03) keywords em inglês, para fins de indexação.

3 Pede-se ainda a citação: do nome do autor; da titulação e da instituição de sua maior titulação; do programa/ instituição ao qual está vinculado; do cargo ou função que ocupa no programa/ instituição ao qual está vinculado; e impreterivelmente do seu e-mail.

4 Notas numeradas e referências bibliográficas devem aparecer, nessa ordem, ao final do artigo (não utilizar notas de rodapé e/ou de pé de página).

Exemplo 1: HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

Exemplo 2: LEMOS, André. Mobile communication and new sense of places: a critique of spatialization in cyberculture. Revista Galáxia, São Paulo, v.1, n.18, p. 91-108, dez 2008.

Exemplo 3: SODRÉ, Muniz. Um imaginário ativo na cultura nacional. Revista Famecos, Porto Alegre, v.3, n.40, p. 23-27, dez. 2009. Disponível em:   Acesso em: 19 mar 2010 .

Exemplo 4: TIETZMANN, Roberto. Efeitos visuais como elementos de construção da narrativa cinematográfica em King Kong. 2010. 205 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Faculdade de Comunicação Social, PUCRS, Porto Alegre, 2010.

Exemplo 5: ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Quando a recepção já não alcança: Por uma revisão no objeto e método. In: XVII Compós, 2008, São Paulo. Anais do XVII Encontro Anual da Compós. São Paulo: UNIP, 2008. p. 01-12.

5 As referências de autores no corpo do texto devem aparecer conforme segue: Nome do autor (em letras minúscula), ano, página da publicação. Ex.: Santos (2005, p. 17) e/ou (Santos, 2005, p. 17).

6 As imagens utilizadas nos textos, além de referenciadas no material, devem ser enviadas numeradas (Fig.01; Fig.02; etc.), em arquivos separados, em formato JPG e com resolução mínima de 300 DPI's.

7 Os textos deverão ser submetidos através do Sistema de   Submissões   >   Submissões Online . Para a submissão dos arquivos com o trabalho é necessário que os autores se cadastrem no sistema antes de submeter um artigo; caso já tenha se cadastrado basta acessar o sistema e iniciar o processo de submissão.

8 É pertinente indicar também, em nota específica, se o texto já foi apresentado em congresso, seminário, simpósio, etc.

9 As resenhas deverão ter extensão máxima de cinco (05) páginas - 3.500 a 5.000 caracteres (com espaço), seguindo o padrão de formatação descrito acima.

10 Cada trabalho será avaliado sempre por dois (02) pareceristas; em caso de empate, o material será submetido a um terceiro avaliador.

11   Junto com os originais do texto, remeter “Autorização para Publicação Gratuita” conforme modelo disponível em   Autorização para Publicação Gratuita   . O envio do material implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação a   Revista FAMECOS   , que terá exclusividade para veiculá-los em primeira mão. O autor, porém, continuará a deter os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores.

Uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS.   Informações:   +55 51 3320-3658 .   famecos-pg@pucrs.br

Acesse aqui

 

Revista Sessões do Imaginário

A Revista Sessões do Imaginário – cinema, cibercultura e tecnologias da imagem é uma publicação do PPGCom criada em 1996 com objetivo de divulgar artigos, ensaios, entrevistas e resenhas sobre comunicação e a cultura contemporânea. São trabalhos de professores, pesquisadores e, sobretudo, discentes de pós-graduação que se interessam pelos estudos do imaginário social e das tecnologias de comunicação.

Acesse aqui