Você não possui a última versão do Adobe Flash Player instalado. Alguns elementos podem apresentar erros. Clique aqui para efetuar o download.   (fechar este aviso)

Relações Públicas

Objetivo do Curso

Formar profissionais de comunicação com uma visão ética, humanística, histórica e crítica que, ao mesmo tempo, atendam às características do mercado de trabalho, acompanhando a evolução social, econômica, política e cultural da realidade nacional e internacional, com o apoio das novas tecnologias para qualificar o relacionamento entre as instituições e seus públicos.

 

Foco em Novas Possibilidades

O curso de Relações Públicas da Famecos está focado no relacionamento institucional, que ocorre no âmbito humano, digital e internacional, visando formar profissionais diferenciados e preparados para os desafios do cenário contemporâneo.

 

Atuação Profissional

O egresso do curso, fundamentado nos princípios de Relações Públicas e da Comunicação, tem possibilidade de planejar e exercer suas atividades com espírito empreendedor. Este profissional pode atuar em:

  • organizações públicas, privadas e do terceiro setor,
  • assessorias de imprensa e/ou de comunicação,
  • agências de comunicação digital,
  • institutos de pesquisa de opinião,
  • empresas de organização de eventos científicos e culturais.

 

Habilidades Específicas

O curso de Relações Públicas da Famecos pretende capacitar o egresso a antecipar tendências na área da Comunicação, preparando o profissional para:

  • interagir e intervir no relacionamento entre as organizações (do primeiro, segundo e terceiros setores) e seus públicos de interesse, tanto no ambiente interno e externo, como também no âmbito local, regional, nacional e internacional;
  • posicionar e gerenciar a organização no espaço virtual, mediante estratégias e ações de relacionamento digital, personalização de conteúdos destinados aos diferentes públicos, mercados e sociedades;
  • elaborar e implementar diagnósticos, prognósticos, estratégias e políticas de comunicação e avaliações de resultados, por meio de planejamentos adequados às necessidades institucionais;
  • desempenhar o exercício profissional priorizando o ser humano e praticar as funções típicas de relações públicas de forma integrada com as demais atividades profissionais existentes na área de Comunicação.

 

Preparação para o mercado

"Existe um mercado fabuloso,
mas não é para fazer quadro de aviso
ou eventos isolados, não é isso.
É um mercado de diagnóstico, consultoria,
assessoria para o desenvolvimento do
relacionamento e da busca da cooperação.
Há oportunidade nos mais diversos setores,
desde a política até os esportes."


Dr. Roberto Porto Simões
Autor de obras de Relações Públicas e
primeiro coordenador do curso na Famecos

A teoria é aplicada em compasso com as últimas tendências e de forma dinâmica. Visa preparar o profissional para o mercado atual e futuro.

O currículo inclui disciplinas que contemplam atividades em laboratórios e estúdios, assim como noções para a elaboração e avaliação de textos, imagens e sons.

Além disso, os conhecimentos adquiridos são concretizados durante o curso por meio do desenvolvimento de projetos e de atividades que ocorrem dentro e fora da sala de aula. Entre elas, destacam-se:

a) Projetos Experimentais: nos quais os alunos tem a oportunidade de desenvolver e implementar um plano orientado e completo de comunicação, participando de todas as etapas do processo. Os projetos são identificados como Empresarial, Comunitário, Livre (com ênfase na internacionalização) e de Pesquisa.

b) RRPP Atualidades: é uma publicação impressa e digital do curso, desenvolvida pelos alunos na disciplina ´Produção de Mídia Impressa e Digital em Relações Públicas´. A atividade envolve contato prático com a produção e publicação de conteúdos especializados.

Visite o site RRPP Atualidades Online
e veja o material produzido pelos alunos do curso


c) Inserção Acadêmica: a Famecos é reconhecida pela sua inserção em congressos e encontros internacionais, nacionais, regionais e locais, direcionados à área da Comunicação. Por meio de programas de iniciação científica, os alunos de graduação podem ser bolsistas, com participação em pesquisas desenvolvidas junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, complementando sua formação acadêmica.

d) Contatos com o mercado: ao longo do curso, há diversos contatos com profissionais de destaque no cenário gaúcho e nacional, possibilitando uma troca de experiências em sala de aula, em eventos acadêmicos e demais espaços da faculdade.

e) Espaço Experiência: os alunos do curso de Relações Públicas podem participar ativamente em qualquer um dos núcleos do Espaço Experiência, produzindo pesquisas, projetos, eventos e campanhas desde o primeiro semestre, na qualidade de estagiários, de caráter acadêmico ou voluntário.
Conheça o portal Eu Sou Famecos e o trabalho do Espaço Experiência.

 

Duração

O curso tem duração média de 4 anos.

 

Vagas e Turnos

- 40 vagas para o turno da manhã (Vestibular de Verão)
- 40 vagas para o turno da noite (Vestibular de Verão)

 

Ingresso

Para iniciar a graduação em Relações Públicas é necessário realizar o Concurso Vestibular da PUCRS. A universidade oferece também a possibilidade de ingresso extravestibular, mediante transferência ou ingresso diplomado. Mais informações podem ser obtidas no site: www.pucrs.br/vestibular.

 

Local do Curso

O curso de Relações Públicas está localizado na Faculdade de Comunicação Social, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Avenida Ipiranga, 6681 – Prédio 7 – Coordenação Sala 215
Porto Alegre/RS – Brasil
Fone: (51) 3320-3569