O Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) foi criado em 27 de novembro de 1973, através de um protocolo firmado entre os governos do Japão e do Brasil, para intercâmbio médico-científico e, no dia 1º de dezembro de 1975, foi inaugurado oficialmente. Este foi o primeiro projeto de cooperação estabelecido pela Japan International Cooperation Agency (JICA) para a América Latina. Instituição pioneira na América Latina, o IGG é uma unidade acadêmica da PUCRS, ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, que se dedica a diferentes ações interdisciplinares relacionadas à pesquisa, ao ensino de pós-graduação (residência, especialização, mestrado e doutorado), à extensão na área do envelhecimento e à assistência. Para tanto, possui um corpo docente altamente qualificado, laboratório de pesquisa básica e clínica, salas de aula e de estudos. Em parceria com o Hospital São Lucas da PUCRS, mantém o Serviço de Geriatria que presta assistência ambulatorial e hospitalar à população idosa (Centro de Referência do Ministério da Saúde). Também mantém parcerias com instituições nacionais e internacionais. Através das suas ações e infraestrutura, proporciona a formação de recursos humanos qualificados e contribui para o envelhecimento ativo e bem sucedido.

Envelhecimento: Um tema Interdisciplinar

O envelhecimento é um processo complexo, que envolve aspectos biológicos, psicológicos, sócio culturais...

A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) define envelhecimento biológico como “um processo sequencial, individual, acumulativo, irreversível, universal, não patológico, de deterioração de um organismo maduro, próprio a todos os membros de uma espécie, de maneira que o tempo o torne menos capaz de fazer frente ao estresse do meio-ambiente e, portanto, aumente sua possibilidade de morte”.

LANÇAMENTO DE LIVRO COM SESSÃO DE AUTÓGRAFOS

O Instituto de geriatria e gerontologia da PUCRS fará o lançamento de dois livros no dia 05/11/ 2014 às 17h durante a 60ª feira do livro de Porto Alegre. Sexualidade , menopausa, andropausa e disfunção erétil no envelhecimento. Compreensão e manejo. E entendendo as síndromes geriátricas. Os autores dos referidos livros estarão no pavilhão central na Praça da Alfandega.