InovaNews - nº3 - mar/abr 2013

Lullaby desenvolve primeiro turbo elétrico nacional

Boa notícia para os proprietários de veículos que utilizam GNV como combustível. A Lullaby, empresa instalada no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), na Incubadora Raiar, acaba de finalizar os testes do primeiro turbo elétrico desenvolvido no Brasil. O equipamento, que está pronto para comercialização, deve elevar em até 25% o desempenho de carros a gás.

“Nosso turbo elétrico é fácil de instalar e tem custo acessível, ideal para veículos populares e que rodam muito, como táxis. Além disso, ele pode ser usado em conjunto com o turbo comum”, explica Eduardo Bellanca, sócio da empresa. Ele acrescenta que, com a peça, os motoristas não precisarão “apertar o botão da gasolina quando o trajeto exigir mais potência do automóvel”.

Outro diferencial do turbo elétrico é a diminuição comprovada do consumo de combustível, cerca de 10%, e da emissão de CO², aproximadamente 30%. “Também estamos testando formas de utilizar painéis solares. Assim, mesmo com o carro parado, o turbo recebe energia”, completa.



Esta notícia faz parte da InovaNews edição nº 3 - março/abril de 2013, publicada pela Assessoria em Comunicação da Rede Inovapucrs. A reprodução da matéria está autorizada desde que seja citada a fonte.