InovaNews - nº3 - mar/abr 2013

Perfil Empreendedor


Crédito: Bruno Todeschini/PUCRS

Quem: Rodrigo Krug

O quê: Fundador da Cliever Tecnologia, empresa instalada na Incubadora Raiar da PUCRS, e desenvolvedor da primeira impressora 3D, 100% montada no Brasil.

Como: Colocando em prática suas ideias e espírito empreendedor, sem medo de errar. Natural de Candelária, cidade do interior do Rio Grande do Sul, Krug cresceu vendo o pai administrar os negócios da família, entre eles, uma marcenaria. Foi lá que montou o primeiro protótipo da impressora de objetos, todo feito com madeira, e recebeu conselhos que o estimularam a empreender. “Meu pai, em muitas de nossas conversas, disse: ‘Faz aquilo que os outros acham difícil e, ainda mais, seja o melhor em tudo que estiveres fazendo!’” Ele seguiu a dica do pai e, mais tarde, quando estudava Engenharia Mecatrônica na PUCRS, viu em um cartaz no Campus Central da Universidade, a chance de montar sua empresa. “Estava de olho no mercado internacional de impressão 3D e sabia que havia espaço no Brasil para lançar a máquina, mas era muito inseguro, por isso decidi participar do processo de seleção da Incubadora Raiar. Fui selecionado e, com o auxílio da equipe da incubadora, montei um plano de negócios”, conta. Três meses depois, surgiu a oportunidade de apresentar a impressora em um estande do maior evento de inovação tecnológica, Internet e entretenimento eletrônico em rede do mundo, a Campus Party , em São Paulo. “Esse foi o verdadeiro divisor de águas da minha caminhada como empreendedor, pois não tinha o produto finalizado. A impressora ficou pronta no dia da feira e a primeira impressão foi feita lá, onde a máquina funcionou durante os cinco dias de evento por horas, sem intervalo”, revela. Segundo Krug, na Campus Party , ele recebeu a resposta que precisava para iniciar efetivamente sua empresa. “A dimensão do evento me fez ter noção do tamanho do mercado que tinha para explorar”, diz. A partir de então, passou a “correr atrás” de compradores para sua máquina. “Foram 12 viagens para São Paulo em seis meses, pegando metrô com a impressora embaixo do braço”, lembra ele, destacando que, mesmo enfrentando dificuldades como falta de recursos e excesso de oportunidades, nunca pensou em desistir. No ano passado, a Cliever foi eleita a startup mais inovadora na principal categoria do prêmio INFO Start, organizado pela revista INFO Exame, quando concorreu com mais de 490 empresas nascentes de todo o Brasil.

Hoje: A empresa conta com uma equipe composta de pessoas multidisciplinares, tem produto, preço e qualidade para concorrer com players internacionais. “A Cliever virou efetivamente uma empresa. Já consigo enxergar o negócio crescendo e se profissionalizando e meu objetivo é atingir o mercado fora do país”, ressalta. Ele comemora ainda o aumento nas vendas: “Quando fiz o plano de negócios, a meta era comercializar de uma a três máquinas por mês. Hoje, a perspectiva de vendas mensal é de 50 impressoras.”

Estratégia: Pensar o mais alto possível. Acreditar no meu e no potencial das pessoas que me cercam. Quando vencemos o estágio probatório de tomar decisões, percebemos que podemos fazer mais e, principalmente, pensar fora da “caixa”.

#ficaadica: “Converse, troque ideias, aprenda, observe, arrisque, conheça pessoas, erre muito e acredite sempre."



Esta notícia faz parte da InovaNews edição nº 3 - março/abril de 2013, publicada pela Assessoria em Comunicação da Rede Inovapucrs. A reprodução da matéria está autorizada desde que seja citada a fonte.