InovaNews - nº3 - mar/abr 2013

Telebras inaugura na PUCRS sua primeira Rede de Referência do País

Foi inaugurada hoje (26 de março) a Telebras Tecnologia, resultado da parceria entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e a estatal. O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o presidente da Telebras, Caio Bonilha, o governador do Estado, Tarso Genro, e o Reitor da Universidade, Joaquim Clotet, participaram do evento, que aconteceu no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), em Porto Alegre.

A unidade abrigará, em 500m², o escritório da empresa na Região Sul e a Rede de Referência, que servirá como suporte na homologação de novos produtos da Telebras.

Crédito: Gilson Oliveira

Roteadores, switches , rádios, bastidores de emenda e conexão ópticos, além de outros equipamentos que medem as condições de tráfego de dados, serão testados na sede aqui do Estado.

De acordo com o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (Propesq) da universidade, Jorge Audy, esse é o principal projeto envolvendo as telecomunicações no Brasil, colocando o Tecnopuc na linha de frente na área. “Para a PUCRS é uma deferência extraordinária”, ressalta.

Bonilha destaca que o Telebras Tecnologia integra o processo de descentralização da estatal, e será a sede da empresa na Região Sul. “É o nosso primeiro passo, a vitrine da Telebras no país. A partir daqui, buscaremos outros parceiros”, afirma.

Alta tecnologia

O espaço foi todo construído seguindo as regras exigidas pela estatal, desde a instalação de equipamentos, cabeamento, até a refrigeração da sala da Rede de Referência – composto de 18 bastidores, onde estão instalados com as mesmas versões hoje em funcionamento na planta em operação, incluindo espaço para novos produtos, equipamentos e serviços para os testes de homologação. Há fontes, baterias e seis unidades de ar condicionado, cada um com 60 mil BTUs, que resultam em uma capacidade de 480 mil BTUs. A professora da Faculdade de Engenharia, Maria Cristina de Castro, coordenadora do projeto, explica que a montagem da sala passou por rígidos controles de qualidade. “As instalações são de altíssima complexidade, pois precisam atender a especificidades de fornecedores diversos, cada qual com suas exigências”.

O principal objetivo, garante Bonilha, é levar a banda larga a todos os cantos do país a um preço competitivo, como prevê o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), do Governo Federal.

Programa Nacional de Banda Larga

O PNBL, desenvolvido pelo Ministério das Comunicações, tem o objetivo de fomentar e difundir o uso e o fornecimento de bens e serviços de tecnologias de informação e comunicação, de modo a massificar o acesso a serviços de conexão à internet em banda larga, acelerar o desenvolvimento social e econômico e reduzir desigualdades social e regional. Além disso, as ações visam facilitar o uso dos serviços do poder público pelo cidadão e aumentar a autonomia tecnológica e a competitividade brasileira.

O Programa prevê a prestação do serviço de internet de um Mbps ao valor máximo de R$ 35, já incluído o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), ou ao valor de R$ 29,90 nos estados em que não há cobrança do imposto.

*A reportagem completa sobre a inauguração da Telebras na PUCRS pode ser lida na edição nº 163, março/abril, da revista PUCRS Informação.

Esta notícia faz parte da InovaNews edição nº 3 - março/abril de 2013, publicada pela Assessoria em Comunicação da Rede Inovapucrs. A reprodução da matéria está autorizada desde que seja citada a fonte.