Institucional

Apresentação

O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) estimula a pesquisa e a inovação por meio de uma ação simultânea entre academia, instituições privadas e governo. Empresas de diferentes portes, entidades e centros de pesquisa da própria Instituição estão sediados nos dois sites: em Porto Alegre e em Viamão, ambos no Estado do Rio Grande do Sul - Brasil. Atualmente, o Tecnopuc abriga 120 organizações, somando mais de 6,5 mil postos de trabalho.

Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, a área é de 11,5 hectares e mais de 50 mil metros² de área construída.



Foto: Bruno Todeschini - Ascom PUCRS


Em Viamão, cidade vizinha da capital gaúcha, são 15 hectares e 33 mil metros² de área construída.



Foto: Bruno Todeschini - Ascom PUCRS


Área de Atuação

O TECNOPUC é um Parque Científico e Tecnológico multissetorial, focado em quatro áreas:

  • Tecnologia da Informação e Comunicação;
  • Energia e Meio Ambiente;
  • Ciências da Vida;
  • Indústria Criativa.

Estas áreas temáticas foram definidas a partir da competência acadêmica da Universidade, envolvendo grupos de pesquisa científica e tecnológica e cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado), associada à existência de demanda da sociedade.


A área de pesquisa científica e tecnológica é um dos destaques da PUCRS. Coroando os esforços da Reitoria da Universidade na capacitação docente e no aparelhamento de seus laboratórios de P,D&I, em 2002 a PUCRS passou a liderar, de acordo com dados do CNPq, o ranking nacional dos grupos de pesquisa nas instituições particulares, entre 268 instituições avaliadas.

O Tecnopuc na PUCRS e Região Metropolitana

Em Porto Alegre, o Tecnopuc está integrado ao Campus Central da PUCRS, que tem mais de 70 ha de área total. A Universidade acolhe mais de 30 mil estudantes, 2 mil professores e 5 mil funcionários. Situa-se em local privilegiado da capital do Estado do Rio Grande do Sul, em uma área central da cidade, ficando distante cerca de, no máximo, 20 minutos dos principais pontos.

Porto Alegre possui uma localização geográfica privilegiada em relação ao Mercosul, com população de 1,5 milhão de habitantes. Se considerada a região metropolitana da capital, este número chega a 3 mil habitantes.

Já, em Viamão, o Tecnopuc está integrado à uma área verde de mais de 15 hectares, oferecendo áreas de convívio ao ar livre e agradáveis espaços em meio à natureza. Conectado a espaços flexíveis e modulares, o Tecnopuc Viamão é ideal para atividades criativas e inovadoras.

A região metropolitana, da qual o município de Viamão faz parte, tem grande potencial e excelente infraestrutura de ciência e tecnologia. Possui quatro grandes universidades com mais de 130.000 estudantes, que são agentes de formação de profissionais de nível superior e oferecem ampla gama de laboratórios científicos e técnicos, completados por outros laboratórios de órgãos governamentais.

O Tecnopuc na Rede Inovapucrs

O Tecnopuc integra a INOVAPUCRS - Rede de Inovação e Empreendedorismo da PUCRS. Dela, também fazem parte:

- Núcleo Empreendedor, que apoia e incentiva ações inovadoras e empreendedoras;

- Ideia - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, que estimula o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica e oferece infraestrutura laboratorial, espaço físico e prototipagem;

- Incubadora Raiar, que abriga startups, spin-offs, além de projetos pré-incubados, incentivando o empreendedorismo e preparando empresas para o mercado;

- Centro de Inovação, uma parceria com a Microsoft, que objetiva acelerar o uso de novas tecnologias e desenvolver programas de qualificação;

- Labelo - Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, que apoia o fortalecimento e a qualificação dos produtos para atender a regulamentos e normas internacionais por meio de ensaios de avaliação de conformidade de produtos e emitindo relatórios de avaliação metrológica e certificados de calibração;

- AGT - Agência de Gestão Tecnológica, que viabiliza a realização de projetos de pesquisa;

- ETT - Escritório de Transferência de Tecnologia, que avalia a invenção e garante a propriedade intelectual, preservando direitos e transferindo resultados aos pesquisadores;

- AGE - Agência de Gestão de Empreendimentos, que atua com o objetivo de estruturar e desenvolver estratégias de fundraising, novos empreendimentos e serviços especializados com base no conhecimento e tecnologias geradas na Universidade;

- NAGI - Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI), que elabora diagnósticos para a identificação do estágio em que as organizações se encontram em relação à inovação, oferecendo assessoria e capacitação.

Juntas, as unidades atuam estimulando o processo de inovação e empreendedorismo da PUCRS.


O Tecnopuc no contexto dos Parques Tecnológicos


Os movimentos, em nível nacional e internacional, de criação de parques tecnológicos são crescentes. No Brasil existem vários exemplos de iniciativas dessa natureza. Um parque tecnológico compreende uma área física delimitada, convenientemente urbanizada, destinada às empresas intensivas em tecnologia, que se estabelecem próximas às universidades, com o objetivo de aproveitarem a capacidade científica e técnica dos pesquisadores e seus laboratórios.

Para as universidades, os Parques representam a oportunidade de obtenção de financiamento, melhorias, feedback das empresas e um campo de atuação para os pesquisadores. (Solleiro, 1993).

A PUCRS sempre se preocupou em responder a esses novos desafios. Há mais de duas décadas mantém investimentos sistemáticos no programa de qualificação e titulação de seu corpo docente, atingindo os níveis das melhores universidades do País. Paralelamente, desenvolve um ambiente com infraestrutura física invejável para o ensino, a pesquisa, e a realização de eventos.

Em outubro de 1999 a Universidade criou a Agência de Gestão Tecnológica e Propriedade Intelectual (AGT), com o objetivo de tornar-se o mecanismo institucional a coordenar a interação entre os meios acadêmico, empresarial e governamental. Com o passar dos anos, ampliou significativamente as parcerias com empresas e entidades representativas dos diversos segmentos.

Desde a sua criação, a AGT manteve a característica de incentivar e auxiliar no desenvolvimento de cada etapa dos convênios, sendo o embrião de ícones da Universidade, como o Tecnopuc e a Incubadora Raiar. O Escritório de Transferência de Tecnologia, também oriundo da Agência, faz parte da mesa de negociação de todos os novos projetos, avaliando o potencial de proteção e de transferência das inovações.

Histórico

Em Porto Alegre, os 11,5 ha do TECNOPUC foram adquiridos do Exército Brasileiro em 2001 e suas antigas instalações foram reformadas adequando-as às necessidades das modernas operações de pesquisa e desenvolvimento das empresas parceiras da Universidade.

Durante a maior parte do século XX, a área abrigou diferentes regimentos do Exército e, hoje, no início do século XXI, encontra-se adaptada às modernas exigências de uma sociedade cada vez mais baseada na informação e no conhecimento.

Em Viamão, o prédio era utilizado como sede do Seminário Maior do município, onde, há mais de meio século, funcionava a antiga Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição. Em 2004, a PUCRS passou a utilizar a estrutura como campus universitário. No entanto, a atuação empreendedora da universidade identificou o potencial da área e, a partir de 2013, a transformou no foco de crescimento do Tecnopuc para os próximos anos.

Comitê Gestor



Equipe

Direção
Prof. Rafael Prikladnicki

Secretaria Porto Alegre
Bruna dos Santos Grando

Coordenador de Projetos e Negociação
Prof. Eduardo Giugliani

Gestora de Negócios Internacionais
Simone Saraiva Torrescasana

Gestora de Projetos e Negociação
Prof. Clarice Schneider Lamb

Coordenador de Administração e Infraestrutura - Tecnopuc Porto Alegre
Rui Jung Neto

Analista Administrativo
Alexandra Brum Correa

Assistente Administrativo
Alexandre Bom Veiga

Coordenador de Administração e Infraestrutura - TecnopucViamão
Julio César Ferst

Secretaria Viamão
Cristina Andrade de Almeida

Assessoria para Assuntos de Comunicação

Jornalista
Adriana Dall'Agnol

Relações Públicas
Junior Avila

Estagiária de Jornalismo
Carolina Ambros

Bolsista de Jornalismo
Victoria Lermen

Objetivos

  • Inserir a PUCRS diretamente no processo de desenvolvimento tecno-econômico-social da região e do País.

  • Objetivos Específicos

    • Atrair empresas de pesquisa e desenvolvimento (P,D&I) para trabalhar em parceria com a Universidade;
    • Promover a criação e o desenvolvimento de novas empresas de base tecnológica;
    • Atrair projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em geral;
    • Estimular a inovação e a interação empresas-Universidade;
    • Gerar uma sinergia positiva entre o meio acadêmico e o empresarial;
    • Atuar de forma coordenada com as esferas governamentais, particularmente no âmbito do Projeto Porto Alegre Tecnópole.

    Visão de futuro

    MISSÃO
    Criar uma comunidade de pesquisa e inovação transdisciplinar por meio da colaboração entre academia, empresas e governo visando aumentar a competitividade dos seus atores e melhorar a qualidade de vida de suas comunidades.

    VISÃO
    Ser referência nacional e internacional pela relevância das pesquisas com a marca da inovação, promovendo o desenvolvimento técnico, econômico e social da região.