Empresas e Organizações Parceiras

Parceiros

O TECNOPUC envolve uma ação integrada e integradora entre a PUCRS, as empresas participantes e os governos municipal, estadual e federal. A proposta é a busca de equilíbrio constante entre as demandas dos parceiros, caracterizando uma relação simbiótica. A partir dessa visão a interação proposta no modelo de gestão pressupõe que tanto a Universidade como a empresa e governo estabelecerão uma relação e vantagens mútuas. O papel das esferas de governo é fundamental, estabelecendo as diretrizes estratégicas para o país na área de desenvolvimento científico e tecnológico. O TECNOPUC insere-se nesse ambiente participando de forma engajada e ativa nas iniciativas de governo, em especial da cidade de Porto Alegre, no âmbito do Projeto Porto Alegre Tecnópole.

Empresariais

  • ABINEE
    ABINEE/RS - Diretoria e Regional do Rio Grande do Sul da Associação Brasileira da Indústria Eletroeletrônica, sediada no TECNOPUC.
  • Ablecenter
    Able Center - Possibilita o contato das empresas com seus clientes viabilizando ações estratégicas e operacionais de atendimento, marketing e comunicação.
  • Accenture
    Empresa global especializada em consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing com 261 mil profissionais em mais de 120 países. Atua em todos os setores econômicos e funções de negócio desenvolvendo extensa pesquisa junto a bem-sucedidas organizações no mundo.
  • Aquiris Game Studio
    Iniciou suas atividades desenvolvendo projetos de Realidade Virtual e 3D Interativo para os mercados de Arquitetura e Aviação, passando a desenvolver projetos para o mercado de Comunicação, entregando games como plataformas interativas.
  • Associação SoftwareLivre.org (ASL)
    A Associação SoftwareLivre.org (ASL) é uma associação civil sem fins-lucrativos, com sede em Porto Alegre/RS, que reúne empresários, profissionais liberais, estudantes e servidores públicos, estabelecendo relações com os mais diversos setores da sociedade. O objetivo é tornar o software livre amplamente incluído na sociedade, propiciando espaço de discussão, apoio, fomento e organização de iniciativas nas mais diversas áreas relacionadas.
  • Assespro
    A Assespro-RS trabalha no fortalecimento das empresas e na representação institucional de seus interesses junto aos poderes constituídos e outros organismos, nacionais e estrangeiros. A entidade atua em todos os segmentos da Tecnologia da Informação, com programas de treinamento e consultoria, convênios, projetos de cooperação em consórcio, etc.
  • BioControl:
    Localizada no TECNOPUC de Viamão a Biocontrol visa atender as exigências da legislação quanto a qualidade de águas e alimentos e para isto oferece os serviços de análises microbiológicas e físico químicas juntamente com toda a sua infra estrutura e tecnologia.
  • Box Brazil
    União da Programadora Brasileira Independente e do Instituto Brasileiro de Audiovisual, Cinema, Internet e Música. A PBI é programadora de conteúdo audiovisual - multiplataforma que distribui, exibe e difunde o cinema e a música nacional.
  • Buena Vista Produtora
    Fundada em 2012 pelo diretor de vídeos Leonardo Stenzel, a Buena Vista Produtora atua no segmento de Vídeos Empresariais com foco nos segmentos de Vídeos Institucionais, Vídeo Marketing e EAD (ensino à distância). Visando sempre produzir soluções com o melhor custo-benefício aos seus clientes, a Buena Vista utiliza processos de produção já consolidados por mais de 20 anos de experiência. Estes processos otimizam recursos de forma eficiente, gerando economia, agilidade e alta qualidade do produto final.
  • CADS
    Capacitação e consultoria para as áreas de Arquitetura, Engenharia, Construção, Design, Manufatura e Mídia & Entretenimento.
  • Criatec 2
    O fundo Criatec 2 foi idealizado como continuação do projeto Criatec, iniciado pelo BNDES em 2006, e tem a Bozano Investimentos como gestor nacional e a Triaxis Capital como assessor operacional. O fundo tem como objetivo o fomento de empresas inovadoras ligadas ao empreendedorismo em diferentes regiões do Brasil de forma, a partir da capitalização e do crescimento acelerado.
  • Datum T.I.
    A Datum T.I. é uma empresa inovadora e focada na visão do cliente, oferecendo ao mercado serviços de outsourcing de TI. É especialista no desenvolvimento de software sob medida, atuando fortemente em soluções em automação de testes, alocação de profissionais e consultoria.
  • DBServer
    Projetos de software, fábrica de software, outsourcing, metodologias de desenvolvimento (SPI – Software Process Improvement) e testes de software.
  • Dell Computer
    Fornecedor de produtos e serviços para construir infraestruturas de tecnologia de informação e de internet. Concebe, projeta, fabrica e personaliza produtos e serviços para atender às necessidades de seus clientes. Instalou no TECNOPUC a primeira unidade global de desenvolvimento de software para uso interno, fora dos Estados Unidos.
  • DHMed
    A DHMed é uma empresa que realiza a calibração de equipamentos médicos para hospitais, clínicas, empresas privadas e industrias de todo o Brasil. Além disso, são representantes exclusivos para os Estados do Rio Grande do Sul e Paraná da empresa americana Masimo, referência mundial em oximetria, CO-oximetria e atividade cerebral. Tendo como meta em reduzir a zero as transfusões desnecessárias de sangue até o ano de 2020, utilizando a tecnologia gestão do sangue através da leitura contínua e não invasiva da hemoglobina.
  • DXC Technology
    A DXC.Technology ajuda os clientes a aproveitar o poder da inovação para prosperar na mudança. Por mais de 60 anos, temos conduzido com sucesso as maiores empresas do mundo e agências governamentais através de ciclos de mudança bem sucedida. Orgulhamo-nos da nossa independência tecnológica e do nosso papel como consultores de confiança. Nossa experiência profunda nos dá uma visão clara e cofiente para ajudar os clientes a navegar no futuro. Como a principal empresa de serviços de TI independente do mundo, estamos posicionados de forma única para liderar transformações digitais - criando um maior valor para clientes, parceiros e acionistas, e apresentando oportunidades de mercado para nossos funcionários. Estamos entre os melhores cidadãos corporativos do mundo. Temos 170.000 funcionários em mais de 70 países, atendendo a cerca de 6.000 clientes. Aproveitamos talento global, poderosas soluções de TI de última geração e relacionamentos de parceiros extensivos para ajudar clientes a se transformar digitalmente e aproveitar oportunidades. Nossa extensa rede de parceiros nos ajuda a impulsionar a colaboração e a alavancar a independência tecnológica. Nós estabelecemos mais de 250 relacionamentos globais da Rede de Parceiros, incluindo 14 parceiros estratégicos: Amazon Web Services, AT & T, Dell / EMC, HCL, HPE, HP, IBM, Lenovo, Micro Focus, Microsoft, Oracle, PwC e SAP. ServiceNow.
  • Engeltec
    Empresa da área de eletroeletrônica, projetos de circuitos e Informática embarcada.
  • FK Biotec - FK Biotecnologia S.A.
    Empresa nacional de base biotecnológica realiza pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de imunodiagnóstico humano e vacinas terapêuticas anticâncer. Em parceria com outras empresas e com centros de pesquisa em biotecnologia, distribui algumas de suas atividades de desenvolvimento em locais como o Centro de Imunodiagnóstico, na PUCRS, a Inovabiotec e a Proteogenética, localizadas com a FK Biotec no TECNOPUC, etc.
  • Getnet
    A Getnet é uma empresa de desenvolvimento e gestão de soluções de meios eletrônicos de pagamentos do país. Oferece soluções para recebimento de vendas com cartões, recargas de telefonia e TV por assinatura, bilhetagem e pagamento de contas (correspondente bancário). Com atuação nacional, possui mais de 500 mil estabelecimentos comerciais credenciados que utilizam seus serviços diariamente.
  • Globo.com
    A Globo.com é um portal e provedor de Internet pertencente ao maior grupo de mídia da América Latina, o Grupo Globo. É formada por cinco pilares principais: notícias, esportes, entretenimento, tecnologia e vídeos.
  • Hewlett Packard Enterprise
    é uma empresa de tecnologia americana criada em 01 de novembro de 2015 como o maior sucessor de Hewlett-Packard, juntamente com Hewlett Packard Empresa. Ela desenvolve e fornece produtos de hardware, incluindo sistemas pessoais e impressoras. Com sede em Palo Alto, Califórnia, HP Inc. opera em mais de 60 países a nível mundial. www.hpe.com
  • HP
    Há mais de 76 anos, a HP incorpora um espírito empreendedor único, com inovação e qualidade, impulsionada pela paixão pelos clientes e parceiros, criando tecnologia para melhorar a vida de todos.
  • Instituto Eldorado
    Fornece serviços e realiza projetos de pesquisa e desenvolvimento para promover diferencial competitivo aos seus clientes, por meio de soluções que envolvem inovações tecnológicas e de processos. Conta com sistemas de gestão e processos técnico-administrativos altamente qualificados, certificados segundo as principais normas internacionais, que favorecem a competitividade do Instituto e o torna uma das organizações que mais crescem no país na área de tecnologia da informação e comunicação.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS
    O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Atua com uma estrutura multicampi para promover a educação profissional e tecnológica de excelência e impulsionar o desenvolvimento sustentável das regiões.
  • Instituto de Estudos Tributários (IET)
    O Instituto de Estudos Tributários do Rio Grande do Sul é um fórum permanente de estudos e debates na área do Direito Tributário. Trata-se de uma associação com personalidade jurídica de direito privado, sem fins econômicos, com foco no estudo, pesquisa e difusão do Direito Tributário, bem como sua interpretação.
  • Instituto Hercílio Randon (IHR)
    As Empresas Randon inauguraram, em agosto, o Instituto Hercílio Randon de Tecnologia e Inovação. Trata-se de um espaço específico para o desenvolvimento tecnológico, instalado junto ao Tecnopuc, em Porto Alegre. O Instituto foi idealizado para ser um centro irradiador de ideias criativas e inovadoras que gerem novos produtos e agreguem benefícios ao cliente final e à sociedade. O IHR servirá como ponto de convergência para engenheiros e a comunidade científica e empresarial. A parceria com o Tecnopuc visa contar com os vários campos específicos do conhecimento que a universidade possui, bem como fazer intercâmbio com empresas, universidades, institutos nacionais e internacionais, para a troca de experiências.
  • Instituto Liberdade
    Produtor de ideias e construtor de influências "think thank" por excelência. O Instituto Liberdade é um produtor de ideias e construtor de influências (ONG).
  • Jomon
    Matérias primas de elevada pureza e processos de fabricação rigorosamente controlados na produção de componentes cerâmicos especiais para aplicações industriais e laboratoriais.
  • LACOG - LATIN AMERICAN COOPERATIVE ONCOLOGY GROUP*
    Com a experiência da atividade de investigação clínica de médicos oncologistas e a falta de informações precisas sobre o câncer na América Latina surgiu a necessidade de criar um grupo com o comprometimento de realizar e conduzir ensaios clínicos por todo o continente, oferecendo mais uma alternativa para o desenvolvimento da pesquisa clínica. Com esses objetivos foi criado o Grupo Latino Americano de Investigações Clínicas em Oncologia (LACOG).
  • Lifemed
    Produz equipamentos e insumos destinados ao setor médico-hospitalar. Com produtos inovadores, constante pesquisa em novas tecnologias, alianças estratégicas, participação ativa em fóruns técnicos, responsabilidade social e conquista de vários prêmios institucionais, a Lifemed tem se destacado, ano a ano, no cenário nacional de fabricantes de produtos hospitalares.
  • Martini Science
    Atua na área de controle de qualidade, levantamento radiométrico, avaliação de blindagens, projetos de instalações, cálculo de blindagens para serviços de medicina nuclear e radiodiagnóstico e desenvolve blindagens para instalações radiativas, descontaminantes para materiais radioativos, além de produtos descartáveis para uso em manipulação de radioisótopos.
  • Microsoft
    Desenvolvimento de software.
  • MK Life
    Empresa de pesquisa, desenvolvimento experimental, fabricação e comercialização de produtos das áreas médica e odontológica.
  • Netwall
    Desenvolve sistemas de gestão para garantir a alta disponibilidade da TI em empresas, destinados à prevenção, identificação e correção de irregularidades, automatização da gestão dos sistemas de TI, redução do tempo de identificação e eliminação dos problemas, dimensionamento ideal da infraestrutura e da equipe necessária para atender o departamento de TI.
  • Oz Engenharia
    Geradores de ozônio para tratamento de ar e água.
  • PaimLab
    O PaimLab é um laboratório da agência de publicidade Paim. O desafio é pensar novos modelos de publicidade.
  • codeHB
    A codeHB desenvolve softwares customizados, com foco principal em soluções Microsoft.Fundada no Brasil há mais de 10 anos, tem sua Sede no Tecnopuc e escritórios no Reino Unido e na França. Possui cases nos mais diversos segmentos, transformando a paixão por tecnologia em resultados que agregam valor aos negócios dos seu clientes.
  • Petrobras
    Maior empresa do Brasil, atua de forma integrada nas atividades de exploração e produção, refino, comercialização, transporte e petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, biocombustíveis e energia elétrica.
  • PGQP
    Qualidade (PGQP) tem a missão de promover a competitividade sustentável do Rio Grande do Sul para melhoria da qualidade de vida das pessoas através da busca da excelência em gestão. Criado em 1992, o PGQP tem como presidente do Conselho Superior, Ricardo Felizzola, e do Conselho Diretor, Daniel Randon. Considerado referência internacional, por sua disseminação e capacidade de mobilização, o PGQP soma mais de 1,3 milhão de pessoas envolvidas, com adesão de mais de 11 mil organizações associadas e uma rede de 71 comitês setoriais e regionais, permeando o estado do Rio Grande do Sul e diversos setores da economia gaúcha, com a capacitação de mais de 300 mil pessoas nos fundamentos da qualidade.
  • PMI
    Promoção em gerência de projetos.
  • Procempa
    A Procempa foi fundada no dia 9 de setembro de 1977. Concebida originalmente como órgão de processamento de dados do governo municipal, transformou-se gradualmente numa moderna empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação, disponibilizando soluções compatíveis com a vanguarda do trade internacional de TIC.
  • PROTÓTIPOS 3D
    A Protótipos 3D fábrica objetos com extrema precisão, grande resistência e para as mais diversas finalidades, atuando em áreas como odontologia, medicina, arquitetura, engenharia entre outras.
  • Qualistatus
    A empresa atua em pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências físicas e naturais e serviços de engenharia.
  • QuatroG Pesquisa & Desenvolvimento Ltda
    Pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos na área da biotecnologia.
  • Radiopharmacus (Grupo RPH)
    Elabora produtos para o mercado de medicina nuclear. Sua unidade produtiva segue as normas da Resolução RDC nº 17 da Anvisa (Boas Práticas de Fabricação e Controle de Medicamentos), e ISO-NBR 14644 (Fabricação de Medicamentos Injetáveis), além de possuir um Laboratório de Controle de Qualidade próprio com padrões e técnicas internacionais de análise. Primeira indústria farmacêutica privada nacional adequada às atividades de produção, distribuição e comercialização dos conjuntos de reativos, também classificados como radiofármacos.
  • Rockhead Games
    Empresa desenvolvedora de games e de conteúdo transmídia (Indústria Criativa). Seu projeto mais recente é Starlit Adventures, jogo mobile com mais de 5 milhões de downloads no mundo todo. Revistas em quadrinhos e série animada para TV e VOD já estão sendo criados dentro deste universo.
  • RS ÓLEO & GÁS
    Associação de empresas do setor industrial metal, mecânico e energético do Rio Grande do Sul criada no ano de 2006 por motivação do Projeto Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás (CPP&G RS) desenvolvido pelo SEBRAE-RS em parceria com a REFAP/Petrobras. A associação está voltada para o fortalecimento do setor industrial metal, mecânico e energético, tendo como princípios básicos as questões socioambientais.
  • Sicredi
    É uma instituição financeira cooperativa, com 118 cooperativas de crédito filiadas, que operam com uma rede de atendimento com 1.520 pontos. Conta ainda com cinco Centrais Regionais – acionistas da Sicredi Participações S.A., uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo e suas empresas controladas. Todas essas entidades adotam um padrão operacional único. A atuação em sistema permite ganhos de escala e aumenta o potencial das nossas cooperativas de crédito.
  • Sinergy
    Empresa de mídia Out Of Home (OOH) e Beyond Out Of Home (BOOH) que busca, no desenvolvimento de projetos de comunicação urbana, soluções que agreguem valores às marcas (seus clientes), embelezem e respeitem as cidades e rompam paradigmas. Busca sempre consolidar transformações sociais e urbanas através da propaganda responsável.
  • Solentech Solution, Engineering & Technology
    trabalha com soluções em engenharia, projetos e gerenciamento de alta tecnologia baseada nas ondas eletromagnéticas como telecomunicações, rede wireless, radares, monitoramento e interferência de comunicação baseada em rádiofrequência e processamento de sinal.
  • Sourtec
    Empresa que realiza trabalhos de engenharia de corrosão, pesquisa e desenvolvimento de testes em materiais para indústria de petróleo, como ensaios de corrosão/fadiga em meios contendo soluções salinas e gases típicos da exploração offshore, ensaios de corrosão em grande escala em tubulações flexíveis, testes de SSC método A, SSC flexão 4 e 3, pontos e HIC, todos conforme normas “sweet” e “sour” e ensaios de tenacidade à fratura em ambientes agressivos
  • SOUTH SYSTEM
    A empresa South System trabalha com desenvolvimento de programas de computador sob encomenda, tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet e consultoria em tecnologia da informação.
  • Softmóvel
    Desenvolvimento de software para a computação móvel.
  • Softsul
    Execução e apoio a projetos em tecnologia da informação e comunicação.
  • Stefanini
    Prestadora de serviços e provedora de soluções na área de informática, com atuação nacional e internacional, é uma multinacional brasileira presente em mais de 10 países.
  • STE Parts
    Fundada para atuar no mercado de compósitos de alto desempenho, a STE Parts combina agilidade, flexibilidade e qualidade em seus produtos e processos, buscando a satisfação total de seus clientes. A STE Parts está instalada no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, o qual proporciona um ambiente favorável para pesquisas e inovações.
  • Telebras Tecnologia
    A empresa Telecomunicações Brasileiras S. A. tem como missão fornecer soluções de telecomunicações que contribuam para o desenvolvimento e para a redução das desigualdades, de forma sustentável e com um elevado padrão de qualidade.
  • ThoughtWorks
    A ThoughtWorks é uma empresa de software e uma comunidade de pessoas apaixonadas e guiadas por propósitos, especialistas em consultoria, entrega e produtos de software. Pensamos de forma disruptiva para entregar tecnologia que atenda aos maiores desafios de clientes, ao mesmo tempo que buscamos revolucionar a indústria de tecnologia e promover mudanças sociais positivas. Criamos ferramentas pioneiras para times de desenvolvimento que aspiram ser grandiosos. Nossos produtos ajudam organizações a melhorar constantemente e entregar software de qualidade para suas necessidades mais críticas. Fundada há mais de 20 anos, a ThoughtWorks cresceu de um pequeno grupo em Chicago para uma empresa de mais de 3500 pessoas, espalhadas em 34 escritórios e em 12 países: Austrália, Brasil, Canadá, China, Equador, Alemanha, Índia, Singapura, África do Sul, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos.
  • ThyssenKrupp Elevadores
    A ThyssenKrupp Elevadores integra o Grupo ThyssenKrupp, multinacional com sede na Alemanha, presente nos cinco continentes e que emprega mais de 170 mil pessoas no mundo. Com vendas de mais de 40 bilhões de euros em 2013/2014, é um dos mais importantes grupos ligados à tecnologia e ocupa uma posição de destaque nos mercados internacionais. As duas principais áreas de negócios são Materiais e Tecnologia. A primeira é dividida em três segmentos – Aço, Aço Inoxidável e Serviços – e a segunda em Elevadores, Planta Tecnológica, Componentes Tecnológicos e Marine, o que diferencia e organiza as competências do Grupo.
  • Tools Software
    Representante da TOTVS para a área Financeira (financials services).
  • Toth Tecnologia
    A empresa desenvolve pesquisa de base aliada à criação de produtos médicos inovadores, mediante a integração dos conhecimentos acadêmicos e de mercado.
  • TOTVS
    Empresa de software, inovação, relacionamento e suporte à gestão, líder no Brasil e a 8ª maior do mundo no setor.
  • WGS Tecnologia
    A WGS atua no desenvolvimento de Sistemas de Visão artificial para inspeção de produtos e softwares para automação Industrial.
  • Winnova
    A Winnova é uma empresa nascente, cujo objetivo é desenvolver empreendedores e suas ideias de forma conjunta e colaborativa. Promovemos o uso de metodologias de inovação e o direcionamento de recursos nas startups apoiadas por meio de suporte estratégico, consultorias, treinamentos, investimentos e participações.
  • 4ALL

Institucionais

  • Anprotec
    Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores.
  • AJE-POA
    Associação dos Jovens Empreendedores de Porto Alegre.
  • CIENTEC
    Fundação de Ciência e Tecnologia.
  • CNPq
    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
  • COMUNG
    COMUNG - Consórcio das Universidades Comunitárias integrado por 15 universidades, entre elas a PUCRS, representando uma verdadeira rede de Educação, Ciência e Tecnologia que abrange quase todos os municípios do interior do Estado. Atualmente 70% dos alunos universitários do Rio Grande do Sul estudam em instituições comunitárias. As 15 universidades integrantes do COMUNG somam 825 cursos de graduação, 103 cursos de mestrado e 44 de doutorado e nove mil professores, entre eles 2.477 doutores.
  • FAJERS
    A Federação das Associações de Jovens Empreendedores do Rio Grande do Sul é a representante estadual das Associações dos Jovens Empreendedores (AJES).
  • FAPERGS
    Fundação de Amparo ajuda à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul.
  • FIJO
    Fundação Irmão José Otão.
  • FINEP
    Financiadora de Estudos e Projetos
  • Governo RS
    Governo do Estado do Rio Grande do Sul
  • MCT
    Ministério da Ciência e Tecnologia
  • PAT
    Porto Alegre Tecnópole
  • Prefeitura POA
    Prefeitura do Município de Porto Alegre
  • PROCEMPA
    Cia Processamento de Dados do Município de Porto Alegre
  • REGINP
    Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos
  • SMART CITY INNOVATION CENTER
    O Smart City Innovation Center, é um espaço de pesquisa e desenvolvimento de soluções relacionadas às cidades inteligentes e a Internet das Coisas (IoT). O centro, localizado no Tecnopuc, se dedicará a testes e provas de conceitos que agreguem valor a entidades interessadas em criar soluções para as áreas de gestão pública, saúde e educação, assim como ao desenvolvimento de um sistema operacional para as cidades inteligentes e suas aplicações.
  • SEBRAE
    Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
  • (TECNA) CENTRO TECNOLÓGICO AUDIOVISUAL DO RS
    O Tecna é um centro de referência para a Indústria Criativa, com ênfase no audiovisual e na tecnologia. Abriga completa infraestrutura de produção e pós-produção de conteúdos digitais criativos, cluster empresarial, centro de formação permanente e laboratórios de pesquisa. É uma iniciativa da PUCRS, em conjunto com o Governo do Estado do RS e a Fundacine, e está sediado no Tecnopuc Viamão.

Institutos, Centros e Laboratórios de Pesquisa

  • Laboratórios da Faculdade de Física localizados no TECNOPUC
    Centro de Pesquisa em Energia Solar - CB-Solar; Centro Interdisciplinar de Nanociências e Micro-Nanotecnologia - NanoPUC; e Núcleo de Pesquisa em Imagens Médicas – NIMed; desenvolvem pesquisas em cooperação com empresas, com forte atuação na formação de recursos humanos em áreas científicas e tecnológicas em energia solar e fotovoltaica, nanotecnologia e imagens médicas.
  • INSTITUTO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM TUBERCULOSE (IPB/INCT-TB)
    O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Tuberculose (INCT-TB) foi criado no final de 2008 pelo programa INCT do CNPq e é formado por cerca de 40 pesquisadores de 22 centros de pesquisa distribuídos em nove estados brasileiros. A criação do INCT-TB é justificada pela necessidade de promover a integração entre diferentes grupos de pesquisa, com o objetivo de consolidar o desenvolvimento de fármacos e vacinas para tuberculose (TB) no Brasil bem como desenvolver e validar um diagnóstico rápido e confiável para a detecção de Mycobacterium tuberculosis sensível e resistente a fármacos.
  • Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais (IPR)
    O Instituto do Petróleo e dos Recursos Naturais busca ampliar a atuação da universidade em pesquisa com foco na produção de energia e sua utilização sustentável, atendendo à necessidade de desenvolvimento desta área no país. O instituto representa a consolidação e ampliação das atividades iniciadas no Centro de Excelência em Pesquisa e Inovação em Petróleo, Recursos Minerais e Armazenamento de Carbono (CEPAC).

  • CENTRO DE INOVAÇÃO PUCRS - MICROSOFT (CI)
    O Centro de Inovação Microsoft-PUCRS, é resultado de uma parceria firmada entre a Microsoft e a PUCRS para promover a qualificação de organizações, de profissionais e estudantes, por meio de mecanismos que fomentem o uso de Tecnologias da Informação. O Centro atende estudantes, para facilitar sua inserção no mercado de trabalho; empreendedores, fomentando a criação e o desenvolvimento de empresas inovadoras na área de TI; empresas consolidadas com a capacitação de profissionais e aplicação de novas tecnologias.
  • CPBMF Centro de P&D em Biologia Molecular e Funcional
    O Laboratório tem desenvolvido suas pesquisas principalmente nas áreas de imunologia e biologia molecular em associação com outros laboratórios do Instituto de Pesquisas Biomédicas, outras faculdades e inclusive com outras instituições, com o objetivo de associar distintas competências na busca de um melhor entendimento dos processos biológicos envolvidos nas doenças crônicas e/ou infectocontagiosas do homem.
  • INSTITUTO DE PESQUISAS BIOMÉDICAS-CENTRO DE P&D EM BIOLOGIA, MOLECULAR E FUNCIONAL
    O Instituto de Pesquisas Biomédicas (IPB) é um centro de excelência em pesquisa biomédica, que desenvolve projetos em pesquisa translacional em busca da elucidação de mecanismos fisiopatogênicos de doenças, novas terapias, avanços diagnósticos e biomarcadores. Estas pesquisas são desenvolvidas através de uma rede de parcerias dos diferentes laboratórios e centros do Instituto com centros de pesquisas nacionais e internacionais.
  • CriaLab
    Espaço de diálogo para que as pessoas exponham suas ideias, problematizem, debatam, negociem, deliberem e criem estratégias, servindo como proposta de aceleração do processo criativo relevante e de resolução de problemas complexos, através de interações com as diferentes áreas do conhecimento, atuando nas áreas de pesquisa (reflexão do fenômeno criativo, de forma criativa - metacriatividade), ensino (desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras) e extensão (consultoria e desenvolvimento de projetos específicos).
  • Instituto do Cérebro
    O Instituto do Cérebro conta com equipamentos de diagnóstico de última geração e investe na pesquisa e tratamento de doenças neurológicas, neurooncológicas, neurovasculares e neurodegenerativas como Epilepsia, Alzheimer e Parkinson, entre outras. É uma proposta inovadora, porque não existe na América Latina um Centro - na área neurológica - em que o paciente tenha atendimento, pesquisa e tecnologia de diagnóstico, reunidos num só local.
  • NUCLEO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE DA CRIANÇA
    O Núcleo de Pesquisa de Educação em Saúde da Criança (NESC) tem como objetivo desenvolver pesquisas em educação de doenças respiratórias crônicas, com sede o prédio 96A (salas 206 e 208), do TECNOPUC, mantendo pesquisas tanto no Centro Infant - Instituto de Pesquisas Biomédicas (IPB-PUCRS) quanto no Ambulatório de Pneumopediatria do Hospital São Lucas da PUCRS. A sede no TECNOPUC tem como objetivo vincular pesquisas multidisciplinares em parceria com empresas de tecnologia. Atualmente, o NESC vem desenvolvendo projetos em quatro linhas de pesquisa, sendo: Educação em asma; Aplicativos móveis para controle e adesão ao tratamento para asma; Bioinformática e Educação ambiental.

  • Centro de Produção de Radiofármacos
    Unidade de produção de radioisótopos de meia vida muito curta ( 8 minutos a 100 minutos), incluindo o Cíclotron (acelerador de partículas). É o único em uma universidade privada no Brasil e Laboratórios de Radiofarmácia associados.

  • Centro de Imagem Molecular

    PET-CT - Equipamento que utiliza marcadores (radioisótopos) de meia vida muito curta, muito importante para avaliar a função e o metabolismo do cérebro, bem como de grande utilidade no diagnóstico muito precoce do câncer. SPECT - Equipamento para avaliar o fluxo de sangue no cérebro, de última geração. RM - Ressonância magnética de última geração, de 3 Tesla.

  • Centro de Pesquisa Pré-Clínica

    Centro microPET, onde será efetuada pesquisa biomédica em ratos e camundongos, sobretudo para o rastreamento de novas alternativas terapêuticas para o tratamento de doenças neurodegenerativas.

  • Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Tuberculose
    A PUCRS coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Tuberculose, que pesquisa o desenvolvimento de vacinas para a prevenção, drogas para o tratamento e ferramentas para o diagnóstico da tuberculose.

  • LAIF Laboratório de Insumos Farmacêuticos
    Tem como objetivo avaliar e caracterizar insumos farmacêuticos, realizando controle de qualidade e desenvolvendo metodologias analíticas para apoiar o desenvolvimento técnico de indústrias farmacêuticas públicas e privadas.

  • IDEIA - Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento
    O IDEIA apoia o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica, com as diferentes unidades da Universidade. Oferece também, serviços voltados a pesquisa nas seguintes modalidades: infra-estrutura laboratorial, espaço físico para hospedagem de projetos de pesquisa e desenvolvimento de protótipos.

  • Centro de Microgravidade - PUCRS
    A principal atividade do Centro de Microgravidade/FENG-PUCRS, a partir de agora denominado Centro de MicroG, é o desenvolvimento de projetos de pesquisa relativos à biomedicina, antes, durante e depois de simulações de microgravidade e voos parabólicos, à medicina de aviação do século XXI e à engenharia biomédica aeroespacial. Coordenadora Geral: Professora Thais Russomano, PhD Coordenador de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação: Eng. Ricardo Bertoglio Cardoso.

    Laboratórios:
    Laboratório de Fisiologia Aeroespacial John Ernsting; Laboratório de Farmácia Aeroespacial Joan Vernikos; Laboratório de Engenharia Biomédica Aeroespacial; Laboratório de Biomecânica Aeroespacial; Laboratório de Telemedicina; Laboratório de Pesquisa Aeroespacial; Laboratório de Fisioterapia Aeroespacial.
  • Telebras Tecnologia-
    A unidade abrigará, em 500m², o escritório da empresa na Região Sul e a Rede de Referência, que servirá como suporte na homologação de novos produtos da estatal. Roteadores, switches, rádios, bastidores de emenda e conexão ópticos, além de outros equipamentos que medem as condições de tráfego de dados serão testados no local. Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da Universidade, Prof. Jorge Audy, o Centro atuará em três grandes frentes: para testes de novas tecnologias para aplicação no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL); na homologação de produtos desenvolvidos em projetos em parcerias e em novas tecnologias. Caio Bonilha, presidente da Telebras, lembrou que o TECNOPUC conta com ótimas condições para a instalação, além de ter apoiado e investido no projeto. “Aqui existe um cluster tecnológico extremamente importante para o desenvolvimento tecnológico do País, e muitos dos nossos fornecedores se encontram no RS.” No TECNOPUC, a Telebras Tecnologia atuará em conjunto com o Instituto de Eletrônica e Telecomunicações da PUCRS (IET-PUCRS) com foco central na área de telecomunicações.
  • Ubilab Laboratório de pesquisa em Mobilidade e Convergência midiática - PUCRS FAMECOS PPGCOM
    A pesquisa inova a forma de desenvolvimento de projetos na área de dispositivos móveis, assim como sua integração com outras plataformas, em conjunto com o Grupo RBS. O projeto, pioneiro na América Latina, une a visão acadêmica da PUCRS à prática do mercado de comunicação da empresa para o desenvolvimento de pesquisas que resultarão em produtos na área de dispositivos móveis integrados com Rádio e TV. A pesquisa é um importante passo para as duas instituições. O desenvolvimento de produtos é efetivado em parceria pela equipe Ubilab, integrada por alunos de mestrado e da graduação da FAMECOS-PUCRS e coordenada pelo Prof. Dr. Eduardo Pellanda em colaboração com o Prof. Dr. André Pase. A equipe trabalha em conjunto com a unidade de desenvolvimento de produtos digitais do Grupo RBS, também localizada no TECNOPUC.

Convênios de Internacionalização

O Tecnopuc possui convênios de internacionalização com diversos parques científicos e tecnológicos no mundo. Além disso, faz parte de redes e plataformas internacionais que dão acesso a dezenas de ambientes de inovação. Os convênios integram o Programa de Internacionalização do Tecnopuc e possibilitam que empresas do Parque acessem o mercado global de maneira mais ágil, assim como permitem que empresas estrangeiras recebam suporte para acessar o mercado brasileiro. Essa aproximação não beneficia apenas as empresas interessadas em se estabelecer em outro país, mas também as que desejam outros tipos de conexões e parcerias internacionais, tanto no aspecto mercadológico quanto tecnológico.

Parceiros

  • Alemanha
    HMWVL – Hessiches Ministerium für Wirtshaft, Verher und Landesent and House of Information Technology

    PRE-Park

  • Canadá
    GTMA – Greater Toronto Marketing Alliance

  • China
    TUSPARK - Tsinghua University Science Park

  • Colômbia
    RUTAN

  • Equador
    Universidad Técnica Particular de Loja

  • Estados Unidos
    University of South Florida Research Park

  • Itália
    Fondazione Bruno Kessler

  • Reino Unido
    UKTI - United Kingdom Trade and Investment

  • Rússia
    Skolkovo Innovation Center

    EBN Innovation Network

    Global ICT Parks Network

    Land2Land

    Atores

    1

    • As empresas de vários portes que se estabelecem no TECNOPUC.
    • Grandes empresas, em um número reduzido, são âncoras de atração em determinadas áreas como tecnologia de informação, ciências da vida, óleo & gás e indústria criativa.
    • As micro e pequenas empresas incubadas na Incubadora RAIAR, tem apoio logístico especial.
    • Entidades Empresariais e Profissionais que visem fomentar a Inovação e o Empreendedorismo.
    • As relações das Empresas e das Entidades com a PUCRS e o TECNOPUC são reguladas por convênios e contratos específicos.

    2

    • As organizações públicas e privadas de desenvolvimento científico, tecnológico e econômico
    • Entende-se o TECNOPUC como inserido no contexto da Porto Alegre Tecnópole e que busca aproximação com agências de fomento do Governo (FAPERGS, FINEP, CNPq, etc.), entidades privadas que podem agregar valor ao Parque (SEBRAE, ANPROTEC, FIERGS, etc.), entidades específicas da área de C&T (MCT, COMCET), outras Universidades e Parques Tecnológicos.

    3

    • A PUCRS através de suas Unidades Acadêmicas e de Pesquisa e através das Unidades que integram sua Rede de Inovação e Empreendedorismo - INOVAPUCRS.
    • Cria-se assim um ambiente de forte integração com os Institutos e as Unidades Acadêmicas da Universidade que desenvolvem pesquisa científica básica ou tecnológica aplicada. Isto se dará através de redes de coooperação, cursos de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, laboratórios de pesquisas, projetos conjuntos financiados e unidades de serviço de alta qualificação e laboratórios de P,D&I da PUCRS instalados no Parque.

    4

    • A gestão do Parque é realizada pela Direção do TECNOPUC, sob a coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS – PROPESQ, e da Diretoria de Inovação e Desenvolvimento – DID/PROPESQ.
    • A AGT - Agência de Gestão Tecnológica da PUCRS – faz a gestão dos projetos de P,D&I da PUCRS cooperados com empresas e agências governamentais de fomento, atuando em conjunto com a Direção do TECNOPUC e com as demais unidades da Rede INOVAPUCRS.
    • O Comitê Gestor do TECNOPUC traça as diretrizes e políticas do Parque, bem como avalia periodicamente o seu desempenho.

    Modelo de Atração

    O modelo de atração utilizado pelo TECNOPUC para captar empresas da área de Tecnologia, apesar de ter sido idealizado para ser único, comporta adequações que permitem sua integral aplicação a todos os portes e tipos de organizações. A consciência de que uma multiplicidade de empresas e organizações precisavam ter espaço reservado no parque tecnológico determinou que o modelo de atração levassem em conta o porte, maturidade em atividades de P,D&I e capacidade destes setores. Considerando ainda que a premissa básica do processo de aproximação se sustenta no desenvolvimento conjunto de projetos de P,D&I, conforme prescreve o modelo de interação universidade-empresa de Cunha, estes foram dimensionados para considerar as características específicas de cada ator. Para tanto se possibilitou, por exemplo, que o tamanho e abrangência do projeto de P,D&I fosse compatível com o tamanho da área ocupada pela empresa no empreendimento. Assim, uma cadeia completa poderá ser gerada no âmbito do Parque. Demandas colocadas por grandes empresas multinacionais e nacionais estarão sendo atendidas pelas empresas regionais e organizações públicas e privadas instaladas no parque. E, em casos específicos, estes agentes, para bem se desempenhar no atendimento a demanda das grandes empresas, irão estimular à criação de novos empreendimentos, que poderão ser desenvolvidos na incubadora. Nesta condição estaria estabelecido no habitat do TECNOPUC. Com esta amplitude e coesão o modelo de atração utilizado pelo TECNOPUC para captar empresas têm sido muito bem sucedido. Este sucesso já pode ser constatado pela ocupação integral das edificações disponíveis.