10/07/2017

Estudantes americanos fazem intercâmbio em empresas do Tecnopuc

Projeto tem foco na troca de expertises e aprendizado sobre metodologias de ensino em engenharia



Foto: Divulgação - Da esquerda para direita: Allison Salter, Latané Bullock, Nathalie Phillips


Três estudantes da Rice University, Universidade americana localizada no Texas, participam de treinamento acadêmico em empresas do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). O projeto é fruto de uma parceria entre a Faculdade de Engenharia da PUCRS (FENG) e a universidade americana, que também recebe alunos da PUCRS, e é coordenado pelo diretor da FENG, Carlos Alexandre.

No Tecnopuc, Toth Lifecare, HP Inc e Rockhead Games abriram suas portas para receberem Allison Salter, Nathalie Phillips e Latané Bullock, alunos dos cursos de Engenharia Biomédica, Mecânica e de Computação, respectivamente. A estadia dos estudantes tem duração de sete semanas e prevê a entrega de relatórios de participação no final do período, permite que os alunos atuem diretamente em projetos dessas empresas.

Na Toth, Allison está trabalhando na ampliação de uma linha de produto da empresa, que atua na área da saúde desenvolvendo equipamentos médicos e recentemente lançou um termômetro que se conecta ao celular via conexão Bluetooth. Nathalie, que realiza treinamento na HP, contribui através da modelagem, impressão e prototipagem de um projeto. Já Latané, que está compondo a equipe da Rockhead, uma desenvolvedora de games e conteúdo transmídia, está concentrado na elaboração de um novo game da empresa, que tem previsão de lançamento para 2018.

Brasileiros vivem experiência nos Estados Unidos
Nos Estados Unidos, representando a PUCRS, estão Carlos Alberto Sbradelotto, do 4º semestre do curso de Engenharia Elétrica, Luis Felipe Moura, 5º semestre de Engenharia de Controle e Automação, e Bruno Valentini, cursando o 6º semestre em Engenharia Mecânica. Os três alunos estão desenvolvendo projetos específicos dentro de um laboratório da Rice University, sob coordenação dos professores Maria Oden e Matthew Wettergreen.. Quando retornarem ao Brasil, os alunos irão atuar como assistentes na disciplina Integração Mecânica - Experimental, coordenada pelos professores Luis Humberto Villwock, Filipi Vianna, Felipe Dalla Vecchia e Carlos Alexandre.

Conheça os estudantes:
Latané Bullock
Allison Salter
Nathalie Phillips