11/07/2017

Estudo sobre energia solar



Foto: Bruno Todeschini


A PUCRS participa de um estudo inédito para analisar a viabilidade técnica e econômica da produção de energia elétrica a partir de módulos fotovoltaicos no meio rural. Com financiamento da empresa Itaipu Binacional e de três cooperativas, o projeto visa criar um modelo que leve à expansão da iniciativa pelo País. A tecnológica será implantada em três propriedades do oeste paranaense e interligada à rede de distribuição. Como o setor agrícola e agroindustrial das cadeias de proteína animal da região tem alta demanda, com o sistema fotovoltaico serão supridos 50% do consumo.

O Núcleo de Tecnologia em Energia Solar (NT Solar) da Universidade orientará a compra dos módulos, acompanhará a sua instalação e será responsável por avaliar, em tempo real, a produção de energia elétrica. Com duração de três anos, renováveis, o trabalho deverá embasar políticas públicas de incentivo à adoção da energia solar no campo, por meio de financiamentos a agricultores e cooperativas. Estão envolvidos quatro doutores, dois alunos de mestrado e dois de graduação.

Agora, a PUCRS anuncia o edital para contratação de empresa do Paraná para fornecimento e instalação de um Sistema Fotovoltaico. O edital pode ser acessado neste link.

Para mais informações acesse a reportagem completa aqui.