13/06/2017

Pesquisador Israelense compartilha experiência no Tecnopuc

Carmel está desenvolvendo pesquisa sobre colaboração coletiva



Sala de aula 402, prédio Global 97, torre Da Vinci - Foto: Adriana Dall'Agnol


Erran Carmel, pesquisador e professor da Escola de Negócios da American University, esteve no Brasil para aprofundar suas pesquisas sobre crowdsoucring. Durante a passagem por Porto Alegre, Carmel abordou a colaboração coletiva no contexto das startups e realizou evento sobre o tema no Tecnopuc, onde compartilhou experiências com as startups que compõem o ecossistema de empreendedorismo e inovação da PUCRS.

A palestra Um olhar sobre startups em Israel: práticas de inovação da segunda maior potência mundial de startups ministrada por Carmel contou com uma abordagem dinâmica e interação direta com o público. O pesquisador descreveu sobre o empreendedorismo no País, que é conhecido como a “Nação de Startups”, partilhando com os empreendedores brasileiros o know-how sobre o mercado israelense. Ele também falou sobre a importância da valorização da cultura local. “Há alguns anos, uma grande companhia americana tentou comprar o Waze, que não aceitou a oferta, devido a condição de se mudarem para Califórnia.”, explicou.

Israel tem aproximadamente mil startups, sendo o país com mais negócios com esse modelo no mundo inteiro. Carmel atribuiu o sucesso destas empresas ao capital humano e a cultura militar local. “O exército é pequeno e por isso precisa ser eficiente”, disse. O pesquisador refere-se a renovação do exército como uma das maiores fontes de produtos inovadores no país. Um dos produtos destacados por ele são os drones, que antes mesmo de se popularizarem nos Estados Unidos, já eram usados no exército israelense.

Por fim, o pesquisador ainda incentivou os empreendedores presentes na palestra: “Se você tem uma ideia, faça uma startup agora! Se não funcionar rápido, desista rápido. Você vai saber o que fazer na próxima startup”.

Carmel esteve no Tecnopuc como visitante sênior, através de um projeto do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). A pesquisa sobre Crowdsourcing em Engenharia de Software é uma parceria com o diretor do Tecnopuc, Rafael Prikladnicki, realizada desde 2014 e que segue até janeiro do próximo ano.