Quem Somos

Apresentação

A RAIAR - Ambiente de Desenvolvimento de Startups da PUCRS inspira empreendedores a serem agentes de mudança social, encontrando na tecnologia meios para gerar negócios de valor.

Objetivos

  • Dar suporte e apoiar o processo de desenvolvimento de empreendimentos inovadores.
  • Prover espaço físico, infraestrutura e soluções de valor agregado para abrigar empreendimentos inovadores.
  • Capacitar e desenvolver habilidades e atitudes empreendedoras.
  • Prospectar e captar novos empreendedores e potenciais novos empreendimentos, promovendo conexões internas e externas à Universidade.

Missão e Visão

Missão

INSPIRAR empreendedores a serem agentes de MUDANÇA social, encontrando na TECNOLOGIA o meio para gerar NEGÓCIOS de valor

Visão

Tornar o processo de desenvolvimento de startups uma EXPERIÊNCIA empreendedora de SUPERAÇÃO, REALIZAÇÃO, RESULTADOS e IMPACTO (2022).

Unidades

Unidade Porto Alegre
Parque Científico e Tecnológico da PUCRS - TECNOPUC
Av. Ipiranga, 6681 - Prédio 96E
CEP: 90619-900
Porto Alegre - RS
Fone/Fax: (51) 3320-3673
E-mail: raiar@pucrs.br

Unidade Viamão
Parque Científico e Tecnológico da PUCRS - TECNOPUC Viamão
Av. Senador Salgado Filho, 7000
CEP: 94410-970
Viamão - RS
Fone/Fax: (51) 3320-7100
E-mail: raiar@pucrs.br

Equipe

Gerência da Raiar
Leandro Pompermaier
Email: leandro.pompermaier@pucrs.br

Assessoria Estratégica
Kellen Fraga
Email: kellen.silva@pucrs.br

Secretaria
Rafael da Rosa Vasques
Email: rafael.vasques@pucrs.br

Apoio à Gestão
Júlia Müller
Email: julia.fernandes@pucrs.br

Assessoria em Comunicação
Camila Dilélio
Email: camila.dilelio@pucrs.br

Assessoria em Comunicação Visual e Design
Marinês Beheregaray Audy
Email: marines.audy@pucrs.br

Nossa história

Em 26 de agosto de 2003, por meio da Resolução 02/2003, o reitor da PUCRS, Ir. Norberto Francisco Rauch, anunciou a criação da Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica da PUCRS, denominada RAIAR, localizada no Parque Científico e Tecnológico da PUCRS - TECNOPUC. Em 11 de novembro de 2003, a RAIAR iniciou suas operações.

No dia 20 de março de 2013, por meio da resolução 023/2013, o Reitor Joaquim Clotet, alterou oficialmente a atuação da Incubadora, que passou a ser chamada de Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação da PUCRS – RAIAR, mantendo o objetivo de dar suporte e condições necessárias para que negócios inovadores se insiram no mercado de forma sustentável e competitiva.

A Incubadora também assume o propósito de estimular a capacidade empreendedora da comunidade acadêmica, abrigando empresas nascentes de base tecnológica e inovação, geradas a partir de projetos de pesquisa da Universidade.

A partir de 2016 a Raiar da PUCRS iniciou o desenvolvimento de um novo conceito de identificação, de acordo com os novos objetivos e projeções do ecossistema de inovação. A Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação da PUCRS passou a se apresentar perante a comunidade acadêmica e sociedade como Raiar – Ambiente de Desenvolvimento de Startups da PUCRS. Entre as mudanças, destaca-se o aprimoramento no processo de desenvolvimento de uma startup, baseado fortemente na concepção Lean Startup, tendo ciclos rápidos e com feedback constante. O ambiente deve se expandir para além do espaço físico destinado a receber empresas e, assim, estimular, por outros meios, a geração de novos negócios.

Associações das quais fazemos parte:

  • IASP – Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação
  • Anprotec - Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores
  • Reginp - Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos