Laboratório de Equipamentos Elétricos e de Uso Doméstico

O laboratório de equipamentos elétricos e de uso doméstico do LABELO está apto a realizar ensaios de segurança de acordo com a norma IEC 60335-1 a qual traz requisitos gerais aplicáveis a todo tipo de aparelhos de uso doméstico e similares.

De modo a cobrir as particularidades apresentadas por cada tipo de eletrodoméstico, faz-se necessária a aplicação das normas especificas, as quais inserem ou modificam itens na norma IEC 60335-1. Para conferir as normas específicas para as quais o LABELO possui acreditação, verifique o nosso escopo.

O laboratório de Ensaios em Eletrodomésticos está devidamente equipado e conta com equipe de profissionais altamente preparados para atender às crescentes exigências do mercado, tornando o LABELO a melhor escolha para a realização de ensaios em seus produtos.

Hoje a principal demanda para ensaios de aparelhos eletrodomésticos e similares está associada à publicação da portaria Inmetro N° 371/ 2009 e sua portaria complementar N° 328/2011.

A Portaria Inmetro n° 371, de 29 de dezembro de 2009, torna obrigatória a certificação e define os requisitos regulamentares necessários para a importação, fabricação e comercialização de aparelhos eletrodomésticos e similares em todo o território nacional.

Um processo de certificação, dentro das regras do Inmetro, pode levar entre três e seis meses para ser concluído. O tempo exato dependerá da complexidade do produto e/ou de eventuais adequações a serem implementadas, caso se faça necessário, para o atendimento às normas e regulamentos aplicáveis.

O LABELO é um dos principais laboratórios que atuam na realização de ensaios para atendimento da Portaria Inmetro n° 371/2009 no Brasil, acreditado ao Inmetro há mais de 20 anos e contando com uma equipe de engenheiros e técnicos altamente qualificados.

Acreditações deste Laboratório