« retornar à capa | outros projetos:

Nós pesquisamos para criar a tecnologia que simplifica a sua vida

A PUCRS pesquisa inteligência artificial e sistemas que podem auxiliar você na tomada de decisões complexas, além de desenvolver tecnologia que ajuda empresas a reduzir custos.

Quem nunca ficou fascinado pelas histórias futurísticas? Basta imaginar que se poderia chegar em casa e o robô ter acabado de organizar tudo. Ou então, quando parecia ser impossível achar um dia livre para marcar uma reunião com várias pessoas, olhar para o celular e ver que ele já procurou, achou e marcou dia e hora na agenda de todos os participantes. Por trás de facilidades como essas, está o trabalho desenvolvido pelo CePES – Centro de Pesquisa em Engenharia de Sistemas da PUCRS.

A principal vocação do CePES está na geração de tecnologias inovadoras de construção de sistemas de software (programas de computador). O CePES é especializado no uso de técnicas de Inteligência Computacional (ou Inteligência Artificial) para aprimorar esses programas, e as áreas de aplicação são as mais variadas.

O CePES desenvolve, por exemplo, um projeto de sistema multiagentes, isto é, com vários agentes autônomos que se relacionam a fim de atingir um objetivo comum. É o caso da inspeção de prédios ou estruturas complexas, em que diversos robôs (utilizando um software inteligente) poderiam ser utilizados para inspecionar um reservatório. Alguns estariam dentro, outros fora. Uns mais para cima, outros mais para baixo. Todos teriam a mesma tarefa de inspecionar o reservatório, porém cada um seria responsável por determinada parte. À medida que fossem concluindo as primeiras tarefas, iniciariam outras pendentes, até que tudo estivesse concluído. Aquele que estivesse mais próximo de alguma tarefa pendente seria alocado para ela, antes que outro mais distante se deslocasse. Se algum robô estragasse, outro poderia assumir sua função ou até mesmo retirá-lo do reservatório, sem que fosse necessária a intervenção de um técnico. É a solução do futuro para situações em que a presença de uma pessoa seja cara ou perigosa demais.


A tecnologia de multiagentes também pode ser aplicada à operação em bolsa de valores. No projeto pesquisado no CePES, cada agente tem a capacidade de se adaptar a diferentes contextos, ou seja, é capaz de perceber padrões de informação, identificar se o mercado está mais otimista ou pessimista e negociar de acordo com esse contexto. Com isso, aumenta-se a possibilidade de operações bem sucedidas e lucrativas.

O mercado corporativo recebe atenção especial nos projetos desenvolvidos pelo CePES da PUCRS. As pesquisas têm aplicabilidade imediata, o que desperta grande interesse de financiamento por empresas e órgãos do governo. Um dos softwares desenvolvidos faz sugestões aos gerentes de projeto sobre a melhor combinação de recursos, apresentando soluções para problemas recorrentes nas etapas de planejamento.

Outro projeto pesquisado é sobre o provisionamento de recursos em ambientes de cloud computing (do inglês "computação nas nuvens", ou seja, o processamento e o armazenamento de informação realizados em servidores remotos, pela internet). Com a tecnologia do CePES, é possível identificar recursos pouco utilizados nos servidores e reconfigurar o serviço, otimizando a infraestrutura física.

A pesquisa realizada pelo Centro de Pesquisa em Engenharia de Sistemas da PUCRS tem inúmeras as aplicações. Elas vão da mais cotidiana (como robôs que "adivinham" o que precisa ser colocado no lugar) até a mais especializada (daquelas que você provavelmente vai usar, mas nem vai saber que existe). Mais do que para desenvolver sistemas inteligentes, nós pesquisamos para criar a tecnologia que vai simplificar a sua vida, tornar tarefas mais seguras e fazer com que muitas outras tecnologias possam funcionar. Mesmo sem saber, a qualquer momento, você pode encontrar a Pesquisa da PUCRS na sua vida.

Acesse o site do CePES »