« retornar à capa | outros projetos:

Nós pesquisamos para desenvolver o Sistema Brasileiro de Televisão Digital

A PUCRS possui o mais bem equipado laboratório de tecnologias sem fio da América Latina e foi pioneira na transmissão de TV Digital com tecnologia 100% brasileira.

Certamente, você conhece TV Digital, telefone celular, navegadores GPS e muitos outros sistemas que utilizam comunicação sem fio. Eles informam, entretêm e facilitam o dia a dia. Para que funcionem bem, é necessária tecnologia de ponta, tanto no aparelho que você usa como nos equipamentos de transmissão. O CPTW (Centro de Pesquisa em Tecnologias Wireless, ou seja, sem fio) da PUCRS é referência, em todo o País, no desenvolvimento de tecnologias voltadas à inovação nessa área.

As atividades do CPTW abrangem diversas linhas de pesquisa: antenas e eletromagnetismo; sistemas de telecomunicações; processamento digital de sinais; sistemas adaptativos e inteligência artificial; circuitos e sistemas de micro-ondas/radiofrequência; e prototipagem e design de hardware.

Para se desenvolver tecnologia de ponta, é necessária muita infraestrutura de pesquisa. Por isso, o CPTW possui três laboratórios altamente qualificados: Desenvolvimento de Software, Sistemas Wireless e Prototipagem Industrial. Juntos, esses laboratórios tornam o CPTW capaz de desenvolver projetos complexos, desde sua concepção até a construção de protótipos, inclusive de circuitos de microeletrônica de última geração. É o mais bem equipado laboratório de tecnologias sem fio da América Latina, contando com prototipadora laser para circuitos de micro-ondas e radiofrequência e uma câmara totalmente anecoica. Essa câmara é revestida com a mesma tinta utilizada nos aviões invisíveis ao radar e permite a análise de sistemas sem fio em ambiente eletromagneticamente controlado.

De nada serviria tanta infraestrutura não fossem os pesquisadores do CPTW: são 18, entre doutores, mestres e alunos de pós-graduação. Altamente capacitados e talentosos, já desenvolveram projetos de reconhecimento internacional, com patentes concedidas na Coreia, nos Estados Unidos, na China e no Japão. Entre esses projetos, estão o Processo para Desconvolução Autodidata Concorrente de Sinais Digitais, considerado o estado da arte desse tipo de processo, e o SORCER – sigla para Sistema OFDM (Orthogonal Frequency-Division Multiplexing) com Redução de Complexidade por Equalização Robusta. E, sim, vamos tentar explicar.

Um dos maiores desafios no desenvolvimento de um sistema de TV Digital é transmitir imagem e som de alta definição, sem erros ou interferências, para receptores em movimento. Com os sistemas atuais – como o Sistema Brasileiro de Televisão Digital, que utiliza tecnologia japonesa –, pode-se ter alta definição de som e imagem apenas em receptores parados ou movendo-se a baixas velocidades, como os aparelhos domésticos. Nos aparelhos móveis, como celulares e os instalados em veículos, a recepção em alta definição é bastante dificultada.

O SORCER, desenvolvido pelo CPTW da PUCRS, capaz de transmitir o sinal de TV Digital, de alta definição, para receptores em deslocamento a mais de 120km/h. Além do SORCER, o CPTW desenvolveu a primeira antena inteligente para TV Digital, capaz de identificar automaticamente o sinal desejado entre outros interferentes, sem intervenção do usuário.

Também é do CPTW o primeiro modulador brasileiro para TV Digital com tecnologia totalmente nacional. Parte do sistema de transmissão do sinal de TV, o modulador que utilizar a tecnologia desenvolvida no Centro custará bem menos do que um importado e, por seu custo reduzido, possibilitará a extensão do sinal de TV Digital para as cidades do interior dos estados, utilizando tecnologia 100% nacional.

Muito provavelmente, você jamais precisará comprar qualquer equipamento desenvolvido no CPTW da PUCRS. E, para falar a verdade, nós não fabricamos nem vendemos equipamentos. Nosso negócio é pesquisar alta tecnologia, como fazem os melhores centros de pesquisa do mundo. E é assim que, a qualquer momento, você pode encontrar a Pesquisa da PUCRS na sua vida, no celular e na televisão, quando você estiver parado ou em movimento, com alta definição de som e imagem, e 100% brasileira.

Acesse o site sobre Televisão Digital »