Terça, 21 de Outubro de 2014
Idioma: Português / English
A A-   Aumentar/Diminuir fonte
 

O Campus

Conteúdos desta página

Campus Central - Porto Alegre

O Campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS está localizado na Avenida Ipiranga, uma das principais vias de Porto Alegre, no bairro Partenon, ficando a 20 minutos do Aeroporto Internacional Salgado Filho e a 15 minutos do Centro da cidade.

Campus Central - Porto Alegre

Vista do Campus Central - Porto Alegre

O complexo universitário, com mais de 55 hectares, oferece uma série de conveniências à comunidade acadêmica e aos visitantes. O ambiente dispõe de ampla área arborizada, com diversos recursos paisagísticos, oferecendo muita sombra e agradáveis espaços para estudo, lazer e integração.

O público que circula pelo Campus dispõe de locais para alimentação, compras, serviços bancários, prática de esportes (Parque Esportivo) e lazer, com visitas ao Museu de Ciências e Tecnologia, quinto maior do mundo em recursos de interatividade.

A infraestrutura completa permite atender aos mais de 30 mil alunos, aos cerca de 1,5 mil professores e 5 mil técnicos administrativos, incluindo o Hospital São Lucas. Na área construída, superior a 350 mil m², funcionam 22 faculdades, dez institutos, oito órgãos suplementares e uma biblioteca. São oferecidas 55 opções de cursos na graduação. O Centro de Educação Continuada oferece mais de 100 opções de cursos, entre extensão, certificação adicional e pós-graduação lato sensu (especialização). O pós-graduação stricto sensu tem 41 cursos: 23 de mestrado e 19 de doutorado.

Conveniências e Centro de Eventos

No prédio 41, funciona um centro de serviços com lojas, livrarias, salão de beleza, caixas eletrônicos, farmácia, posto dos Correios e lancheria. No mesmo local, encontra-se o Centro de Eventos, amplo espaço dedicado a exposições, seminários, formaturas e convenções, dentre outros acontecimentos empresariais, científicos, culturais e recreativos, de abrangência nacional e internacional. No quarto andar do prédio, está localizado o Restaurante Panorama Gastronômico, referência em Porto Alegre.

O Campus tem outras opções de alimentação, como bares e restaurantes localizados na maioria dos prédios. O Restaurante Universitário (RU), instalado no prédio 3, oferece alimentação com valor diferenciado à comunidade acadêmica.

Hospital São Lucas

O Hospital São Lucas (HSL) e o Centro Clínico também integram a estrutura do Campus. O HSL possui mais de 600 leitos, cerca de 2.500 funcionários e um corpo clínico efetivo composto por mais de 600 médicos. São realizados atendimentos ambulatoriais, atendimentos de urgência, internações e exames complementares. O Centro Clínico abriga 76 clínicas especializadas e 66 especialidades médicas. Ambos ocupam 55 mil m² de área construída.

Inovação e Empreendedorismo

A Universidade conta com a Inovapuc – rede de inovação e empreendedorismo. Dela fazem parte o Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc); o Núcleo Empreendedor, que apoia e incentiva ações inovadoras e empreendedoras; o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (Ideia), que estimula o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica e oferece infraestrutura laboratorial, espaço físico e prototipagem; a Incubadora Raiar, que mantém atividades com mais de 70 empresas, entre pré-incubadas, residentes e associadas, incentivando o empreendedorismo e preparando empreendimentos para o mercado; a Agência de Gestão Tecnológica (AGT), que viabiliza a realização de projetos de pesquisa por meio da interação universidade-empresa-governo; o Centro de Inovação, uma parceria com a Microsoft, que objetiva acelerar o uso de novas tecnologias e desenvolver programas de qualificação; e o Escritório de Transferência de Tecnologia (ETT), que avalia a invenção e garante a propriedade intelectual, preservando direitos e transferindo resultados aos pesquisadores. Juntas, as unidades atuam estimulando o processo de inovação e empreendedorismo da PUCRS.

Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc)

O Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), inaugurado oficialmente em 25 de agosto de 2003, estimula a pesquisa e a inovação por meio de uma ação simultânea entre academia, instituições privadas e governo. Empresas de diferentes portes, entidades e centros de investigação da própria Instituição estão sediados numa área de 5,4 hectares, no Campus da Universidade. O Tecnopuc abriga 66 organizações, sendo 48 empresas, oito entidades e dez estruturas de pesquisa da PUCRS que, juntas, somam mais de 3,5 mil postos de trabalho.

Parque Esportivo

O Parque Esportivo da PUCRS é um moderno complexo para a prática de esporte, edificado com base em padrões internacionais de qualidade e nas mais avançadas técnicas de construção. Destinado à prática de diversas modalidades, o Parque Esportivo conta com uma excelente estrutura, ancorada em duas edificações principais: o Prédio Poliesportivo e o Estádio Universitário. O Prédio Poliesportivo, núcleo central do Parque, é um projeto arquitetônico e estrutural com nove andares. Em seus pavimentos, encontram-se múltiplas infraestruturas, como Laboratório de Avaliação e Pesquisa em Atividades Físicas, salas de psicomotricidade, auditório, grandes áreas esportivas como piscina térmica olímpica, quadras poliesportivas, salão de ginástica olímpica, rítmica e para lutas marciais e três quadras de tênis. O Estádio Universitário conta com um campo de futebol de dimensões oficiais e uma pista de atletismo construída com o mesmo material utilizado nas últimas cinco Olimpíadas. A arquibancada coberta tem capacidade para 2.100 espectadores, além de cabines para árbitros e imprensa.

Logos – Aprendizagem sem Fronteiras

O LOGOS – Aprendizagem sem Fronteiras, é um local criado para que estudantes possam aprofundar os conteúdos de que necessitam apoio, contando com o suporte de docentes e monitores. O espaço, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação, conta com uma arena para oficinas, cursos e reuniões, com 40 lugares. Dispõe ainda do Laboratório de Aprendizagem (Lapren ) e do Laboratório de Ensino e Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Lepnee ), coordenado pela Faculdade de Educação. Os espaços têm acessibilidade universal, com rampas e pisos com sinalizadores.

Centro da Atenção Psicossocial

O Centro da Atenção Psicossocial (CAP) é um espaço de escuta para alunos e professores, sem ônus financeiro. Nele são feitos aconselhamentos e encaminhamentos, quando necessários. Os atendimentos são realizados por equipe interdisciplinar, do quadro de professores da PUCRS, com larga experiência docente.

 

A PUCRS em Uruguaiana

Campus Uruguaiana

Vista do Campus Uruguaiana

A PUCRS mantém, em Uruguaiana, um complexo educacional de nível superior comprometido com o desenvolvimento da Região da Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul. A Universidade está na cidade desde a criação da primeira Faculdade de Zootecnia no Brasil, em 1966. O campus universitário tem quatro Faculdades: de Zootecnia, Veterinária e Agronomia (FZVA); de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiur); de Administração, Contabilidade e Informática (FACI); e de Direito (Fadir). Desde 2008 a PUCRS e a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) mantêm um convênio para a utilização compartilhada de espaços físicos e equipamentos disponíveis no local.

 

A PUCRS em Viamão

Campus Viamão

Vista do Campus Viamão

A Universidade está presente em Viamão, município da Região Metropolitana de Porto Alegre, desde o ano de 2004. As instalações, com área construída superior a 32 mil m², estão num terreno com mais de 15 hectares, à margem da rodovia RS 040 (Av. Senador Salgado Filho, nº 7.000). No local estão sediadas algumas das empresas que recebem o suporte da Incubadora Raiar. Em breve, este endereço passará a sediar o Centro Tecnológico de Produção Audiovisual do Rio Grande do Sul e projetos nas áreas de energia e meio ambiente, marcando a nova etapa de expansão do Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc Fase 3).