Sexta, 24 de Novembro de 2017
Idioma: Português / English
A/ A-   Aumentar/Diminuir fonte
 

Currículo do Reitor

Reitor Joaquim Clotet

Reitor (Joaquim Clotet)

Joaquim Clotet

Joaquim Clotet Martí (Mataró, Espanha, 16 de março de 1946) é doutor em Filosofia e Letras, com destacada atuação na área da Ética e da Bioética. Desde 2004 é o Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Brasil.

Biografia e trajetória acadêmica

Nascido na cidade de Mataró, província de Barcelona, na Espanha, Joaquim Clotet graduou-se em Língua Inglesa e em Filosofia e Letras (1972) pela Universidad de Barcelona (Espanha), tornando-se doutor em Filosofia e Letras pela mesma instituição (1980).

Após o doutorado, realizou estudos e pesquisas na Universidade Gregoriana de Roma (Itália), na University of London (Reino Unido), na Harvard University (Cambridge, EUA), na Georgetown University (Washington, EUA), na University of Ottawa (Canadá), na University of Oxford (Reino Unido) e na University of Warwick (Coventry, Reino Unido).

Após lecionar durante nove anos na Faculdade de Filosofia da Universidad de Barcelona, mudou-se para Porto Alegre em 1984, quando se tornou professor titular da PUCRS. Também lecionou na UFRGS no curso de Pós-Graduação em Medicina - Clínica Médica - em 1995 e 1996.

De 1994 a 2004 atuou como vice-reitor da PUCRS, assumindo a reitoria em dezembro de 2004. Foi reconduzido ao cargo em 2008 e em 2012. Sua gestão tem-se destacado pelo incremento da internacionalização em todos os âmbitos acadêmicos, pelo incentivo à pesquisa, ao empreendedorismo e à inovação. Além de Reitor, Clotet é Professor Titular de Bioética dos cursos de Mestrado e Doutorado em Medicina e Odontologia. É Professor Visitante da Universidad de Santiago de Compostela (Espanha), da Universidad de San Marcos (Peru), da Universidad Nacional de La Plata (Argentina) e da Universidad de Buenos Aires (Argentina).

Foi membro da Comissão Nacional sobre Acesso e Uso do Genoma Humano, do Ministério da Saúde, da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa, do Ministério da Saúde (1997-2001) e Presidente da Sociedade Rio-Grandense de Bioética (1999-2001).

Também foi membro da Hume Society, do Kennedy Institute of Ethics (EUA), da Sociedad Iberoamericana de Estudios Utilitaristas (Espanha), do Hastings Center (EUA) e da American Society of Law, Medicine and Ethics (EUA).

Publicações

  • Bioética: uma visão panorâmica
    Porto Alegre, Brasil, Edipucrs, 2005
  • Bioética: uma aproximação
    Porto Alegre, Brasil, Edipucrs, 2003
  • Uma Introdução à Bioética
    Porto Alegre, Brasil, Nestlé, 2002 – colaborador
  • Bioética
    Porto Alegre, Brasil, Edipucrs, 2001 – organizador
  • Sobre bioética e Robert M. Veatch: textos
    Porto Alegre, Brasil, Edipucrs, 2001 – organizador
  • Consentimento informado e a sua prática na assistência e pesquisa no Brasil
    Porto Alegre, Brasil, Edipucrs, 2000 – colaborador
  • A justiça: abordagens filosóficas
    Porto Alegre, Brasil, PUCRS - Editora Acadêmica, 1988 – organizador
  • Los 60 Conceptos Claves de la Antropología Cultural
    Barcelona, España, Daimon, 1982 – colaborador
  • G. E. Moore: Principia Ethica
    Barcelona, España, Editorial Laia, 1982 – editor, introdutor e comentarista
  • Guía Didáctica Filosofía 3 BUP
    Zaragoza, España, Edelvives, 1978 – colaborador
  • Filosofía 3 BUP
    Zaragoza, España, Edelvives, 1977 – colaborador

Clotet também possui uma série de artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais.

Distinções recebidas

  • - 2013: Doutor Honoris Causa , Dr. h. c. , Dalhousie University, Canadá.
  • - 2012: * Comenda Poeta Luiz de Miranda, concedida pela Real Academia de Letras – Ordem da Confraria dos Poetas – Brasil
    * Comenda Tropas do Leste, na Categoria Personalidade, concedida pela Brigada Militar
    - CPC – 19º Batalhão de Polícia Militar
  • - 2009: Medalha Irmão Afonso, concedida pela PUCRS
  • - 2008: Diploma da Ordem dos Lanceiros de Osório, Exército Brasileiro – Comando Militar do Sul, 3º Regimento de Cavalaria de Guarda
  • - 2007: Título honorífico de Cidadão de Porto Alegre, Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Lei Nº 10.243, de 29 de agosto de 2007
  • - 1972: "Beca-Prêmio" (Distinção Acadêmica e bolsa conferida ao aluno mais destacado), Escuela de Idiomas Modernos de la Universidad de Barcelona