Quinta, 19 de Outubro de 2017
Idioma: Português / English
A/ A-   Aumentar/Diminuir fonte
 

Iniciação Científica

Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento - PROPESQ

 
Coordenadoria de Iniciação Científica

Sobre a Iniciação Científica


“A iniciação científica é um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação potencialmente mais promissores na pesquisa científica. É a possibilidade de colocar o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa. Nesta perspectiva, a iniciação científica caracteriza-se como instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa e constitui um canal adequado de auxílio para a formação de uma nova mentalidade no aluno. Em síntese, a iniciação científica pode ser definida como um instrumento de formação de recursos humanos qualificados.

A iniciação científica é um dever da instituição e não uma atividade eventual ou esporádica. É isso que permite tratá-la separadamente da bolsa. A iniciação científica é um instrumento básico de formação, ao passo que a bolsa de iniciação científica é um incentivo individual que se operacionaliza como estratégia de financiamento seletivo aos melhores alunos, vinculados a projetos desenvolvidos pelos pesquisadores no contexto da graduação ou pós-graduação. Pode-se considerar a bolsa de iniciação científica como um instrumento abrangente de fomento à formação de recursos humanos. Nesse sentido, não se pode esperar que todo aluno em atividade de iniciação científica tenha bolsa. É fundamental compreender que a iniciação científica é uma atividade bem mais ampla que sua pura e simples realização mediante o pagamento de uma bolsa.”


Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC
Disponível em www.cnpq.br


Programa de Iniciação Científica PUCRS


O Programa de Iniciação Científica (PIC) da PUCRS compreende três programas de bolsa que têm como finalidade incentivar alunos da Graduação a desenvolverem pesquisa: a Bolsa de Pesquisa para Alunos da Graduação (BPA/PUCRS), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PROBIC/FAPERGS). Veja como participar de qualquer um dos programas no link “Como inscrever-se para ser um Bolsista?”.

Setor e Espaço Iniciação Científica

A criação do Setor de Iniciação Científica materializa um dos objetivos das políticas de pesquisa da PUCRS, que visam “à consolidação da cultura de pesquisa da Universidade, ou seja, o incentivo e apoio à ampliação de atividades de iniciação científica junto aos alunos de graduação”.


Espaço Iniciação Científica


O Espaço Iniciação Científica é a denominação dada ao setor e seu funcionamento se dá na Central de Atendimento ao Aluno no prédio 15.
Trata-se de um Setor que têm como objetivos principais:

- a elaboração dos editais, divulgação e processo de avaliação dos projetos submetidos;
- o atendimento ao aluno-bolsista de Iniciação Científica em todas as suas modalidades;
- estimular a participação de alunos de IC em premiações;
- a orientação sobre possibilidades de atuação em projetos de pesquisas e bolsas de Iniciação Científica aos demais alunos de Graduação;
- o apoio às demandas do Salão de Iniciação Científica da Universidade;
- a busca de parcerias para apoiar o Salão de Iniciação Científica;
- a divulgação de atividades/Eventos de Iniciação Científica de outras Instituições;
- o acompanhamento contínuo das atividades de Iniciação Científica.


Informações Gerais
Horário de Funcionamento e Localização:


De 2ª a 6ª feira, das 08h às 19h30.
Térreo do Prédio 15
Sala 111
Telefone:
(51) 3353-7719
Ramal: 7719
E-mail: pesquisa.ic@pucrs.br

Programas de Bolsas


SAP (Sistema de Avaliação de Projetos) - http://webapp.pucrs.br/sibic


 

Eventos


 

Anais


 

Esclarecendo Dúvidas