Sabado, 24 de Junho de 2017
Idioma: Português / English
A/ A-   Aumentar/Diminuir fonte

 

 

Ética em Pesquisa

 



 

As questões éticas da pesquisa na PUCRS são articuladas pelas seguintes instâncias: (a) Escritório de Ética em Pesquisa (EEP), (b) Comitê de Ética do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CEDECIT), e pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA).

 
Escritório de Ética em Pesquisa

O Escritório de Ética em Pesquisa (EEP), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, nasceu da necessidade acadêmica e social de deliberação fundamentada na correção e adequação ética relativas a todas as ações e exercício da produção e difusão do conhecimento reunidos em termos de pesquisa, tal como se efetua na Universidade. Possui a função de ser um espaço articulador no âmbito da Universidade. Neste sentido, deverá receber as contribuições dos comitês, gerenciar suas demandas em busca da qualificação ética da Universidade e apoiar a publicação de trabalhos oriundos das atividades dos comitês. Os comitês poderão cooperar entre si diretamente ou através do Escritório.

Objetivos

  • Constituir-se em instância consultiva e deliberativa, para todos os setores da Universidade, no que diz respeito aos temas de sua competência;
  • Representar a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS em eventos internos e externos;
  • Articular e integrar os Comitês de Ética já existentes ou que venham a ser criados;
  • Mediar situações de conflito reais ou potenciais, nos âmbitos apontados na Introdução;
  • Coordenar ações intra-universitárias de promoção e divulgação do estudo de temáticas relacionadas a questões de ética em pesquisa em todos os níveis de formação;
  • Coordenar ações de promoção e divulgação da Universidade e de suas unidades particulares no que diz respeito a iniciativas no campo de abrangência específico do EEP.


Contato: eep.propesq@pucrs.br
Coordenador: Prof. Dr. Ricardo Timm de Souza

Comitê de Ética do Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (CEDECIT)

O Comitê de Ética do Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (CEDECIT) é um comitê acadêmico interdisciplinar surgido a partir da constatação de que a ciência contemporânea deve ser exercida com a máxima consciência de suas ações e conseqüências.

Objetivos

Propor parâmetros éticos e sustentar teoricamente ações acadêmicas e administrativas para o desenvolvimento científico e tecnológico da Universidade, tanto em termos intra-universitários como em termos da relação da PUCRS com a sociedade.

Marco Referencial do desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS

O processo de estabelecer e aperfeiçoar políticas de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico no âmbito de abrangência da PUCRS tem a ética como fundamento. Entende-se por “ética” o estabelecimento concreto e a manutenção constante de relações com a alteridade que promovam e protejam o ser humano em sua dignidade, a vida em geral e o ambiente. Entende-se por “ciência” a obtenção de conhecimentos, por meio de procedimentos metódicos de pesquisa, do significado, das causas ou não-causas, assim como das possibilidades de explicação de fenômenos e realidades. Entende-se por “tecnologia” a transposição e aplicação do conhecimento científico visando à alteração do real e do social. Nestes termos, a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico no âmbito de abrangência da PUCRS dar-se-ão em concordância com o objetivo fundamental de promoção e proteção do ser humano em sua dignidade, da vida em geral e do ambiente.

Produção teórica geral

O livro Ciência e Ética: os grandes desafios* surgiu da preocupação do Comitê de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS (CEDECIT) em articular a complexa relação entre Ciência e Ética.

*ALHO, Clarisse. Ciência e Ética: Os grandes desafios. Porto Alegre: Edipucrs, 2005.



 

Integridade em Pesquisa




 

A PUCRS, em sinergia com iniciativas e regulamentações nacionais e internacionais, adota o compromisso de fomentar uma cultura de conduta responsável em pesquisa e em publicações científicas. Todos os periódicos científicos editados pela EDIPUCRS são membros do COPE (Committee on Publication Ethics).

Além de manter órgãos específicos para garantir a ética e a integridade da pesquisa em cada Unidade (Comissões Científicas) e em nível institucional (Escritório de Ética em Pesquisa – EEP; Comitê de Ética na Pesquisa – CEP; Comissão de Ética para o Uso de Animais – CEUA; Comitê de Ética do Desenvolvimento Científico e Tecnológico da PUCRS – CEDECIT; e Comissão de Acompanhamento de Práticas de Laboratório – CAPLAB), a PROPESQ desenvolve atividades educativas para promover boas práticas científicas entre seus pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação e é co-responsável pela prevenção, investigação e punição de más condutas científicas dentro da Universidade.


Documentos



Eventos


Palestra/Atividade Palestrante/Participante Material para Download
Cerimônia de Abertura Jorge Audy (PRPPG, CNPq) Vídeo
Hélio Hey (FOPROP, FAPERGS, UFSM)
Sonia Vasconcelos (UFRJ)
Ricardo Timm de Souza (PUCRS)
Research Integrity in Science & Technology: International Panorama Nicholas Steneck (Univ. Michigan) Vídeo
PDF
Roundtable: Copyright, Intellectual Property & Ethical Issues in Patenting in Biotechnology and Engineering Sciences Linda Nielsen (Univ. Copenhagen) Vídeo
PDF 1
PDF 2
Marli E. Ritter dos Santos (PUCRS)
Roundtable: Bioethics, Biodiversity & Biopiracy:Ethical Issues in International Research Collaborations José R. Goldim (UFRGS, PUCRS) Vídeo
PDF
Nicholas Steneck (Univ. Michigan)
Paulo V. S. Souza (PUCRS, SORBI)
Summing up: Science, Technology, Innovation, Collaborative Research and Research Integrity: Current Challenges at Brazilian Institutions José Carlos Pinto (COPPE/UFRJ) Vídeo
PDF

Links úteis