Sexta, 24 de Novembro de 2017
Idioma: Português / English
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Dúvidas Freqüentes

Pró-Reitoria de Administração e Finanças - PROAF

  1. Como é calculado o valor da semestralidade?
  2. Como fico sabendo o valor das mensalidades para poder planejar a minha matrícula?
  3. Qual o horário de funcionamento do Setor Financeiro Acadêmico?
  4. Como posso saber o valor de meu débito junto a Universidade?
  5. Como consigo o comprovante dos pagamentos efetuados no ano anterior para fins de declaração de Imposto de Renda?
  6. Porque duas mensalidades às vezes vencem no mesmo mês?
  7. Ao incluir uma disciplina de Língua Estrangeira na minha matrícula, qual o valor que deverei pagar?
  8. Sendo as línguas estrangeiras da Faculdade de Letras, tenho direito ao Desconto de Licenciatura?
  9. Como incluir e cancelar a Contribuição Estudantil?
  10. Como faço para solicitar débito em conta?
  11. Como faço para solicitar cancelamento do débito em conta?
  12. É permitida a alteração da data de vencimento das mensalidades?
  13. Como retirar segunda via do doc de pagamento?
  14. O que devo fazer para alterar o endereço de entrega do DOC?
  15. Cancelamento ou trancamento de matrícula:
  16. Existe devolução de valor no cancelamento de créditos?
  17. Quanto tempo leva para a PUCRS me devolver algum valor por ocasião de cancelamento ou trancamento de matrícula com devolução?
  18. Fiz negociação com cheques pré-datados, posso alterar alguma data após a negociação?
  19. Fiz negociação com cheque e o mesmo voltou, como faço para resgatá-lo?
  20. Posso transferir o crédito educativo (FIES) que tenho em outra Universidade para a PUCRS?
  21. Qual o prazo de entrega dos contratos dos créditos educativos?
  22. Quais bolsas/descontos a Universidade oferece aos alunos?
  23. Como faço para solicitar o desconto familiar?
  24. Qual data para inscrição no vestibular da PUCRS?
  25. Qual valor da inscrição no vestibular?
  26. Qual o valor do primeiro semestre para quem passa no vestibular?
  27. O seguro educacional tem custo adicional na mensalidade?
  28. Como faço para preencher o Cartão Proposta para fins do Seguro Educacional?
  29. Onde entrego o cartão proposta depois do preenchimento?
  30. O Segurado Principal (responsável pelos meus pagamentos) para fins de Seguro Educacional mudou, o que faço?
  31. Eu nunca preenchi o Cartão Proposta, estou coberto pelo Seguro?
  32. Quantos anos no máximo pode ter o Segurado Principal (responsável pelos pagamentos) para fins de Seguro Educacional?
  33. Quais os alunos que possuem cobertura pelo Seguro Educacional?
  34. Se efetuar minha matrícula fora de prazo, terei cobertura pelo seguro educacional?
  35. Não sei as coberturas do seguro, como faço para saber quais são?
  36. O que faço se ocorrer um sinistro previsto no Seguro Educacional?
  37. O que é um Sinistro?
 

01 - Como é calculado o valor da semestralidade?

O valor da semestralidade é calculado de acordo com o número de créditos em que o aluno efetuar a sua matrícula. Seguindo sistemática de praxe, o valor da primeira mensalidade corresponde à média de créditos de cada curso ou grupo de cursos. Esta média está indicada no próprio documento bancário destinado ao pagamento. O saldo da semestralidade (total do semestre menos a primeira mensalidade) será dividido em cinco parcelas a serem pagas nos próximos cinco meses, com vencimento no dia 15 de cada mês.

02 - Como fico sabendo o valor das mensalidades para poder planejar a minha matrícula?

Os valores das mensalidades, estabelecidos em consonância com a legislação vigente, encontram-se publicados no Setor Financeiro Acadêmico e em todas as Faculdades, juntamente com o texto de Proposta de Prestação de Serviços Educacionais.

 

03 - Qual o horário de funcionamento do Setor Financeiro Acadêmico?

Horários de atendimento

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04 - Como posso saber o valor de meu débito junto a Universidade?

Para alunos da Graduação, basta entrar no site "Informações Acadêmico-administrativas do Aluno".

Para os demais alunos (Pós-Graduação, Educação a Distância, Extensão, etc.), entrar em contato com o Setor Financeiro Acadêmico.

 

05 - Como consigo o comprovante dos pagamentos efetuados no ano anterior para fins de declaração de Imposto de Renda?

O aluno poderá retirar o documento, que é impresso na hora, diretamente no Setor Financeiro Acadêmico, mediante identificação.

 

06 - Porque duas mensalidades às vezes vencem no mesmo mês?

O vencimento de mais de uma mensalidade no mesmo mês pode ocorrer quando o aluno efetuar matrícula fora de prazo. O valor semestral devido pelos créditos matriculados é dividido em 06 parcelas, sendo a primeira paga no ato da matrícula, e as demais 05 com vencimento no dia 15 de cada mês. Excepcionalmente nestes casos, as parcelas já vencidas em relação aos demais alunos matriculados no período regular estarão vencendo em uma única data.

 

07 - Ao incluir uma disciplina de Língua Estrangeira na minha matrícula, qual o valor que deverei pagar?

Somam-se os créditos da disciplina aos créditos já matriculados. Após confira o valor da soma dos créditos na tabela de valores de seu curso.

 

08 - Sendo as línguas estrangeiras da Faculdade de Letras, tenho direito ao Desconto de Licenciatura?

O desconto do Programa Bolsa Licenciatura é concedido somente para alunos que estejam matriculados em Curso de Licenciatura.

 

09 - Como incluir e cancelar a Contribuição Estudantil?

Havendo concordância ou discordância com essa contribuição, para pagamento via carnê da PUCRS, o aluno deverá solicitar a inclusão ou a exclusão junto ao DCE (Diretório Central de Estudantes - prédio 08).

 

10 - Como faço para solicitar débito em conta?

A solicitação deverá ser feita diretamente nos bancos autorizados: BANRISUL, BANCO DO BRASIL, BRADESCO e HSBC.

 

11 - Como faço o cancelamento do débito em conta?

O cancelamento do débito em conta deverá ser solicitado diretamente no banco ao qual foi autorizado o débito.

12 - É permitida a alteração da data de vencimento das mensalidades?

A Universidade veta a alteração da data de vencimento das mensalidades.

13 - Como retirar segunda via do DOC de pagamento?

  • Pela Internet, no site da PUCRS. Somente para alunos da Graduação;
  • Solicitar uma Segunda Via no Banco HSBC, informando o CPF do aluno.

14 - O que devo fazer para alterar o endereço de entrega do DOC?

É de responsabilidade do aluno manter o seu endereço atualizado junto ao cadastro geral da Universidade. Para a atualização, o aluno poderá fazê-lo no site da PUCRS ou diretamente na Coordenadoria de Registro Acadêmico, Prédio 15, andar Térreo - Central de Atendimento ao Aluno

 

15 - Existe devolução de valor no cancelamento ou trancamento de matrícula?

Sim. Trancamento ou cancelamento formalizado junto à Coordenadoria de Registro Acadêmico antes do início do período letivo dá direito à devolução de 80% do valor pago.

A partir de quando deixo de pagar a mensalidade?
Em caso de trancamento ou cancelamento realizado após o inicio do período letivo, o aluno deixará de pagar no mês seguinte à solicitação formalizada junto à Coordenadoria de Registro Acadêmico.

 

16 - Existe devolução de valor no cancelamento de créditos?

Sim. Cancelamento de créditos deferido no período de Complementação do Requerimento de Matrícula (ver calendário acadêmico) será devolvido ou compensado no doc do mês seguinte ao deferimento.

A partir de quando deixo de pagar os créditos cancelados?
O aluno deixará de pagar os créditos cancelados após o período de Complementação do Requerimento de Matrícula (ver calendário acadêmico) a partir do mês seguinte ao pedido protocolado na Coordenadoria de Registro Acadêmico.

 

17 - Quanto tempo leva para a PUCRS me devolver algum valor por ocasião de cancelamento ou trancamento de matrícula com devolução?

O aluno que solicitar devolução de valores pagos, por ocasião do Cancelamento ou Trancamento de matrícula (ver pergunta 15), terá seu valor devolvido até 07 (sete) dias úteis após deferido o pedido protocolado junto a Coordenadoria de Registro Acadêmico.

 

18 - Fiz negociação com cheques pré-datados, posso alterar alguma data após a negociação?

Os cheques de negociações estão sob custódia do banco, ficando vetado sua alteração. Veja cupom de negociação, entregue no ato do parcelamento.

 

19 - Fiz negociação com cheque e o mesmo voltou, como faço para resgatá-lo?

O cheques devolvidos, após todas as tentativas de compensação via rede bancária, deverão ser pagos em moeda corrente nacional e retirados diretamente na Universidade.  Para o pagamento, emita através do site da PUCRS , link para consulta financeira, o boleto de pagamento (DOC) que deverá ser pago na rede bancária. Após dois dias úteis do pagamento, o cheque poderá ser retirado no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade.

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20 - Posso transferir o crédito educativo (FIES) que tenho em outra Universidade para a PUCRS?

Sim. O aluno que tiver aprovado pela Coordenadoria de Registro Acadêmico o pedido de transferência para a PUCRS, poderá solicitar também a transferência do crédito educativo, ficando restrito tão somente ao FIES.

 

21 - Qual o prazo de entrega dos contratos dos créditos educativos?

 

22 - Quais bolsas/descontos a Universidade oferece aos alunos?

 

23 - Como faço para solicitar o desconto familiar?

Compareça no Setor Financeiro Acadêmico, Prédio 15, andar Térreo - Central de Atendimento ao Aluno, para retirar o formulário de solicitação, que deverá ser entregue no mesmo setor, devidamente preenchido juntamente com os documentos solicitados.

 

24 - Qual data para inscrição no vestibular da PUCRS?

 

25 - Qual valor da inscrição no vestibular?

 

26 - Qual o valor do primeiro semestre para quem passa no vestibular?

 

27 - O seguro educacional tem custo adicional na mensalidade?

 

28- Como faço para preencher o Cartão Proposta para fins do Seguro Educacional?

O preenchimento poderá ser efetuado via SITE PUCRS, ou de forma manual imprimindo o cartão do Segurado e procedendo a entrega no Setor Financeiro Acadêmico da PUCRS.

Em ultimo caso poderá ser solicitado formulário Cartão do Segurado no próprio Setor Financeiro Acadêmico da PUCRS.

 

29 - Onde entrego o Cartão Proposta depois do preenchimento?

Por meio do sistema eletrônico no SITE PUCRS, ou em caso de impressão e preenchimento manual, deverá ser entregue no Setor Financeiro Acadêmico da PUCRS.

 

30 - O Segurado Principal (responsável pelos meus pagamentos) para fins de Seguro Educacional mudou, o que faço?

Você deverá preencher novamente o CARTÃO PROPOSTA informando o novo responsável pelos pagamentos. Este procedimento deverá ser realizado toda a vez que exista mudança de responsabilidade quanto ao pagamento das mensalidades.

 

31 - Eu nunca preenchi o Cartão Proposta, estou coberto pelo Seguro?

Sim. Todo o aluno regularmente matriculado em curso de graduação está coberto pelo Seguro Educacional dentro das coberturas prevista na apólice.

O não preenchimento do cartão decreta automaticamente a seguinte situação: Na falta de indicação do responsável no Cartão Proposta, fica designado como segurado principal o pai do aluno, na sua falta a mãe do aluno, ou na falta de ambos, seu representante legal, respeitando-se sempre o limite máximo de idade de 65 anos.

 

32 - Quantos anos no máximo pode ter o Segurado Principal (responsável pelos pagamentos) para fins de Seguro Educacional?

Conforme previsto na apólice de Seguro, no momento do ingresso do aluno na Universidade, o segurado principal poderá ter no máximo 65 anos de idade incompletos, ou seja, 64 anos, 11 meses e 29 dias.

 

33 - Quais os alunos que possuem cobertura pelo Seguro Educacional?

Somente alunos regularmente matriculados em cursos de Graduação.

 

34 - Se efetuar minha matrícula fora de prazo, terei cobertura pelo seguro educacional?

O aluno que efetuar a matrícula fora de prazo terá novamente cobertura a partir do mês em que realizar sua matrícula.

Nos meses em que o aluno ficar sem matrícula, seja por trancamento, cancelamento ou não ter efetuado a mesma no período regular conforme Calendário Acadêmico da PUCRS, não terá direito às coberturas do Seguro Educacional neste período.

 

35 - Não sei as coberturas do seguro, como faço para saber quais são?

Basta o aluno ou responsável passar no Setor Financeiro Acadêmico ou diretamente na Generali Seguros para retirar uma cópia do resumo das coberturas da apólice.

 

36 - O que faço se ocorrer um sinistro previsto no Seguro Educacional?

O aluno ou responsável deverá procurar o Setor Financeiro Acadêmico para fazer o aviso de sinistro.

 

37 - O que é um Sinistro?

É um evento previsto na apólice de seguros, causado por perda de renda/emprego ou morte do responsável financeiro pelo aluno, conforme definido no cartão proposta, ou ainda por acidente do próprio aluno.